Feedback Imprimir

Criando um novo projeto

O processo de criação de projetos é dividido em cinco etapas, que são:

Início

Primeira etapa da criação do projeto, é aqui onde devemos escolher entre a criação de um Projeto em Branco ou a importação de um projeto de exemplo. Nesta etapa também definimos o nome de nosso projeto.

Veja mais detalhes sobre nossos Projetos de Exemplo e como importá-los.

Idiomas

Onde definimos quais idiomas serão utilizados nas aplicações do projeto, devemos definir ao menos um idioma para o projeto.

Para a internacionalização do projeto, podemos utilizar o dicionário de dados, que possibilita a inclusão de langs nas aplicações automaticamente.

Temas

Onde devemos definir os temas que farão parte do projeto. Cada projeto deve possuir no mínimo um tema e vários temas podem ser selecionado e utilizados no mesmo projeto.

É possível alternar os temas das aplicações dinamicamente através da macro sc_set_theme.

Banco de Dados

Devemos realizar a conexão com o banco de dados principal do projeto. Todas as conexões disponíveis serão listadas, a depender do seu tipo de licença. Acesse nossa página de compras e visualize as licenças disponíveis.

Caso tenha problemas na conexão, acesse nosso suporte gratuito. para que possamos ajudá-lo a realizar a conexão com seu banco de dados

Final

Nesta etapa seu projeto já está criado. Assim disponibilizamos alguns links que possam ser úteis para uma experiência melhor com o Scriptcase. A partir desta etapa devemos criar nossas aplicações para compormos nosso projeto.

Início

Nesta etapa, devemos escolher entre a criação de um Projeto em Branco ou a importação de um de nossos Projetos de Exemplo, como podemos observar na imagem abaixo.

No Projeto em Branco, devemos criar nossa base de dados e todas as aplicações que irão compor nosso projeto.

Nos Projetos de Exemplo, disponibilizamos alguns sistemas completos, que podem ser utilizados livremente.

Veja mais detalhes sobre os Projetos de Exemplo e como importá-los

Projeto em Branco e demais projetos de Exemplo

Tela de criação de projeto

Após selecionarmos Projeto em Branco, teremos que definir obrigatoriamente um nome para o projeto.

Podemos definir ainda, uma descrição, assim como informações adicionais e uma imagem para representá-lo, no entanto, nenhuma dessas configurações é obrigatórias.

Detalhes do Projeto

Informações do projeto

Nome do Projeto

Única configuração obrigatória desta etapa, o nome deve conter de 1 a 32 caracteres alfanuméricos e não permite que seja iniciado com um algarismo.

Descrição do Projeto

Campo não obrigatório que nos permite definir uma descrição para o projeto.

A descrição do projeto pode ser visualizada na caixa de diálogo ao posicionarmos o mouse sobre o projeto criado ou na coluna de descrição, ao configurarmos a exibição da Lista de Projetos como Lista

Caixa de diálogo, quando a visualização está no modo Galeria
descrição do projeto - Galeria
Coluda Descrição, quando a visualização está no modo de Lista
descrição do projeto - Lista

Acesse nossa documentação para mais informações sobre a lista de Lista de Projetos

Informações Adicionais do Projeto

Campos não obrigatório que permite adicionarmos informações adicionais ao projeto. Estas informações pode ser visualizadas ao acessarmos as propriedades do projetos.

Imagem

Campos também não obrigatório que nos permite definir uma imagem para representar nosso projeto.

Todos os campos não obrigatórios desta etapa e demais configurações do projeto pode ser modificadas após a criação do projeto ao acessarmos o opção Propriedades do Projeto.

Idiomas

Nessa etapa devemos selecionar os idiomas que estarão disponíveis para o projeto. Podemos adicionar mais de um idioma, sendo um padrão, pois o Scriptcase possibilita a criação de um sistema multi-idioma. Permitindo um mesmo idioma com várias configurações regionais diferentes.

Seleção de idiomas na criação do projeto

  • Idioma - Lista os idiomas disponíveis para serem utilizados no projeto. Cada idioma selecionado estará disponível nas aplicações geradas pelo projeto. Recomendamos o uso do Dicionário de Dados para projetos com multi-idiomas.
  • Configurações Regionais - Define à Configuração Regional de acordo com a região do país para o idioma selecionado. Essa configuração servirá para exibição dos formatos de unidade monetária, data, hora, número e direção da escrita.
    Exemplo: O símbolo monetário $ (Dólar) para o idioma Inglês e R$ (Real) para o idioma Português.
  • Charset - Define o formato de codificação de caracteres que será utilizado na aplicação. Essa codificação deve ser a mesma utilizada no seu banco de dados. Por padrão, o charset é preenchido de acordo com o idioma, podendo ser alterado após a criação nas propriedades no projeto.
  • Padrão - Define o idioma padrão do projeto. As aplicações do projeto serão executadas e exibidas no idioma padrão, podendo ser alterado individualmente na configuração da aplicação.
  • Excluir - Remove o idioma do projeto. Desta forma o idioma removido não estará mais disponível para o projeto, podendo ser incluído posteriormente.

Para adicionar um novo idioma você deve selecionar o idioma desejado, a configuração regional e depois clicar em “Adicionar”.

Temas

Temas são a apresentação visual de suas aplicações. Na seleção dos temas é possível escolher mais de um tema para o seu projeto. Para criar novos temas e saber mais informações clique em Layout > CSS das Aplicações (Temas)

Definição dos temas do projeto

  • Todos - Lista todos os temas disponíveis para utilização no projeto.
  • Scriptcase - Lista todos os temas padrões do Scriptcase.
  • Público - Lista todos os temas definidos a nível Público.
  • Temas Selecionados - Lista os temas selecionados para utilização no projeto.

Para adicionar um tema ao projeto você só precisa seleciona-lo. Você deve marcar um tema para ser usado como padrão, para isso clique na ícone “padrão” do tema selecionado.

Banco de Dados

Na criação da conexão, serão listadas todas as conexões disponíveis no Scriptcase. Apenas as bases de dados disponíveis para sua licença ficarão habilitadas. Selecione o banco de dados desejado e prossiga para o próximo passo.

Selecionando uma conexão

Após selecionar o banco de dados que deseja conectar, informe os dados solicitados para realizar a conexão.

As informações necessárias para criar uma conexão variam de acordo com banco de dados selecionado. No exemplo abaixo, iremos mostrar com conexão MySQL. Para mais informações de como conectar o seu banco de dados clique aqui .

Criação da conexão principal do projeto

  • Nome da conexão : Defina o nome de sua nova conexão.
  • Driver do SGDB : Defina o driver que será utilizado para fazer a conexão com o banco.
  • Servidor do SGDB : Insira o IP do servidor onde está localizado o banco de dados. Se o banco de dados estiver na mesma máquina do Scriptcase informe o IP 127.0.0.1 ou localhost
  • Porta : Defina a porta que será usada na sua conexão. A porta padrão do MySQL é 3306.
  • Usuário : Informe o usuário de acesso ao seu banco de dados.
  • Senha : Informe a senha de acesso ao seu banco de dados.
  • Base de Dados : Clique em “Listar base de dados” e selecione a base de dados desejada.

Final

Seu projeto foi criado e configurado com todas as informações básicas. Para acessar o projeto, clique em Criar a primeira aplicação.

Criar aplicações