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Por cento

Configuração Geral

Interface de configuração do campo porcentagem. Interface de configuração do campo porcentagem.

  • Tipo do dado : Define o tipo do campo da aplicação. Campos Porcentagem são como um campo de número, mas exibindo o símbolo percentual após o valor.
  • Label : Define o título do campo na aplicação. Por exemplo: se o campo estiver definido no banco de dados como cmp_nome_cliente fica mais claro o entendimento se o mesmo for exibido como Nome do Cliente.
  • Máscara de Exibição: Define a máscara de exibição do campo. São dois os tipos de máscara descritos na tabela abaixo:
  • Não Repetir Valor: Não repetir o valor do campo caso este seja igual ao do registro anterior.
  • Tipo SQL: Informa o tipo do campo no banco de dados.
Caracter Descrição
X É substituído por quaisquer caracteres retornados pelo banco de dados. Seu preenchimento é obrigatório e quando forem retornados menos caracteres do que o tamanho da máscara, o valor será completado com zeros à esquerda.
Z É substituído por quaisquer caracteres retornados pelo banco de dados. Seu preenchimento é opcional e quando forem retornados menos caracteres do que o tamanho da máscara, nada será feito em relação aos caracteres que estão faltando. Além disso os zeros à esquerda serão suprimidos. Obrigatoriamente o uso deste caracter é à esquerda da máscara quando usado em conjunto com o X
   

Exemplos de máscaras

Campo Máscara Valor Digitado Valor Formatado
Número de Telefone (xx) xxxx - xxxx 12345678 (00) 1234 - 5678
Número de Telefone (xx) xxxx - xxxx 1234567890 (12) 3456 - 7890
Número de Telefone (zz) xxxx - xxxx 12345678 ( ) 1234 - 5678
Software Key (Letras e Números) xxxx-xxxx-xxxx-xxxx Q1W2E3R4T5Y6U7I8 Q1W2-E3R4-T5Y6-U7I8
  • Não Repetir Valor : Não repetir o valor do campo caso este seja igual ao do registro anterior.

    Exibição de repetição de valores.

  • Tipo SQL : Informa o tipo do campo no banco de dados.

Formtação de Valores

Interface de formatação de valores. Interface de formatação de valores.

  • Usar configurações regionais : Permite aplicar as configurações regionais de formatação de números ao campo. Quando não for selecionada serão exibidos os atributos Agrupamento, Sinal negativo e Formato de número negativo.
  • Cor dos Negativos : Permite definir uma cor quando o valor for negativo.
  • Casas Decimais : Número de casas decimais. Esse valor já faz parte do tamanho do campo.
  • Completa Zeros : Define se as casas decimais serão ou não completadas com zeros a direita. Exemplo: O valor é 125,50, mas o número de casas decimais definido foi 3. Se a opção completar com zeros for habilitada, a apresentação do valor será 125,500.

Configuração de Lookup

Forma utilizada para disponibilizar ao usuário final uma lista de valores onde poderão ser selecionados os itens que serão utilizados no formulário. Por exemplo, para um campo sexo no banco de dados com valores M ou F pode ser apresentado como Masculino ou Feminino ou de forma dinâmica, ter esses valores recuperados de uma tabela do banco de dados.

Configuração de exibição de campo com lookup de consulta. Configuração de exibição de campo com lookup de consulta.

  • Métodos para Lookup

    Estão disponíveis dois métodos de lookup: Manual (informando manualmente as condições de seleção) ou Automático (utilizando uma query de banco de dados).

    Seleção do tipo de Lookup. Seleção do tipo de Lookup.

    • Lookup de Edição - Automático

      Interface Lookup de Consuta Automático. Interface Lookup de Consuta Automático.

      • Comando Select : Define o comando SQL que irá recuperar o valor a ser exibido no campo da consulta. O comando deverá ter o seguinte formato SELECT campo_a_ser_exibido FROM tabela WHERE campo_chave = {campo_da_consulta}.

        O campo da consulta deve ser referenciado sempre entre chaves {}. No momento da execução, o campo entre chaves será substituido pelo seu valor na tabela.

      • Múltiplas Opções : Quando o Comando Select informado retornar vários valores, a opção Sim deve ser selecionada.
      • Delimitador : Define o separador dos valores retornados pelo Comando Select, esta opção deverá ser preenchida quando estiver marcado Sim no atributo Múltiplas Opções.
      • Usar o lookup em :
        • Consulta : Aplica o lookup em todas as formas de consulta (HTML, PDF, XML , CSV e RTF).
        • Resumo : Aplica o lookup somente no resumo (HTML e PDF).
        • Ambos : Equivale à marcação das opções Consulta e Resumo.
      • Valor Default : Define um valor padrão, usado nos casos onde o comando select não retorna nenhum valor.
      • Exibir valor original e lookup : Quando selecionado Não, é exibido apenas o valor retornado pelo Comando Select. Caso contrário, serão exibidos o valor original do campo e o valor retornado pelo Comando Select separados pelo caracter definido em Separados por.
      • Separados Por : Define o(s) caracter(es) que será(ão) usado(s) para separar o valor orignal do campo e o valor retornado pelo Comando Select. Esta opção deverá ser preenchida quando estiver marcado Sim no atributo Mostrar valor original e lookup.
      • Usar conexão específica : Permite selecionar uma outra conexão existente no projeto diferente da conexão atual da consulta.
    • Lookup de Edição - Manual Lookup usado para modificar a exibição do campo com valores pré-definidos.

      Interface Lookup de Consulta Manual. Interface Lookup de Consulta Manual.

      • Tipos de Lookup Define o modo de funcionamento do lookup, podendo ser : Simples Valor , Múltiplos Valores (Delimitador), Múltiplos Valores (Posição) e Múltiplos Valores (Binário).

      • Simples Valor Será exibido apenas um valor para o campo. É feita uma substituição direta do valor armazenado no banco por um label definido em uma lista.

        Configuração do lookup Simples Valor. Configuração do lookup Simples Valor.

        • Label : Texto que será exibido na consulta.
        • Valor : Atributo que corresponde ao valor armazenado na tabela. Por exemplo, o valor M será substituído por Masculino.
      • Múltiplos Valores (Delimitador) Poderão ser exibidos vários valores para o campo selecionado. Os valores devem ser separados por um delimitador a ser informado. É feita uma substituição das partes de uma string armazenada no campo, separadas por um delimitador, por valores contidos em uma lista.

        Configuração do lookup Múltiplos Valores (delimitador). Configuração do lookup Múltiplos Valores (delimitador).

        • Label : Texto que será exibido na consulta.
        • Valor : Atributo que corresponde ao valor armazenado na tabela. Por exemplo, o valor E;C será substituído por Esportes Cinema .
        • Delimitador : Caracter usado para separar os valores dentro de uma mesma string.
      • Múltiplos Valores (Posição) Permite recuperar diversas informações armazenadas em uma única string do campo selecionado. Para que estas informações sejam recuperadas são informados, além do label, a posição inicial e a quantidade de bytes que cada informação ocupa dentro da string.

        Como exemplo usaremos uma string para armazenar Sexo, Estado civil e Hobby respectivamente. Sexo ocupa um byte, estado civil um byte e hobby dois bytes.

        Para tanto definimos a lista como:

        Label Valor Inicio Tamanho
        Masculino M 1 1
        Feminino F 1 1
        Casado C 2 1
        Solteiro S 2 1
        Estudar ED 3 2
        Esportes ES 3 2
        Ler LE 3 2

        Exemplo: A string MCED seria apresentada na consulta como: MasculinoCasado Estudar.

        Configuração do lookup Múltiplos Valores (Posição). Configuração do lookup Múltiplos Valores (Posição).

        • Label : Texto que será exibido na consulta.
        • Valor : Atributo que corresponde ao valor armazenado na tabela. Por exemplo, o valor M será substituído por Masculino.
        • Início : Posição inicial na string onde a informação está gravada. A primeira posição é sempre 1.
        • Tamanho : Quantidade de bytes que a informação ocupa na string.
      • Múltiplos Valores (Binário) Permite recuperar diversas informações armazenadas em forma decimal do campo selecionado.

        Como exemplos usaremos a seguinte lista (apesar de não ser informado na interface de inclusão de valores na lista, cada item possui um valor atribuido automaticamente de acordo com a ordem):

        Valor Atribuído Descrição no Lookup
        1 Esportes
        2 Cultura
        4 Lazer
        8 Leitura
        16 Música

        Para exibição dos dados é realizada uma decomposição do número decimal armazenado no banco. Por exemplo: os números 11 e 12 (gravados na base de dados) seriam decompostos da seguinte forma:

        11 = 1 + 2 + 8 = (Esportes - Cultura - Leitura)

        Valor Atribuído Descrição no Lookup
        1 Esportes
        2 Cultura
        4 Lazer
        8 Leitura
        16 Música

        12 = 4 + 8 = ( Lazer - Leitura)

        Valor Atribuído Descrição no Lookup
        1 Esportes
        2 Cultura
        4 Lazer
        8 Leitura
        16 Música

        Configuração do lookup Múltiplos Valores (Binário). Configuração do lookup Múltiplos Valores (Binário).

        • Label : Texto que será exibido na consulta.
      • Botão Incluir : Inclui na lista os valores preenchidos nos campos Label e Valor.
      • Botão Alterar : Altera os atributos do item selecionado.
      • Botão Excluir : Exclui o item selecionado.
      • Botão Limpar : Limpa os campos.
      • Botão Salvar : Permite que o usuário salve toda a lista, para posterior utilização através da opção Carregar Definição de Lookup.
      • Carregar Definição de Lookup : Permite carregar uma Lista de valores pré-definida para uso como lookup.
      • Usar o lookup em :
        • Consulta : Aplica o lookup em todas as formas de consulta (HTML, PDF, XML , CSV e RTF).
        • Resumo : Aplica o lookup somente no resumo (HTML e PDF).
        • Ambos : Equivale à marcação das opções Consulta e Resumo.
      • Valor Default : Define um valor padrão, usado nos casos onde o valor armazenado não corresponde a nenhum valor da lista.
      • Exibir valor original e lookup : Quando selecionado Não, é exibido apenas o valor retornado pelo Comando Select. Caso contrário, serão exibidos o valor original do campo e o valor retornado pelo Comando Select separados pelo caracter definido em Separados por.
      • Separados Por : Define o(s) caracter(es) que será(ão) usado(s) para separar o valor orignal do campo e o valor retornado pelo Comando Select. Esta opção deverá ser preenchida quando estiver marcado Sim no atributo Mostrar valor original e lookup.

Configuração da Visualização

A Configuração da Visualização permite definir valores de CSS para campos individualmente. Para cada Esquema de Visualização do Scriptcase existem os mesmos atributos disponíveis nesta Interface.

Interface de configuração da visualização. Interface de configuração da visualização.

  • Configuraçõe de visualização
    • Fonte do Texto : Permite escolher o tipo de fonte, que será aplicado no campo da aplicação.
    • Tamanho da Fonte : Permite escolher o tamanho da fonte, que será aplicado no objeto da aplicação.
    • Texto Itálico : Permite aplicar o tipo itálico na fonte.
    • Texto Negrito : Permite aplicar o tipo negrito na fonte.
    • Qtde de caracteres a exibir : Quantidade de caracteres a ser exibido.
    • Alinhamento de texto : Permite posicionar o campo no local desejado (esquerda,direita,centro e justificado).
    • Alinhamento Vertical : Permite posicionar o campo no local desejado (topo, meio ou inferior).
    • Imagem de Fundo : Permite adicionar uma image de fundo ao campo.
    • Quebra de linha : Habilita a possibilidade de quebra de linha para o campo.
    • Cor do conteúdo : Altera a cor do conteúdo do campo da consulta e do campo do agrupado, quando disponível.
    • Cor de fundo : Permite escolher a cor, utilizando uma paleta de cores para ser aplicada como plano de fundo do campo da aplicação.
    • Largura : Para definir a largura do campo.
    • Altura : Para definir a altura do campo.
    • Alinhamento Horizontal do Título : Permite definir o alinhamento horizontal para o título do campo (esquerda, direita ou centralizado).
    • Alinhamento Vertical do Título : Permite definir o alinhamento vertical para o título do campo (topo, meio ou inferior).
    • Cor do título : Permite escolher através de uma palhete de cores uma cor para o do título do campo.
    • Cor do fundo título : Permite escolher através de uma palhete de cores uma cor para o fundo do título do campo.
    • Negrito : Exibe o título do campo em negrito

Gráfico de Linha

Utilizando está guia de edição é possível definir um gráfico para cada linha.

Interface Gráfico de Linha.

Tipo do gráfico linha:

São dois os tipos de gráficos que podem ser utilizados. Abaixo mostraremos os dois tipos:

Gráfico de Barras:

Esta opção permite exibir um gráfico de barras relativo à coluna na qual estamos trabalhando. O cálculo do tamanho das barras é feito em relação ao Total Geral dos valores da coluna. O valor informado em Largura do Gráfico define o tamanho das imagens a serem exibidas.

Exibição gráfico de barras.

No exemplo mostrado pela tela acima, a Largura do Gráfico foi de 200px.

Gráfico de Ícones:

Esta opção permite exibir Ícones relativos à coluna na qual estamos trabalhando. O cálculo da quantidade de ícones é feito pela divisão do valor da coluna pelo valor informado em Ícone de Quantidade.

Exibição gráfico de ícones.

No exemplo acima, no campo Ícone de Quantidade, foi informado o valor 1000, logo, a quantidade de estrelas existentes ao lado, é determinada pela divisão do valor exibido por 1000.

Mostrar Valor:

Se mostrará o valor e o gráfico ao mesmo tempo, podendo o valor estar do lado esquerdo ou direito da barra ou ícones.

Ícone de Quantidade:

Determina quantos ícones (figuras) aparecerão para cada valor nesse campo. Este valor será apurado pela divisão do valor da coluna pelo campo Ícone de Quantidade.

Largura do Gráfico:

Largura do gráfico em pixels. Este campo só é utilizado pela opção Gráfico de Barras. Caso não seja preenchido, o valor utilizado será 200px.

Altura do Gráfico:

Altura do gráfico em pixels. Este campo só é utilizado pela opção Gráfico de Barras.

Margem:

Margem do gráfico. Este campo só é utilizado pela opção Gráfico de Barras.

Imagem/Cor Positiva:

O forma de preenchimento vai variar de acordo com a opção escolhida, veja abaixo:

Gráfico de Barra Preencher o campo com a Cor a ser utilizada para formar a imagem do gráfico. Clique no ícone ao lado para escolher a cor.
Gráfico de Ícones Preencher o campo com o nome da imagem que será utilizada como Ícone. Clique no ícone ao lado para escolher a imagem “Ícone”.

Imagem/Cor Negativa:

O Preenchimento desse campo segue os mesmos critérios do campo Imagem/Cor Positiva. Esse parâmetro será utilizado caso o valor do campo seja negativo.

Configuração do PDF

PDF Configuration

Quebra de linha

Esta opção permite quebrar a linha no arquivo PDF quando exportado.

Configuração de Gráficos

Com a utilização desta opção, aparecerá na consulta, na linha de Título do campo, um ícone para exibição do gráfico.

Neste tipo de opção escolhemos duas colunas para montagem do gráfico. A primeira é o próprio campo que estamos trabalhando, e a segunda é um campo que escolheremos e que chamaremos de “Coluna para Label”.

Interface Gráfico de Coluna.

Agrupar pelo Label:

Agrupar valores da coluna pelo label. Semelhante ao efeito de um group by em um Select.

Função de Sumarização:

Função de sumarização a ser aplicada aos dados da coluna. As funções que podem ser utilizadas no campo são as seguintes: Count, Sum, Max, Min e Avg.

Gráfico Configurável:

Permite que o usuário configure os parâmetros de criação dos gráficos durante a execução da aplicação.

Exibir Valores:

Exibe os valores do gráfico gerado

Coluna para Label:

Coluna para Label do campo.

Largura do Gráfico:

Largura do gráfico, em pixels.

Altura do Gráfico:

Altura do gráfico, em pixels.

Altura da Legenda:

Altura máxima, em porcentagem entre o gráfico e o espaço (no topo) reservados para legendas.

Layout de Gráfico

Interface de configuração de layout do gráfico.