Feedback

Número

Configuração Geral

Interface de configuração do campo número.

Tipo do dado:

Define o tipo do campo da aplicação. Quando o campo é definido como Número, é permitido definir regras de formatação de números inteiros.

Label:

Define o título que será exibido no campo ao executar a aplicação. A terminologia utilizada na interface é fundamental para que seu sistema tenha uma boa usabilidade. Neste caso, devemos utilizar nomes e termos familiares para o usuário final da aplicação, ao invés de utilizarmos termos originados no sistema.

Tipo SQL:

Informa o tipo SQL do campo tal como ele está configurado no banco de dados.

Formatação de Valores

Interface de formatação de valores.

Usar configurações regionais:

Permite aplicar as configurações regionais de formatação de números ao campo. Quando não for selecionada serão exibidos os atributos Agrupamento, Sinal negativo e Formato de número negativo.

Agrupamento de Dígitos:

Define se o campo exibirá o separador de agrupamento de dígitos.

Tamanho Máximo:

Permite ao usuário determinar o tamanho máximo que será utilizado no campo da aplicação.

Valor Mínimo:

Permite definir o valor mínimo do campo.

Valor Máximo:

Permite definir o valor máximo do campo.

Agrupamento:

Define qual caractere será usado para a separação de milhar. Esta opção só estará disponível quando a opção de Usar configurações regionais estiver desabilitada.

Sinal negativo:

Define qual caractere será usado para a exibição de números negativos. Esta opção só estará disponível quando a opção de Usar configurações regionais estiver desabilitada.

Formato de número negativo:

Define o posicionamento do sinal negativo em relação ao valor. Esta opção só estará disponível quando a opção de Usar configurações regionais estiver desabilitada.

Aceitar:

Permite que o campo aceite somente valores negativos, somente positivos ou ambos.

Exibir Calculadora:

Exibe uma calculadora para realizar cálculos.

Usar Spin:

Essa opção aplica um componente de Spin aos campos do tipo número. Assim, o usuáro final pode incrementar ou decrementar os números que ele usa. Você também poderá setar uma escala menor ou maior para o Spin.

Incremento menor do Spin:

Define o range mínimo do Spin.

Incremento maior do Spin:

Define o range máximo do Spin.

Configurações de Lookup

O Lookup é uma forma utilizada para disponibilizar ao usuário final uma lista de valores onde poderão ser selecionados os itens que serão utilizados na Aplicação. Por exemplo, para um campo sexo no banco de dados com valores M ou F pode ser apresentado como Masculino ou Feminino de forma dinâmica. É possível recuperar esses valores de uma tabela do banco de dados.

Exemplo:

Configuração de exibição de campo com lookup de consulta.

Métodos para Lookup

Estão disponíveis dois métodos de lookup:

Manual: Para utilizar este método, é necessáiro informar manualmente as condições de seleção do Lookup.

Automático: Neste método, para definir este método de lookup, é necessário utilizar uma query do banco de dados.

Seleção do tipo de Lookup.

Lookup de Edição - Automático:

Interface Lookup de Consuta Automático.

Comando Select:

Define o comando SQL que irá recuperar o valor a ser exibido no campo da consulta. O comando deverá ter o seguinte formato SELECT campo_a_ser_exibido FROM tabela WHERE campo_chave = {campo_da_consulta}.

O campo da consulta deve ser referenciado sempre entre chaves {}. No momento da execução, o campo entre chaves será substituido pelo seu valor na tabela.

Múltiplas Opções:

Quando o Comando Select informado retornar vários valores, a opção Sim deve ser selecionada.

Delimitador:

Define o separador dos valores retornados pelo Comando Select, esta opção deverá ser preenchida quando estiver marcado Sim no atributo Múltiplas Opções.

Usar o lookup em:

Consulta : Aplica o lookup em todas as formas de consulta (HTML, PDF, XML , CSV e RTF).

Resumo : Aplica o lookup somente no resumo (HTML e PDF).

Ambos : Equivale à marcação das opções Consulta e Resumo.

Valor Default:

Define um valor padrão, usado nos casos onde o comando select não retorna nenhum valor.

Exibir valor original e lookup:

Quando selecionado Não, é exibido apenas o valor retornado pelo Comando Select. Caso contrário, serão exibidos o valor original do campo e o valor retornado pelo Comando Select separados pelo caractere definido em Separados por.

Separados Por:

Define o(s) caracter(es) que será(ão) usado(s) para separar o valor orignal do campo e o valor retornado pelo Comando Select. Esta opção deverá ser preenchida quando estiver marcado Sim no atributo Mostrar valor original e lookup.

Usar conexão específica:

Permite selecionar uma outra conexão existente no projeto diferente da conexão atual da consulta.

Lookup de Edição - Manual:

Lookup usado para modificar a exibição do campo com valores pré-definidos.

Interface Lookup de Consulta Manual.

Tipos de Lookup

Define o modo de funcionamento do lookup, podendo ser : Simples Valor , Múltiplos Valores (Delimitador), Múltiplos Valores (Posição) e Múltiplos Valores (Binário).

Simples Valor: Será exibido apenas um valor para o campo. É feita uma substituição direta do valor armazenado no banco por um label definido em uma lista.

Configuração do lookup Simples Valor.

Label: Texto que será exibido na consulta.

Valor: Atributo que corresponde ao valor armazenado na tabela. Por exemplo, o valor M será substituído por Masculino.

Múltiplos Valores (Delimitador):

Poderão ser exibidos vários valores para o campo selecionado. Os valores devem ser separados por um delimitador a ser informado. É feita uma substituição das partes de uma string armazenada no campo, separadas por um delimitador, por valores contidos em uma lista.

Configuração do lookup Múltiplos Valores (delimitador).

Label: Texto que será exibido na consulta.

Valor: Atributo que corresponde ao valor armazenado na tabela. Por exemplo, o valor E;C será substituído por Esportes Cinema .

Delimitador: Caracter usado para separar os valores dentro de uma mesma string.

Múltiplos Valores (Posição)

Permite recuperar diversas informações armazenadas em uma única string do campo selecionado. Para que estas informações sejam recuperadas são informados, além do label, a posição inicial e a quantidade de bytes que cada informação ocupa dentro da string.

Como exemplo usaremos uma string para armazenar Sexo, Estado civil e Hobby respectivamente. Sexo ocupa um byte, estado civil um byte e hobby dois bytes.

Para tanto definimos a lista como:

Label Valor Inicio Tamanho
Masculino M 1 1
Feminino F 1 1
Casado C 2 1
Solteiro S 2 1
Estudar ED 3 2
Esportes ES 3 2
Ler LE 3 2

Exemplo: A string MCED seria apresentada na consulta como: MasculinoCasado Estudar.

Configuração do lookup Múltiplos Valores (Posição).

Label : Texto que será exibido na consulta. Valor : Atributo que corresponde ao valor armazenado na tabela. Por exemplo, o valor M será substituído por Masculino. Início : Posição inicial na string onde a informação está gravada. A primeira posição é sempre 1. Tamanho : Quantidade de bytes que a informação ocupa na string.

Múltiplos Valores (Binário):

Permite recuperar diversas informações armazenadas em forma decimal do campo selecionado.

Como exemplos usaremos a seguinte lista (apesar de não ser informado na interface de inclusão de valores na lista, cada item possui um valor atribuido automaticamente de acordo com a ordem):

Valor Atribuído Descrição no Lookup
1 Esportes
2 Cultura
4 Lazer
8 Leitura
16 Música

Para exibição dos dados é realizada uma decomposição do número decimal armazenado no banco. Por exemplo: os números 11 e 12 (gravados na base de dados) seriam decompostos da seguinte forma:

11 = 1 + 2 + 8 = (Esportes - Cultura - Leitura)

Valor Atribuído Descrição no Lookup
1 Esportes
2 Cultura
4 Lazer
8 Leitura
16 Música

12 = 4 + 8 = ( Lazer - Leitura)

Valor Atribuído Descrição no Lookup
1 Esportes
2 Cultura
4 Lazer
8 Leitura
16 Música

Configuração do lookup Múltiplos Valores (Binário).

Label:

Texto que será exibido na consulta.

Botão Incluir:

Inclui na lista os valores preenchidos nos campos Label e Valor.

Botão Alterar:

Altera os atributos do item selecionado.

Botão Excluir:

Exclui o item selecionado.

Botão Limpar:

Limpa os campos.

Botão Salvar:

Permite que o usuário salve toda a lista, para posterior utilização através da opção Carregar Definição de Lookup.

Carregar Definição de Lookup:

Permite carregar uma Lista de valores pré-definida para uso como lookup.

Usar o lookup em:

Consulta: Aplica o lookup em todas as formas de consulta (HTML, PDF, XML , CSV e RTF).

Resumo: Aplica o lookup somente no resumo (HTML e PDF).

Ambos Equivale à marcação das opções Consulta e Resumo.

Valor Default:

Define um valor padrão, usado nos casos onde o valor armazenado não corresponde a nenhum valor da lista.

Exibir valor original e lookup:

Quando selecionado Não, é exibido apenas o valor retornado pelo Comando Select. Caso contrário, serão exibidos o valor original do campo e o valor retornado pelo Comando Select separados pelo caracter definido em Separados por.

Separados Por:

Define o(s) caracter(es) que será(ão) usado(s) para separar o valor orignal do campo e o valor retornado pelo Comando Select. Esta opção deverá ser preenchida quando estiver marcado Sim no atributo Mostrar valor original e lookup.