Posicionamento dos Campos
Nesta configuração serão definidos os campos que farão parte da aplicação em execução, para utilização do usuário do sistema.
As aplicações são estruturadas com páginas e blocos, desta forma, para que a aplicação execute corretamente, todos os campos devem está posicionados dentro de um bloco, que por sua vez, deve está dentro de uma página.
Algumas aplicações possibilitam a utilização de multiplas páginas e blocos, sempre seguindo esta estrutura.
Na coluna da esquerda, são exibidos todos os campos da aplicação e o campo Busca, que auxilia na localização dos campos. Na coluna da direita estão os campos selecionados para exibição ao executar a aplicação.
Na imagem abaixo é possível ver a estrutura mencionada anteriormente, com os campos posicionados no bloco (grid_Customers) dentro da página (Pag1).
Adicionar e Remover campos da aplicação
A configuração dos campos deve ser realizadas utilizando os botões de seleção, localizados entre as colunas.
- - Mover todos os campos para a direita.
- - Move apenas os campos selecionados para a direita
- - Move apenas os campos selecionados para a esquerda.
- - Mover todos os campos para a esquerda.
Na coluna da esqueda, estão os campos da aplicação que não estão em uso no filtro, já a coluna da direita mostra todos os campos selecionados e a ordem que serão exibidos.
Para adicionar campos ao filtro, selecione os campos que deseja no filtro e clique no botão .
Para selecionar campos em sequencia basta clicar em um campo e arrastar. Precionando control (Ctrl) é possível selecionar multiplos campos alternados.
Pesquisa e posicionamento
Ordem de exibição dos campos
Os campos serão exibidos na aplicação respeitando a ordem definida na coluna da direita.
A ordem de exibição deve ser definida utilizando os botões de ordenação e que irão mover os campos selecionados na coluna.
Lembrando que os campos devem está posicionados dentro de um bloco (grid_customers) que por sua vez deve está dentro de uma página (Pag1).
Ordernação dos campos
Salvar e Restaurar
Abaixo das colunas existem dois botões:
- Salvar que grava o posicionamento atual dos campos nas colunas.
- Restaurar que reorganiza os campos retornando para o ultimo posicionamento salvo.