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Filtro

Configuração

Nesta tela definimos o comportamento geral de algumas opções.

Interface de configuração do Filtro.

Condição de Filtro

Define o operador lógico (AND ou OR) utilizado na montagem do WHERE. O valor definido neste atributo será o operador padrão na montagem do comando ao executar o filtro da aplicação.

Exibir Condição

Define se as condições do filtro, AND (Todas as condições) e OR (Qualquer condição), serão exibidas para o usuário final, na aplicação.

Ao habilitar, as condições serão exibidas, dando maior liberdade ao usuário que poderá definir à condição que mais lhe atende no momento.

Neste caso, as condições serão exibidas da seguinte forma para o usuário:

Exemplo de exibição do operador da consulta

  • Todas as condições - Ao selecionar esta opção, todos os dados pesquisados no filtro devem ser verdadeiros. Esta condição representa o AND.
  • Qualquer condição - Neste caso, se um dos valores pesquisado for verdadeiro, os registros correspondentes serão exibidos. Esta condição representa o OR.

Ao desabilitar, a condição não será exibida e a pesquisa será realizada utilizando o operador selecionado no atributo Condição de Filtro.

Usar Autocomplete nos Campos

Este atributo define o funcionamento dos campos do filtro com relação a utilização do autocomplete, que será gerado automaticamente pela ferramenta utilizando os dados armazenados. As opções de configuração são:

Definido por campo

A utilização do autocomplete automático será definida individualmente, nas configurações dos campos.

Sim

Ao marcar, sim, todos os campos do filtro utilizam o autocomplete retornando os dados da base.

Todos os campos do filtro terão autocomplete.

Não

Nesta opção, os campos do filtro não estarão disponíveis para utilizar a opção de autocomplete, mesmo com o atributo habilitado na configuração individual do campo.

Condições do Filtro

Interface Configuração do Filtro.

Nesta tela, devem ser definidas as condições disponíveis para realização da pesquisa. Esta definição é realizada individualmente nos campos setados para o filtro.

Na coluna da esquerda, são listados os campos selecionados pra utilização no filtro.

Lista dos campos do filtro

Na coluna da direita, as condições disponíveis para o campo selecionado. Quando ativas, as condições são marcadas com asterisco as inativas com ponto.

Caso o campo possua apenas uma condição definida, será exibida a flag Exibir Condição?, que permite ocultar a condição da pesquisa na aplicação em execusão.

Lista das condições do filtro

Definição das Condições

A definição das condições de pesquisas são realizadas individualmente. Selecione o campo e marque as condições que serão disponibilizadas selecionando a condição e clicando no botão Liga/Desliga ou com o duplo clique na condição.

Gif monstrando como habilitar de desabilitar as condições do filtro

Botões
  • Liga/Desliga - Inverte o estado atual da condição, alternando em disponível e indisponível. O duplo clique rea
  • Todos - Habilita todas as condições de pesquisa para o campo.
  • Nenhum - Desabilita todas as condições do campo selecionado.

O Duplo clique na condição tem a mesma funcionalidade do botão Liga/Desliga.

Ordenação

As setas, posicionadas à direita da coluna de condições, Seta para ordenação, mover para cima e Seta para ordenação, mover para baixo, devem ser utilizadas para definir a ordem de exibição das condições no combobox da aplicação final.

Exemplo das condições no campo do filtro

Campos do tipo data possuem condições especiais de pesquisa. Estas condições devem ser definidas nas configurações do campo.

Filtro Avançado

Configuração

Através do quadro abaixo podemos definir todas as opções que farão parte do Filtro da aplicação de Consulta.

  • Margens : Permite definir o posicionamento (margens) do form de filtro.
  • Manter valores : Quando Ativado os valores do último filtro são mantidos e exibidos quando o usuário retorna à tela de filtro.
  • Preservar Colunas e Ordenação : permite determinar se, a cada filtro, devem ser preservados os valores selecionados para os campos da consulta e ordenação, ou seja, a cada filtro, estes valores retornam a condição original.
  • Usar tecla enter para : Permite definir a ação que a tecla enter terá na tela de filtro. Tabular Permite navegar entre os campos e submeter realiza a busca(ativa o botão Pesquisar)
  • Exibir etiquetas : Permite exibir os filtros utilizados para a consulta em forma de etiquetas.
  • Exibir após filtrado: Esta opção define o momento de exibição das etiquetas. Ao habilitar as etiquetas serão exibidas após realizar um busca avançada, se desabilitada as etiquetas serão sempre exibidas independente da realização de uma busca avançada prévia.
  • Agrupar resultados : Define a quantidade de caracteres para agrupar o resultado das tags. Opção deve ser utilizada para uso quando o campo é de múltipla seleção.
  • Treeview nas tags : Define a utilização ou não do treeview nas tags.
  • Estado inicial do treeview : Esta opção funciona apenas se o treeview estiver sendo utilizado e define o estado inicial do treeview.
    • Aberto: exibindo as tags Etiquetas com treeview aberto.
    • Fechado: mostrando a descrição completa como texto Etiquetas com treeview fechado.
  • Limpar outros filtros depois de enviar: Depois de aplicar o filtro avançado, todos os outros filtros serão excluídos.
  • Interaja com o filtro dinâmico: Aplicar mesmo filtro em campos coincidentes entre Filtro Avançado e Dinâmico, quando não mostrar as etiquetas.
  • Destacar: Destaca os resultados na consulta. Funciona apenas para as condições “Exatamente igual”, “Contém” e “Início igual”.

Para customizar como o destaque será exibido, você deve acessar a ferramenta de edição de temas.

1- Acesse no menu Layout > Temas para aplicação temas.
2- Escolha o tema desejado e clique em Modo Avançado.
3- Depois procure pelo subitem Consulta, dentro do item de mesmo nome.
4- Neste subitem você irá encontrar a opção “Linha”, que contém as pastas Linhas Ímpar e Par. Em cada uma destas pastas você irá encontrar a opção Destaque da pesquisa rápida, com as opções de edição de Texto, Borda e Fundo dos termos pesquisados.

Selecionar Campos

![Interface de seleção dos campos do filtro][filtro_avancado_configuracao_selecionar_campos] Interface de seleção dos campos do filtro.

Obrigatórios

Define quais campos da aplicação serão de preenchimento obrigatório.

![Interface campos Obrigatórios][filtro_avancado_configuracao_campos_obrigatorios] Interface campos Obrigatórios.

Na aplicação gerada é exibido um marcador (*) ao lado do campo e é gerada uma crítica caso não seja atribuído nenhum valor.

![Interface de configuração do posicionamento do marcador][filtro_avancado_configuracao_campos_obrigatorios_posicionamento] Interface de configuração do posicionamento do marcador.

  • Posição do marcador : Posição do marcador em relação ao campo.
  • Mostrar mensagem : Exibe ou não a mensagem de erro na validação.

Barra de ferramentas

A barra de ferramentas da aplicação está dividida em duas partes: Superior e Inferior, de forma que é possível definir quais botões serão exibidos em ambos locais. A seleção dos botões das barras de ferramentas, superior e inferior, funcionam de forma independente, permitindo por exemplo, que um botão esteja nas duas barras ao mesmo tempo.

É possível também, separar quais botões serão exibidos quando a aplicação for acessada em um dispositivo móvel, e suas respectivas posições na barra de ferramentas. Como podemos ver na imagem abaixo, temos a seguinte disposição:

Desktop:

Local no qual deve-se configurar a barra de ferramentas para exibição “Versão Web Clássica”, ou seja, tal configuração será usada na aplicação quando ela for acessada através de um Desktop.

Mobile:

Local no qual deve-se configurar a barra de ferramentas para exibição “Versão Moblie”, ou seja, tal configuração será usada na aplicação quando ela for acessada através de um dispositivo Mobile.

Interface da barra de ferramentas.

Apresenta as opções relativas aos botões de navegação que podem ser exibidos na consulta.

Filtrar:

Executa a aplicação de filtro.

Limpar:

Limpa os campos do filtro.

Editar:

Habilita a opção de Salvar Etiqueta.

Sair:

Sai da aplicação.

Outros:

Apresenta diversas opções relativas às funcionalidades da aplicação.

Idiomas:

Exibe um combobox com os idiomas disponíveis, definidos nas propriedades projeto.

Esquemas:

Exibe um combobox com os temas disponíveis, definidos nas propriedades projeto.

HelpCase:

Exibe um botão com redirecionamento para a página de ajuda.

Separador:

————————-: Exibe uma linha de separação entre os botões, quando utilizados em um grupo de botões.

Use Botões em linha:

Permite o alinhamento dos botões do filtro ao lado dos campos.

Botões inline:

Permite selecionar quais botões serão exibidos ao lado do campo, podendo ordena-los de acordo com o desejado. Esta opção está disponível ao ativar Use Botões em linha nas configurações dos botões.

Configuração dos botões:

Interface da configuração dos botões.

Atalhos:

Permite definir teclas de acesso rápido via teclado para as aplicações em execursão.

Posição dos botões em linha:

Define o posicionamento dos botões a direita ou esquerda dos campos.

Quantidade de colunas:

Define a quantidade de colunas de exibição dos botões, permitindo assim configurar se serão exibidos lado a lado ou distribuídos em colunas.

Atalhos do Teclado:

Application Hotkeys

Utilizar teclas de atalho:

Define se a aplicação utilizará teclas de atalho. Quando você ativa esta opção, as configurações de teclas de atalho antigas são desativadas.

Template de atalhos:

Seleciona o template de atalhos a partir dos esquemas criados.

Ação:

Seleciona a ação que será feita ao pressionar a tecla definida.

Teclas:

Seleciona as teclas que serão responsáveis por executar a ação escolhida.

Adicionar “+”:

Adiciona uma nova ação a lista de atalhos.

Clear:

Limpa a preferencia de atalhos de teclado selecionada.

Salvar Filtro

Este recurso permite organizar perfis de pesquisa, ele cria a opção Salvar filtro em uma aplicação de pesuisa, assim é possível salvar uma pesquisa para utilizar posteriormente. Regras podem ser adicionadas.Com essas características é possível salvar pesquisas por login de usuário.

Exemplo utilizando apenas o perfil Público

Interface de Salvar Filtro. Interface de Salvar Filtro.

Exemplo adcionando opção de vincular ao usuário logado no sistema

Interface de Salvar Filtro.

Eventos

Nos blocos de eventos podem ser utilziadas variáveis globais, locais, códigos JavaScript, códigos CSS e macros.

onScriptInit

Este evento ocorre no momento de inicialização dos scripts da aplicação. É executado antes do evento OnLoad ( quando presente ), porém, sempre é executado ao executar, recarregar ou navegar na aplicação.

onRefresh

Este evento ocorre no momento que o refresh da aplicação é ativado.

onSave

Este evento ocorre no momento de salvamento da aplicação.

onValidate

Este evento ocorre no momento de validação das informações dos campos, ao submeter o formulário.

Layout

Neste módulo estão disponíveis recursos de edição, atributos e visualização da aplicação, de forma que podemos atribuir esquemas de visualização, organizar os campos em blocos, definir os valores e o formato do cabeçalho entre outros.

Blocos

Conceitualmente um bloco é um “container” onde posicionamos nossos campos de uma Aplicação de Formulário, Controle ou Consulta com orientação Slide.

Por padrão as aplicações criadas no Scriptcase são constituídas de um único bloco, este com o mesmo nome da aplicação. Podemos adicionar quantos novos blocos quisermos e organizá-los da maneira que nos for mais conveniente. Na tela abaixo observe que há uma coluna chamada ORGANIZAÇÃO , é lá que definimos se o próximo bloco virá ao lado ou abaixo do corrente.

Configuração dos blocos da aplicação Configuração dos blocos da aplicação

No lado esquerdo de cada bloco existem dois ícones, o primeiro Configuração dos blocos da aplicação tem a função de editar todas as informações relativas ao bloco e o segundo Configuração dos blocos da aplicação para exclusão do bloco.

  • Organização e Mudança de posição dos Blocos
    • Veja abaixo como alterar a ordem de exibição dos Blocos de uma Página.

    Clique e araste o bloco que deseja alterar para a sua nova posição.

    Configuração de exibição dos blocos da aplicação Configuração de exibição dos blocos da aplicação

    • Veja agora como remover um bloco da exibição

    Clique sobre o bloco desejado e arraste-o até o item “Blocos não exibidos”. Desta forma, assim como você pode remover um bloco arrastando-o até o item “Blocos não exibidos”, para mudar um bloco de página é só arrasta-lo até a página desejada. Veja as imagens abaixo.

    Configuração de exibição dos blocos da aplicação Configuração de exibição dos blocos da aplicação

    Configuração de exibição dos blocos da aplicação Configuração de exibição dos blocos da aplicação

    • Atributos
      • Bloco
        • Nome : Nome do Bloco.
        • Label : Título do bloco que será exibido na aplicação.
      • Titulo
        • Exibir : Flag que controla se o título do bloco será exibido.
      • Label
        • Exibir : Flag que controla se o label dos campos dentro do bloco devem ser exibidos.
        • Posição : Opções de exibição do label :
          • Acima : o label será exibido acima do campo.
          • Ao Lado : o label será exibido ao lado do campo.
          • Abaixo : o label será exibido abaixo do campo.
      • Campos
        • Colunas : Quantidade de colunas a serem exibidas lado a lado dentro do bloco.
        • Posição : De que forma os campos serão exibidos dentro do bloco :
          • Abaixo : Os campos serão exibidos um abaixo do outro respeitando a quantidade de colunas.
          • Ao lado : Os campos serão exibidos ao lado do outro respeitando a quantidade de colunas.
          • Corrido : Os campos serão exibidos lado a lado sem conter tabulação.
      • Organização
        • Próximo : Forma como os blocos ficarão organizados dentro da página:
          • Abaixo : Indica que o próximo bloco será exibido abaixo.
          • Ao lado : Indica que o próximo bloco será exibido ao lado.
        • Largura : Especifica em pixels ou percentual a largura que o bloco deverá ocupar, caso a informação seja em percentual especificar (%).
        • Colapse : Habilta opção de fechar (colapse) o bloco.
  • Inclusção de blocos

    Para incluir novos blocos em uma Aplicação, basta clicar no botão Configuração de criação dos blocos da aplicação. Em seguida, será apresentada a seguinte interface para definição do nome e label do bloco. No fim clique no botão Criar.

    Interface de criação dos blocos da aplicação Interface de criação dos blocos da aplicação

    • Atributos
      • Nome : Nome do bloco.
      • Label : Texto que será que mostrado no bloco da aplicação.
  • Edição dos blocos

    Para editar um bloco basta clicar no ícone Configuração dos blocos da aplicação, que fica do lado esquerdo do bloco. Em seguida, será apresentada a seguinte interface para definição dos parâmentros do bloco. No fim clique no botão Salvar.

    Interface de edição dos blocos da aplicação Interface de edição dos blocos da aplicação

    • Atributos
      • Nome : Nome do bloco.
      • NTítulo : Exibe o título do bloco.
      • Exibir Título : Esta opção, quando ativada, permite exibir o título do bloco.
      • Fonte do Título : Nome da fonte aplicada no título do bloco.
      • Tamanho da Fonte : Tamanho da fonte aplicada ao título do bloco.
      • Cor da Fonte : Cor da fonte do título do bloco.
      • Cor do Fundo : Cor de fundo da linha do título do bloco.
      • Figura de Fundo : Figura de fundo da linha do título do bloco.
      • Altura do Título : Altura em pixels da linha do título do bloco.
      • Alinhamento Horizontal : Alinhamento horizontal do título do bloco (Esquerda, Centro e Direita).
      • Alinhamento Vertical : Alinhamento vertical do título do bloco(Topo, Meio e Baixo).
      • Exibir Label : Exibir os labels dos campos do bloco.
      • Colunas : Quantidade de colunas de campos no bloco.
      • Largura das Colunas : Forma de cálculo das colunas do bloco.
      • Cor do Label : Cor para exibir o label dos campos.
      • Organização dos Campos : Forma de organização dos campos no bloco.
      • Posição do Label : Posicionamento do label dos campos em relação aos dados.
      • Próximo Bloco : Posicionamento do próximo bloco em relação ao atual.
      • Cor da Borda : Cor da borda do bloco.
      • Largura da Borda : Largura da borda do bloco.
      • Largura do Bloco : Largura do bloco (width).
      • Altura do Bloco : Altura do bloco (height).
      • CellSpacing : Espaçamento das células do bloco.
      • Collapse : Habilta opção de fechar (colapse) o bloco.

Visualização

Nesta interface, podemos definir o esquema de visualização de uma aplicação em específico, isto porque o Scriptcase utiliza a definição de Valores Padrões por Projeto, que além do esquema de visualização, permite a definição de valores a outros atributos a nível de Projeto.

Configuração de visualização de temas da aplicação Configuração de visualização de temas da aplicação

  • Configuração de visualização
    • Modelo para o Cabeçalho : Permite a escolha do modelo para compor o cabeçalho da aplicação.
    • Modelo para o Rodapé : Permite a escolha do modelo para compor o rodapé da aplicação.
    • Botão : Permite a escolha do modelo dos botões da aplicação.
    • Temas : Escolhendo um dos temas existentes, será carregado o modo visual (cores,fontes, etc) que irá compor a aplicação.

Cabeçalho e Rodapé

Cabeçalho

Neste bloco é feita a definição dos conteudos variáveis que farão parte do cabeçalho.

Configuração do cabeçalho da aplicação Configuração do cabeçalho da aplicação

Esta tela pode variar dependendo do formato de cabeçalho escolhido dentro da pasta Visualização.

  • Exibir Cabeçalho : Esta flag determina se o cabeçalho será exibido.
  • Título da Consulta : Permite informar um título para ser exibido na aplicação.
  • Variáveis de Cabeçalho : Os campos variáveis podem ser preenchidos com qualquer um dos tipos exibidos no Combobox. Dependendo do tipo, será necessário associar um conteúdo ao mesmo. Abaixo descrevemos os tipos existentes:
    • Campo : Quando se escolhe a opção do tipo “Campo”, abrirá um Combobox ao lado com os campos que fazem parte do “Select”. Escolhendo um desses campos, estará associando o valor do campo para exibição no cabeçalho.
    • Título : Esta opção quando selecionada exibirá no cabeçalho o valor preenchido no “Título do Filtro”.
    • Data : Quando é selecionado o tipo “Data”, será exibido no cabeçalho da controle a data do sistema no formato dd/mm/aaaa. Existem diversos formatos de exibição utilizando a data e a hora do servidor. O formato poderá ser informado no campo texto que aparece ao lado. Para ter acesso aos formatos existentes clique em e aparecerá uma tela explicativa.
    • Imagem : Quando selecionado o campo tipo imagem, aparece um campo para o preenchimento do nome da imagem existente no servidor. Para localizar as imagens existentes e selecionar uma, clique no ícone “Escolher imagem” e para disponibilizar novas imagens no servidor clique em “Fazer upload de uma imagemConfiguração do rodapé da aplicação.
    • Valor : Quando selecionado o tipo “Valor”, o conteúdo preenchido no campo texto que aparece ao lado será exibido no cabeçalho, pode ser informado textos e “Variáveis globais”. Ex: “Nome do Funcionário: [v_nome]”.
Rodapé

Configuração do rodapé da aplicação Configuração do rodapé da aplicação

Esta tela pode variar dependendo do formato de Rodapé escolhido dentro da pasta Visualização.

  • Exibir Rodapé : Esta flag determina se o Rodapé será exibido na aplicação.
  • Variáveis de Rodapé : Os campos variáveis podem ser preenchidos com qualquer um dos tipos exibidos no Combobox, dependendo do tipo será necessário associar um conteúdo ao mesmo. Abaixo descrevemos os tipos existentes:
    • Campo : Quando se escolhe a opção do tipo “Campo”, abrirá um Combobox ao lado com os campos que fazem parte do “Select”. Escolhendo um desses campos, estará associando o valor do campo para exibição no Rodapé.
    • Data : Quando é selecionado o tipo “Data”, será exibido no Rodapé da aplicação a data do sistema no formato dd/mm/aaaa. Existem diversos formatos de exibição utilizando a data e a hora do servidor. O formato poderá ser informado no campo texto que aparece ao lado. Para ter acesso aos formatos existentes clique em Configuração do rodapé da aplicação e aparecerá uma tela explicativa.
    • Imagem : Quando selecionado o campo tipo imagem, aparece um campo para o preenchimento do nome da imagem existente no servidor. Para localizar as imagens existentes e selecionar uma, clique no ícone “Escolher imagem” e para disponibilizar novas imagens no servidor clique em “Fazer upload de uma imagem”.
    • Valor : Quando selecionado o tipo “Valor”, o conteúdo preenchido no campo texto que aparece ao lado será exibido no Rodapé. Pode ser informado textos e “Variáveis globais”. Ex: “Nome do Funcionário: [v_nome]”.

Campos