Feedback Imprimir

Texto Multiplas Linhas

Configuração Geral

Interface de configuração do campo texto múltiplas linhas. Interface de configuração do campo texto múltiplas linhas.

  • Tipo do dado : Define o tipo do campo da aplicação. Quando o campo é definido como texto com múltiplas linhas, permite a exibição de quebras de linhas como a tag
    do HTML.
  • Label : Define o título do campo na aplicação. Por exemplo: se o campo estiver definido no banco de dados como cmp_nome_cliente fica mais claro o entendimento se o mesmo for exibido como Nome do Cliente.
  • Tipo SQL : Informa o tipo do campo no banco de dados.

Configurações de Lookup

Forma utilizada para disponibilizar ao usuário final uma lista de valores onde poderão ser selecionados os itens que serão utilizados no formulário. Por exemplo, para um campo sexo no banco de dados com valores M ou F pode ser apresentado como Masculino ou Feminino ou de forma dinâmica, ter esses valores recuperados de uma tabela do banco de dados.

Configuração de exibição de campo com lookup de consulta. Configuração de exibição de campo com lookup de consulta.

  • Métodos para Lookup

    Estão disponíveis dois métodos de lookup: Manual (informando manualmente as condições de seleção) ou Automático (utilizando uma query de banco de dados).

    Seleção do tipo de Lookup. Seleção do tipo de Lookup.

    • Lookup de Edição - Automático

      Interface Lookup de Consuta Automático. Interface Lookup de Consuta Automático.

      • Comando Select : Define o comando SQL que irá recuperar o valor a ser exibido no campo da consulta. O comando deverá ter o seguinte formato SELECT campo_a_ser_exibido FROM tabela WHERE campo_chave = {campo_da_consulta}.

        O campo da consulta deve ser referenciado sempre entre chaves {}. No momento da execução, o campo entre chaves será substituido pelo seu valor na tabela.

      • Múltiplas Opções : Quando o Comando Select informado retornar vários valores, a opção Sim deve ser selecionada.
      • Delimitador : Define o separador dos valores retornados pelo Comando Select, esta opção deverá ser preenchida quando estiver marcado Sim no atributo Múltiplas Opções.
      • Usar o lookup em :
        • Consulta : Aplica o lookup em todas as formas de consulta (HTML, PDF, XML , CSV e RTF).
        • Resumo : Aplica o lookup somente no resumo (HTML e PDF).
        • Ambos : Equivale à marcação das opções Consulta e Resumo.
      • Valor Default : Define um valor padrão, usado nos casos onde o comando select não retorna nenhum valor.
      • Exibir valor original e lookup : Quando selecionado Não, é exibido apenas o valor retornado pelo Comando Select. Caso contrário, serão exibidos o valor original do campo e o valor retornado pelo Comando Select separados pelo caracter definido em Separados por.
      • Separados Por : Define o(s) caracter(es) que será(ão) usado(s) para separar o valor orignal do campo e o valor retornado pelo Comando Select. Esta opção deverá ser preenchida quando estiver marcado Sim no atributo Mostrar valor original e lookup.
      • Usar conexão específica : Permite selecionar uma outra conexão existente no projeto diferente da conexão atual da consulta.
    • Lookup de Edição - Manual Lookup usado para modificar a exibição do campo com valores pré-definidos.

      Interface Lookup de Consulta Manual. Interface Lookup de Consulta Manual.

      • Tipos de Lookup Define o modo de funcionamento do lookup, podendo ser : Simples Valor , Múltiplos Valores (Delimitador), Múltiplos Valores (Posição) e Múltiplos Valores (Binário).

      • Simples Valor Será exibido apenas um valor para o campo. É feita uma substituição direta do valor armazenado no banco por um label definido em uma lista.

        Configuração do lookup Simples Valor. Configuração do lookup Simples Valor.

        • Label : Texto que será exibido na consulta.
        • Valor : Atributo que corresponde ao valor armazenado na tabela. Por exemplo, o valor M será substituído por Masculino.
      • Múltiplos Valores (Delimitador) Poderão ser exibidos vários valores para o campo selecionado. Os valores devem ser separados por um delimitador a ser informado. É feita uma substituição das partes de uma string armazenada no campo, separadas por um delimitador, por valores contidos em uma lista.

        Configuração do lookup Múltiplos Valores (delimitador). Configuração do lookup Múltiplos Valores (delimitador).

        • Label : Texto que será exibido na consulta.
        • Valor : Atributo que corresponde ao valor armazenado na tabela. Por exemplo, o valor E;C será substituído por Esportes Cinema .
        • Delimitador : Caracter usado para separar os valores dentro de uma mesma string.
      • Múltiplos Valores (Posição) Permite recuperar diversas informações armazenadas em uma única string do campo selecionado. Para que estas informações sejam recuperadas são informados, além do label, a posição inicial e a quantidade de bytes que cada informação ocupa dentro da string.

        Como exemplo usaremos uma string para armazenar Sexo, Estado civil e Hobby respectivamente. Sexo ocupa um byte, estado civil um byte e hobby dois bytes.

        Para tanto definimos a lista como:

        Label Valor Inicio Tamanho
        Masculino M 1 1
        Feminino F 1 1
        Casado C 2 1
        Solteiro S 2 1
        Estudar ED 3 2
        Esportes ES 3 2
        Ler LE 3 2

        Exemplo: A string MCED seria apresentada na consulta como: MasculinoCasado Estudar.

        Configuração do lookup Múltiplos Valores (Posição). Configuração do lookup Múltiplos Valores (Posição).

        • Label : Texto que será exibido na consulta.
        • Valor : Atributo que corresponde ao valor armazenado na tabela. Por exemplo, o valor M será substituído por Masculino.
        • Início : Posição inicial na string onde a informação está gravada. A primeira posição é sempre 1.
        • Tamanho : Quantidade de bytes que a informação ocupa na string.
      • Múltiplos Valores (Binário) Permite recuperar diversas informações armazenadas em forma decimal do campo selecionado.

        Como exemplos usaremos a seguinte lista (apesar de não ser informado na interface de inclusão de valores na lista, cada item possui um valor atribuido automaticamente de acordo com a ordem):

        Valor Atribuído Descrição no Lookup
        1 Esportes
        2 Cultura
        4 Lazer
        8 Leitura
        16 Música

        Para exibição dos dados é realizada uma decomposição do número decimal armazenado no banco. Por exemplo: os números 11 e 12 (gravados na base de dados) seriam decompostos da seguinte forma:

        11 = 1 + 2 + 8 = (Esportes - Cultura - Leitura)

        Valor Atribuído Descrição no Lookup
        1 Esportes
        2 Cultura
        4 Lazer
        8 Leitura
        16 Música

        12 = 4 + 8 = ( Lazer - Leitura)

        Valor Atribuído Descrição no Lookup
        1 Esportes
        2 Cultura
        4 Lazer
        8 Leitura
        16 Música

        Configuração do lookup Múltiplos Valores (Binário). Configuração do lookup Múltiplos Valores (Binário).

        • Label : Texto que será exibido na consulta.
      • Botão Incluir : Inclui na lista os valores preenchidos nos campos Label e Valor.
      • Botão Alterar : Altera os atributos do item selecionado.
      • Botão Excluir : Exclui o item selecionado.
      • Botão Limpar : Limpa os campos.
      • Botão Salvar : Permite que o usuário salve toda a lista, para posterior utilização através da opção Carregar Definição de Lookup.
      • Carregar Definição de Lookup : Permite carregar uma Lista de valores pré-definida para uso como lookup.
      • Usar o lookup em :
        • Consulta : Aplica o lookup em todas as formas de consulta (HTML, PDF, XML , CSV e RTF).
        • Resumo : Aplica o lookup somente no resumo (HTML e PDF).
        • Ambos : Equivale à marcação das opções Consulta e Resumo.
      • Valor Default : Define um valor padrão, usado nos casos onde o valor armazenado não corresponde a nenhum valor da lista.
      • Exibir valor original e lookup : Quando selecionado Não, é exibido apenas o valor retornado pelo Comando Select. Caso contrário, serão exibidos o valor original do campo e o valor retornado pelo Comando Select separados pelo caracter definido em Separados por.
      • Separados Por : Define o(s) caracter(es) que será(ão) usado(s) para separar o valor orignal do campo e o valor retornado pelo Comando Select. Esta opção deverá ser preenchida quando estiver marcado Sim no atributo Mostrar valor original e lookup.