- Comando SQL - Apresenta o comando SQL informado na criação do Report Pdf. Este comando pode ser modificado para retirada e inclusão de novos campos, funções e etc. Só não será permitida a retirada de tabela(s) do comando.
Dica: O usuário pode utilizar o SQL Builder para montagem rápida do comando.
Em alguns casos, é necessário que haja a execução de um comando SQL antes do processamento da Query da consulta. Necesse caso é possivel adicionar o comando antes da Query separado por ponto-e-vigula. Isso pode ser feito tanto na edição da Aplicação quanto no momento de criação(Wizard). Veja um exemplo abaixo:
SET DATEFORMAT dmy;
SELECT
date_diff(DAY, "07-06-2007", campo)
FROM
tabela
- Preparação SQL - Através deste campo o usuário poderá informar comandos SQL ou nome de procedures que deverão ser executados antes mesmo do select principal da aplicação.
- Conexão - Exibe o nome de conexão (database) que a aplicação está utilizando para sua execução, esta conexão pode ser trocada por outra que contenha as mesmas tabelas (SQL).
- Usar Mensagem Personalizada - Permite definir a mensagem a ser exibida caso a consulta não retorne nenhum registro, (EOF) . Para que a mensagem seja exibida é necessário marcar como "Sim".
- Mensagem de Registro Inexistente - Mensagem a ser exibida. Campo associado a "Usar Mensagem Personalizada".
- Nome da Fonte - Nome da fonte que será utilizada, clique no ícone ao lado e escolha a fonte. Campo associado a "Usar Mensagem Personalizada".
- Tamanho da Fonte - Escolha o tamanho da fonte. Campo associado a "Usar Mensagem Personalizada".
- Cor da Fonte - Cor da fonte. Campo associado a "Usar Mensagem Personalizada".
- Variável para Tabela - Estes campos preenchidos, possibilitam que parte do nome da tabela definida no select, seja trocado antes da execução do comando por um conteúdo de uma variável.

Nota: No primeiro campo deve-se preencher com o nome da variável. O segundo campo deve ser preenchido com a parte do nome da tabela a ser substituída.
- Variáveis para Campos - Permite trocar o nome de um campo do select pelo conteúdo de uma variável. Esta troca ocorre antes da execução do comando.

Nota: No primeiro campo deve-se preencher o nome da variável, no segundo campo deve ser selecionado o nome do campo a ser substituído.