Feedback Imprimir

Criando uma nova aplicação

Nova Aplicação

O processo de criação de uma aplicação é bastante simples e intuitivo.

Você só precisa selecionar qual aplicação deseja gerar na lista de aplicações diponiveis no Scriptcase, que ela será gerada automaticamente.

Lista de aplicações que pode ser criadas

Dados da Aplicação

Nesta aba você deve selecionar a conexão que será utilizada na aplicação. Ao selecionar a conexão as tabelas serão carregadas, e serão exibidas no campo Tabela.

É possível selecionar mais de uma tabela na criação de uma aplicação de consulta. Neste caso, uma nova aba Relacionamento será exivida, onde podemos verificar se o relacionamento entre as tabelas selecionadas está correto. Para mais detalhes sobre a aba Relacionamento Clique aqui.

Após selecionar as tabelas e campos que deverão fazer parte da aplicação o nome da aplicação será formado pelo tipo + nome da tabela.

Ex: grid_orders Entretanto é possível alterar o nome da aplicação para qualquer outro desejado.

Campos obrigatórios para a criação das aplicações

Conexão

Define a conexão usada para a criação da aplicação. Serão listadas as conexões existentes no projeto.

Tabelas

Define as tabelas que serão usadas na aplicação. (Formulário e Calendário podem utilizam apenas uma tabela).

Campos

Define os campos que faram parte das aplicações.

Comando Select

Exibe o comando select criado após selecionar as tabelas e campos. Este campo permite também a inserção de um SQL criado previamente, desde que utilize tabelas existentes na base de dados selecionada na conexão.

Nome

Nome da aplicação que está sendo criada, não pode conter caracteres especiais.

Localização

Idioma da aplicação que será criada. O idioma padrão do projeto vem selecionado automaticamente.

Criar também um Formulário para editar a Consulta

Ao criar uma consulta com esta opção marcada, será criado também um formulário com uma ligação de edição. Esta ligação permite adicionar e editar registros a partir da consulta. Para mais detalhes sobre a ligação de edição, clique aqui.

Esta opção está disponível apenas quando a consulta é criada com uma tabela.

Padrão de criação de consultas vinculadas a formularios

Ao marcar esta opção, será exibida uma caixa de diálogo onde devemos definir o comportamento padrão do Scriptcase para a criação das demais consultas do projeto.

Definição de padrão na criação de formulário automático

É possível definir como padrão a criação de um formulário junto da consulta, mantendo o checkbox Criar também um Formulário para editar a Consulta ativo.

Ao desmarcar a opção Sempre exibir esta mensagem, a caixa de diálogo não será mais exibida.

Estas definições podem ser alteradas posteriormente acessando o menu Configurações > Meu Scriptcase.

Após fechar a caixa de diálogo, será necessário informar um nome para o formulário que será criado. Ao selecionar uma tabela o Scriptcase preenche com o nome padrão.

Input para a definicão do nome do form que será criado.

Executar aplicação após criação

Esta opção define se a consulta será executada após sua criação.

Opção para executar a grid após a criação da aplicação.

Ao marcar esta opção, será exibida uma caixa de diálogo onde devemos definir o comportamento padrão do Scriptcase para a criação das demais consultas do projeto.

Caixa de diálogo para a definição padrão de executar a consulta após criação

É possível definir como padrão a execusão da consulta, macando a opção Executar aplicação após criação e clicando em salvar.

Ao desmarcar a opção Sempre exibir esta mensagem, a caixa de diálogo não será mais exibida.

Estas definições podem ser alteradas posteriormente acessando o menu Configurações > Meu Scriptcase.

Relacionamento

Ao selecionar duas ou mais tabelas, a aba “Relacionamento” será exibida.

Nesta aba podemos visualizar o relacionamento criado entre as aplicações, onde podemos editar os campos relacionados.

Ao clicar em uma ligação, da tela acima, será exibido o formulário de edição dos campos relacionados, como você pode ver logo abaixo.

Campos relacionados

Editar Campos

Nessa aba será listado os campos que serão criados na aplicação, bem como seus nomes de exibição e tipos. Aqui podemos realizar pequenas configurações, como a alteração de seu nome de exibição e a alteração do seu tipo.

Listagem de campos no processo de criação da grid

  • Campos - Nome dos campos na base de dados.
  • Label - Nome dos campos na visualização da aplicação gerada.
  • Tipo de dado - Tipo de dado do campo.
  • Grid - Define os campos disponíveis na consulta.
  • Filtro - Define os campos disponíveis no filtro.

Temas

Nessa tela você seleciona o tema que a aplicação irá utilizar. O tema padrão do projeto, que pode ser visualizado em Projeto > Propriedades, virá selecionado automaticamente.

Definição do esquema das aplicações

  • Tema - Lista de temas disponíveis no projeto.

Após todas as configurações feitas clique no botão Criar. Na próxima tela será exibido a configuração da aplicação criada.