Feedback

Publicação Típica

Recomendações para o servidor de produção

NOTA: Verifique aqui as funções que necessitam estar habilitdas no seu PHP para bom funcionamento das aplicações geradas pelo Scriptcase.

Verifique abaixo os requisitos para que as aplicações geradas pelo Scriptcase possam ser executadas em seu ambiente de produção.

1 - Servidor Web para publicação das aplicações(ex: Apache, IIS).

2 - Versão correta do PHP para aplicativos desenvolvidos no Scriptcase.

Projetos desenvolvidos em Scriptcase com PHP 7.0 ou 7.3 estão homologados para serem publicados nas seguintes versões do PHP:

  • PHP 7.0
  • PHP 7.1
  • PHP 7.2
  • PHP 7.3
  • PHP 7.4

Projetos desenvolvidos em Scriptcase com PHP 8.1 estão homologados para serem publicados nas seguintes versões do PHP:

  • PHP 7.0
  • PHP 7.1
  • PHP 7.2
  • PHP 7.3
  • PHP 7.4
  • PHP 8.0
  • PHP 8.1

3 - Acesso à base de dados que o projeto utilizará depois de publicado.

A publicação típica utiliza as configurações padrão do Ambiente de Produção (Bibliotecas Comuns), sua configuração é feita automaticamente pelo Scriptcase. Vamos mostrar todo o processo durante esta documentação.

Selecionar aplicações

A publicação pode ser realizada de todo o projeto, para publicações em novos servidores, ou de aplicações específicas para manutenção e atualização de um projeto já publicado.

Para iniciar a publicação de um projeto acesse o menu: “Projeto -> Publicar”

A etapa Selecionar Aplicações será exibida apenas ao iniciar a publicação através do menu “Projeto -> Publicar” ou após a gerar todas as aplicações do projeto, caso contrário, a publicação será iniciada no tópico tipo de publicação.

Menu "Projetos" do Scriptcase

Em seguida serão exbida a tela Selecionar Aplicações, ondem deve ser definido as aplicações que serão publicadas.

Escolha de aplicações da publicação

Todas

Selecionando esta opção, todas as aplicações do projeto serão publicadas. Selecionando esta opção será exibida a tela tipo de publicação, onde a publicação será iniciada de fato.

Clique aqui e siga para o tópico Tipo de Publicação

Selecionar Aplicações

Marcando esta opção, todas as aplicações do projeto serão listadas para que o desenvolvedor selecione as aplicações que deseja publicar.

Este opção normalmente é utilizada para realizar manutenção de projetos já publicados, podem pode ser utilizada para publicar partes de um projeto.

Seleção individual de aplicações

Esta tela será exibida ao marcar Selecionar Aplicações, e lista todas as aplicações do projeto que podem ser visualizadas de duas formas:

Escolha de aplicações da publicação

Por tipo

As aplicações serão listadas e agrupadas de acordo com seu tipo: Consulta, Gráfico, Formulário, Controle, etc.

Por pasta

As aplicações serão visualizadas e agrupadas de acordo com a sua pasta dentro do projeto.

Tipo de publicação (Típica)

Após a definição das aplicações que serão publicadas, será necessário definir o tipo de publicação será realizada.

Escolha do tipo da publicação

Em resumo, a publicação Típica não permite a utilização de um ambiente de produção compartilhado, pois não será possível alterar o diretório do ambiente de produção que as aplicações do projeto irão utilizar. Neste tipo de publicação, cada projeto terá seu proprio ambiente de produção.

Já em uma publicação Avançada, é necessário que já exista um ambiente de produção configurado pois no processo de publicação,será necessário informar os diretórios que serão utizados pelo projeto. Desta forma, neste tipo de publicação é possível apontar vários projetos para um mesmo ambiente de produção.

Neste artigo seguimos demostrando as configurações da publicação típica, clique aqui para ver os detalhes da Publicação Avançada

Propriedades

Devemos definir qual será a aplicação inicial do projeto. Neste passo também definimos se iremos enviar as bibliotecas comuns(prod) junto do nosso projeto, bem como os mapas do FusionCharts.

Escolha da aplicação inicial da publicação

É necessário selecionar as bibliotecas comuns, que são arquivos responsáveis pelo Ambiente de Produção. É necessário selecionar os arquivos comuns para as imagens, css e mensagens costumizadas para serem enviadas no momento da publicação.

É necessário selecionar corretamente o sistema operacional do servidor de publicação, para que sejam geradas corretamente as estruturas de pastas da publicação.

Publicar com ambiente de produção(Prod)

Contém as bibliotecas utilizadas por nossas aplicações além das informações das conexões utilizadas pelo projeto.

Publicar com os arquivos comuns

Esta opção é obrigatória na publicação de um projeto, para que as imagens, css e mensagens personalizadas sejam enviadas no momento de geração da publicação.

Publicar com os Mapas do FusionChart

Marcando esta opção, os arquivos referentes a bibloteca dos Mapas do FusionChart serão adicionados no arquivo de publicação.

Sistema operacional do servidor de publicação

Esta opção é obrigatória na publicação de um projeto, para que, definindo-se o sistema operacional, o Scriptcase possa realizar a construção correta da estrutura da publicação.

Escolher a aplicação inicial

Esta opção permite definir a aplicação inicial que será executada na publicação.

Este recurso impede a criação de redirect no ambiente de produção e cria uma tela de acesso para a plicação inicial definida no atributo anterior. Esta configuração deve previnir a indentificação eronea do sistema como uma página insegura realizada por alguns navegadores.

Selecione o idioma da página Inicial

Define o idioma do texto que será exibido na página inicial, onde será exibido o botão para acesso da aplicação inicial.

Geração dos arquivos da publicação

Nesta etapa será definida a forma como a publicação será realizada.

  • Gerar ZIP com aplicações - Nesta opção, ao termino da publicação será exibido um botão para realização do download do arquivo .zip gerado com os arquivos da publicação. Recomendamos a utilização para realizar publicações em ambientes de produção configurados no Windows.
  • Gerar Tar.Gz com aplicações - Será gerado um .Tar.Gz com os arquivos da publicação, ao término do processo será exibido a realização do download do arquivo. Este tipo de compactação é recomendado para publicação em ambientes de produção configurados no Linux ou MacOS.
  • Publicar em diretório no servidor - Permite a publicação direta em um diretório local, onde o Scriptcase estiver instalado. Este tipo de publicação é indicado para servidores que compartilham o ambinte de desenvolvimento e produção. Os arquivos de publicação será gerados dentro da pasta indicada, desta forma, recomendamos a utilização de uma pasta exclusiva para a publicação. Por exemplo, ao indicar o diretório C:\Program Files\NetMake\v9-php81\wwwroot\nome_do_projeto os arquivos das aplicações, e diretório _lib com css e temas será colocado diretamente na pasta nome_do_projeto.
  • Publicar em servidor FTP - Envia os arquivos da publicação diretamente para o servidor FTP configurado. Os arquivos da publicação será colocados no diretório indicado, desta forma, recomendamos a utilização de um diretório específico para a publicação.
  • SFTP - Assim como o FTP, a publicação via SFTP envia os arquivos da publicação diretamente para o servidor configurado colocando os arquivos da publicação no diretório informado.

Gerar ZIP ou Tar.Gz com aplicações

Será gerado um arquivo Zip ou Tar.Gz, de acordo com a opção selecionada. Ao finalizar a publicação, será exibido um relatório das aplicações publicadas e um botão para download do arquivo gerado.

Escolha tipo ZIP da publicação

O arquivo ZIP ou Tar.Gz gerado, deve ser descompactado apenas no servidor de publicação, para evitar que os arquivos sejam corrompidos.

Publicar em diretório no servidor

Esta opção gera os arquivos diretamente no diretório informado. Devemos informar o caminho absoluto do diretório de publicação.

Escolha tipo Diretório da publicação

Essa opção está disponível apenas quando a publicação for realizada no mesmo servidor em que o Scriptcase está instalado.

Publicar em servidor de FTP

Esta opção gera os arquivos diretamente no servidor remoto de FTP.

Escolha tipo FTP da publicação

Atributo Descrição
Servidor de FTP Neste campo é necessário informar o servidor que será usado para publicar o projeto. Insira aqui o domínio ou IP de seu servidor FTP.
Usuário Usuário FTP do servidor de produção, lembrando que este usuário deve ter permissão de escrita na pasta do servidor, caso contrário não funcionará.
Senha Senha vinculada ao usuário informado.
Diretório no FTP Caminho absoluto do diretório do servidor escolhido para publicar o projeto.

NOTA: Para utilizar esta opção é necessário que se tenha um servidor que disponibilize o acesso FTP e um usuário com permissões de escrita na pasta do mesmo.

Publicar em servidor de SFTP

Esta opção gera os arquivos diretamente no servidor remoto de SFTP.

Escolha tipo SFTP da publicação

Atributo Descrição
Servidor de SFTP Servidor o qual será usado para publicar o projeto. Insira aqui o domínio de seu servidor SFTP.
Porta Define a porta que será utilizada na conexão com o servidor.
Usuário Usuário SFTP do servidor de produção, lembrando que este usuário deve ter permissão de escrita na pasta do servidor, caso contrário não funcionará.
Senha Senha vinculada ao usuário informado.
Diretório no FTP Caminho absoluto do diretório do servidor escolhido para publicar o projeto.
Compactar arquivos antes do envio Esta opção define se os arquivos serão compactados antes do envio para o servidor ou se serão enviados um a um. Recomendamos marcar a opção para que os arquivos sejam compactados antes do envio, desta forma a publicação tende a ser bem mais rápida principalmente ao realizar publicações com um número elevado de arquivos.

NOTA: Para utilizar esta opção é necessário que se tenha um servidor que disponibilize o acesso SFTP e um usuário com permissões de escrita na pasta do mesmo.

Arquivos gerados

Ao final do processo, será exibido um relatório das aplicações publicadas.

Tela final da publicação

Diretórios do servidor

Na raiz do servidor foi criada uma pasta(tipica) onde iremos descompactar os arquivos de publicação.

Diretório dos servidor

No final do processo de descompactação dos arquivos, devemos acessar nosso projeto pelo browser.

No primeiro acesso devemos configurar as conexões no Ambiente de produção.

Primeiro acesso