Feedback Imprimir

SQL Builder

Esta ferramenta auxilia na construção de consultas SQL em forma de Wizard. Estas consultas podem ser salvas para serem utilizadas posteriormente. Qualquer SQL pode ser executado diretamente na aba execução que é exibida após a escolha da base de dados.

Base de Dados

Primeiramente devemos selecionar a conexão (base de dados) que desejamos utilizar. É importante ressaltar que é necessário ter uma conexão criada no projeto para que ela seja listada no SQL Builder.

Lista de conexões

Após selecionar a conexão desejada, clique no botão Confirmar para utilizar esta conexão.

ATENÇÃO: O SQL Builder não analisa o SQL, apenas recebe a Query SQL informado pelo usuário e o executa. Desta forma, caso utilize drivers PDO, somente estes estão habilitados: PDO_DBLIB, PDO_MYSQL, PDO_PGSQL, PDO_SQLITE. Caso utilize um driver que não seja um destes listados, lhe pode ser retornado o erro “BAD GETCOLUMNMETA()” nos títulos das colunas.
Acesse a página do PHP para obter mais informações.

Tabelas

Todas as tabelas existentes na base de dados serão listadas na aba tabelas. Podem ser selecionadas várias tabelas desde que possuam relacionamento.

Selecione as tabelas desejadas para criar a consulta.

Lista de tabelas

Após selecionar as tabelas, clique no botão Confirmar para utilizar esta conexão.

NOTA: Caso deseje selecionar tabelas de outra conexão, clique no botão Recarregar para voltar a tela de seleção de conexões.

Campos

Selecione os campos que devem fazer parte da consulta. Os campos podem ser ordenados alfabeticamente (Ascendente) ou na ordem em que foram criados (Padrão)

Lista de campos e criação de alias

É possível configurar alias para as tabelas selecionadas, esta opção encontra-se abaixo da lista de campos onde todas as tabelas selecionadas serão listadas.

Joins

Feita as definições dos campos, se necessário podemos configurar um join. Para isso, devemos selecionar as tabelas que possuem relacionamento, em seguida selecionar o join que será usado no campo Tipo e por fim clicar em Adicionar.

Configuração do join

Após adicionar clique em Confirmar, para que possamos informar os campos que se relacionam.

Definição dos campos de ligação

Ao definirmos os campos, seremos direcionados para a aba execução.

Para adicionar where ao SQL, clique na aba Condições

Condições

Podemos adicionar clausulas where a consulta criada.

Definição de condições da consulta

Ordenação

Defina a ordenação de exibição do resultado da consulta.

Definição da ordenação da consulta

Execução

Área de execução dos comandos SQL. Ao finalizar a configuração através do Wizard o SQL criado será exibido nesta aba. Além dos comandos DML (Data Manipulation Language) também podemos executar comandos DDL (Definition Data Language).

Definição da ordenação da consulta

Podemos ainda definir o total de registro exibidos por página.

Visualização do resultado da consulta

Salvos

Para salvar os comandos criados, basta inserir um nome e clicar em salvar. Os comandos que já estão salvos serão listados.

Salvar comandos SQL