Filtro Avançado
Selecionar Campos
Adicionando e removendo campos de aplicativos
A configuração dos campos deve ser realizadas utilizando os botões de seleção, localizados entre as colunas.
- - Mover todos os campos para a direita.
- - Move apenas os campos selecionados para a direita
- - Move apenas os campos selecionados para a esquerda.
- - Mover todos os campos para a esquerda.
Na coluna da esqueda, estão os campos da aplicação que não estão em uso no filtro, já a coluna da direita mostra todos os campos selecionados e a ordem que serão exibidos.
Para adicionar campos ao filtro, selecione os campos que deseja no filtro e clique no botão .
Para selecionar campos em sequencia basta clicar em um campo e arrastar. Precionando control (Ctrl) é possível selecionar multiplos campos alternados.
Pesquisa e posicionamento
Ordem de exibição do campo
Os campos serão exibidos na aplicação respeitando a ordem definida na coluna da direita.
A ordem de exibição deve ser definida utilizando os botões de ordenação e que irão mover os campos selecionados na coluna.
Lembrando que os campos devem está posicionados dentro de um bloco (grid_customers) que por sua vez deve está dentro de uma página (Pag1).
Ordernação dos campos
Salvar e restaurar
Abaixo das colunas existem dois botões:
- Salvar que grava o posicionamento atual dos campos nas colunas.
- Restaurar que reorganiza os campos retornando para o ultimo posicionamento salvo.
Restaurar posicionamento para a ultima definição salva.
Obrigatórios
Define quais campos da aplicação serão de preenchimento obrigatório.
Na aplicação gerada é exibido um marcador ao lado do campo e é gerada uma crítica caso não seja atribuído nenhum valor.
Interface de configuração do posicionamento do marcador.
- Posição do marcador : Posição do marcador em relação ao campo.
- Mostrar mensagem : Exibe ou não a mensagem de erro na validação.
Barra de ferramentas
A barra de ferramentas da aplicação está dividida em duas partes: Superior e Inferior, de forma que é possível definir quais botões serão exibidos em ambos locais. A seleção dos botões das barras de ferramentas, superior e inferior, funcionam de forma independente, permitindo por exemplo, que um botão esteja nas duas barras ao mesmo tempo.
É possível também, separar quais botões serão exibidos quando a aplicação for acessada em um dispositivo móvel, e suas respectivas posições na barra de ferramentas. Como podemos ver na imagem abaixo, temos a seguinte disposição:
Desktop:
Local no qual deve-se configurar a barra de ferramentas para exibição “Versão Web Clássica”, ou seja, tal configuração será usada na aplicação quando ela for acessada através de um Desktop.
Mobile:
Local no qual deve-se configurar a barra de ferramentas para exibição “Versão Moblie”, ou seja, tal configuração será usada na aplicação quando ela for acessada através de um dispositivo Mobile.
Navegação:
Apresenta as opções relativas aos botões de navegação que podem ser exibidos na consulta.
Filtrar:
Executa a aplicação de filtro.
Limpar:
Limpa os campos do filtro.
Editar:
Habilita a opção de Salvar Etiqueta.
Sair:
Sai da aplicação.
Outros:
Apresenta diversas opções relativas às funcionalidades da aplicação.
Idiomas:
Exibe um combobox com os idiomas disponíveis, definidos nas propriedades projeto.
Esquemas:
Exibe um combobox com os temas disponíveis, definidos nas propriedades projeto.
HelpCase:
Exibe um botão com redirecionamento para a página de ajuda.
Separador:
————————-: Exibe uma linha de separação entre os botões, quando utilizados em um grupo de botões.
Use Botões em linha:
Permite o alinhamento dos botões do filtro ao lado dos campos.
Botões inline:
Permite selecionar quais botões serão exibidos ao lado do campo, podendo ordena-los de acordo com o desejado. Esta opção está disponível ao ativar Use Botões em linha nas configurações dos botões.
Configuração dos botões:
Atalhos:
Permite definir teclas de acesso rápido via teclado para as aplicações em execursão.
Posição dos botões em linha:
Define o posicionamento dos botões a direita ou esquerda dos campos.
Quantidade de colunas:
Define a quantidade de colunas de exibição dos botões, permitindo assim configurar se serão exibidos lado a lado ou distribuídos em colunas.
Atalhos do Teclado:
Utilizar teclas de atalho:
Define se a aplicação utilizará teclas de atalho. Quando você ativa esta opção, as configurações de teclas de atalho antigas são desativadas.
Template de atalhos:
Seleciona o template de atalhos a partir dos esquemas criados.
Ação:
Seleciona a ação que será feita ao pressionar a tecla definida.
Teclas:
Seleciona as teclas que serão responsáveis por executar a ação escolhida.
Adicionar “+”:
Adiciona uma nova ação a lista de atalhos.
Clear:
Limpa a preferencia de atalhos de teclado selecionada.
Salvar Filtro
Este recurso permite organizar perfis de pesquisa, ele cria a opção Salvar filtro em uma aplicação de pesuisa, assim é possível salvar uma pesquisa para utilizar posteriormente. Regras podem ser adicionadas.Com essas características é possível salvar pesquisas por login de usuário.
Exemplo utilizando apenas o perfil Público
Interface de Salvar Filtro.
Exemplo adcionando opção de vincular ao usuário logado no sistema
Layout
Neste módulo estão disponíveis recursos de edição, atributos e visualização da aplicação, de forma que podemos atribuir esquemas de visualização, organizar os campos em blocos, definir os valores e o formato do cabeçalho entre outros.
Blocos
Conceitualmente um bloco é um “container” onde posicionamos nossos campos de uma Aplicação de Formulário, Controle ou Consulta com orientação Slide.
Por padrão as aplicações criadas no Scriptcase são constituídas de um único bloco, este com o mesmo nome da aplicação. Podemos adicionar quantos novos blocos quisermos e organizá-los da maneira que nos for mais conveniente. Na tela abaixo observe que há uma coluna chamada ORGANIZAÇÃO , é lá que definimos se o próximo bloco virá ao lado ou abaixo do corrente.
Configuração dos blocos da aplicação
No lado esquerdo de cada bloco existem dois ícones, o primeiro tem a função de editar todas as informações relativas ao bloco e o segundo para exclusão do bloco.
- Organização e Mudança de posição dos Blocos
- Veja abaixo como alterar a ordem de exibição dos Blocos de uma Página.
Clique e araste o bloco que deseja alterar para a sua nova posição.
Configuração de exibição dos blocos da aplicação
- Veja agora como remover um bloco da exibição
Clique sobre o bloco desejado e arraste-o até o item “Blocos não exibidos”. Desta forma, assim como você pode remover um bloco arrastando-o até o item “Blocos não exibidos”, para mudar um bloco de página é só arrasta-lo até a página desejada. Veja as imagens abaixo.
Configuração de exibição dos blocos da aplicação
Configuração de exibição dos blocos da aplicação
- Bloco
- Nome : Nome do Bloco.
- Label : Título do bloco que será exibido na aplicação.
- Titulo
- Exibir : Flag que controla se o título do bloco será exibido.
- Label
- Exibir : Flag que controla se o label dos campos dentro do bloco devem ser exibidos.
- Posição : Opções de exibição do label :
- Acima : o label será exibido acima do campo.
- Ao Lado : o label será exibido ao lado do campo.
- Abaixo : o label será exibido abaixo do campo.
- Campos
- Colunas : Quantidade de colunas a serem exibidas lado a lado dentro do bloco.
- Posição : De que forma os campos serão exibidos dentro do bloco :
- Abaixo : Os campos serão exibidos um abaixo do outro respeitando a quantidade de colunas.
- Ao lado : Os campos serão exibidos ao lado do outro respeitando a quantidade de colunas.
- Corrido : Os campos serão exibidos lado a lado sem conter tabulação.
- Organização
- Próximo : Forma como os blocos ficarão organizados dentro da página:
- Abaixo : Indica que o próximo bloco será exibido abaixo.
- Ao lado : Indica que o próximo bloco será exibido ao lado.
- Largura : Especifica em pixels ou percentual a largura que o bloco deverá ocupar, caso a informação seja em percentual especificar (%).
- Colapse : Habilta opção de fechar (colapse) o bloco.
- Próximo : Forma como os blocos ficarão organizados dentro da página:
-
Inclusção de blocos
Para incluir novos blocos em uma Aplicação, basta clicar no botão . Em seguida, será apresentada a seguinte interface para definição do nome e label do bloco. No fim clique no botão Criar.
Interface de criação dos blocos da aplicação
- Nome : Nome do bloco.
- Label : Texto que será que mostrado no bloco da aplicação.
Edição dos blocos
Para editar um bloco basta clicar no ícone , que fica do lado esquerdo do bloco. Em seguida, será apresentada a seguinte interface para definição dos parâmentros do bloco. No fim clique no botão Salvar.
- Nome : Nome do bloco.
- NTítulo : Exibe o título do bloco.
- Exibir Título : Esta opção, quando ativada, permite exibir o título do bloco.
- Fonte do Título : Nome da fonte aplicada no título do bloco.
- Tamanho da Fonte : Tamanho da fonte aplicada ao título do bloco.
- Cor da Fonte : Cor da fonte do título do bloco.
- Cor do Fundo : Cor de fundo da linha do título do bloco.
- Figura de Fundo : Figura de fundo da linha do título do bloco.
- Altura do Título : Altura em pixels da linha do título do bloco.
- Alinhamento Horizontal : Alinhamento horizontal do título do bloco (Esquerda, Centro e Direita).
- Alinhamento Vertical : Alinhamento vertical do título do bloco(Topo, Meio e Baixo).
- Exibir Label : Exibir os labels dos campos do bloco.
- Colunas : Quantidade de colunas de campos no bloco.
- Largura das Colunas : Forma de cálculo das colunas do bloco.
- Cor do Label : Cor para exibir o label dos campos.
- Organização dos Campos : Forma de organização dos campos no bloco.
- Posição do Label : Define o Posicionamento do label dos campos em relação aos dados.
- Ao Lado - Valor padrão das aplicações, posicionando a label no lado direito do input
- Acima - Posiciona a label acima do input
- Abaixo - Posiciona a label abaixo do input
- Próximo Bloco : Posicionamento do próximo bloco em relação ao atual.
- Cor da Borda : Cor da borda do bloco.
- Largura da Borda : Largura da borda do bloco.
- Largura do Bloco : Largura do bloco (width).
- Altura do Bloco : Altura do bloco (height).
- CellSpacing : Espaçamento das células do bloco.
- Collapse : Habilta opção de fechar (colapse) o bloco.
Visualização
Nesta interface, podemos definir o esquema de visualização de uma aplicação em específico, isto porque o Scriptcase utiliza a definição de Valores Padrões por Projeto, que além do esquema de visualização, permite a definição de valores a outros atributos a nível de Projeto.
Configuração de visualização de temas da aplicação
- Configuração de visualização
- Modelo para o Cabeçalho : Permite a escolha do modelo para compor o cabeçalho da aplicação.
- Modelo para o Rodapé : Permite a escolha do modelo para compor o rodapé da aplicação.
- Botão : Permite a escolha do modelo dos botões da aplicação.
- Temas : Escolhendo um dos temas existentes, será carregado o modo visual (cores,fontes, etc) que irá compor a aplicação.
Cabeçalho
Neste bloco é feita a definição dos conteudos variáveis que farão parte do cabeçalho.
Configuração do cabeçalho da aplicação
Esta tela pode variar dependendo do formato de cabeçalho escolhido dentro da pasta Visualização.
- Exibir Cabeçalho : Esta flag determina se o cabeçalho será exibido.
- Título da Consulta : Permite informar um título para ser exibido na aplicação.
- Variáveis de Cabeçalho : Os campos variáveis podem ser preenchidos com qualquer um dos tipos exibidos no Combobox. Dependendo do tipo, será necessário associar um conteúdo ao mesmo. Abaixo descrevemos os tipos existentes:
- Campo : Quando se escolhe a opção do tipo “Campo”, abrirá um Combobox ao lado com os campos que fazem parte do “Select”. Escolhendo um desses campos, estará associando o valor do campo para exibição no cabeçalho.
- Título : Esta opção quando selecionada exibirá no cabeçalho o valor preenchido no “Título do Filtro”.
- Data : Quando é selecionado o tipo “Data”, será exibido no cabeçalho da controle a data do sistema no formato dd/mm/aaaa. Existem diversos formatos de exibição utilizando a data e a hora do servidor. O formato poderá ser informado no campo texto que aparece ao lado. Para ter acesso aos formatos existentes clique em e aparecerá uma tela explicativa.
- Imagem : Quando selecionado o campo tipo imagem, aparece um campo para o preenchimento do nome da imagem existente no servidor. Para localizar as imagens existentes e selecionar uma, clique no ícone “Escolher imagem” e para disponibilizar novas imagens no servidor clique em “Fazer upload de uma imagem” .
- Valor : Quando selecionado o tipo “Valor”, o conteúdo preenchido no campo texto que aparece ao lado será exibido no cabeçalho, pode ser informado textos e “Variáveis globais”. Ex: “Nome do Funcionário: [v_nome]”.
Rodapé
Configuração do rodapé da aplicação
Esta tela pode variar dependendo do formato de Rodapé escolhido dentro da pasta Visualização.
- Exibir Rodapé : Esta flag determina se o Rodapé será exibido na aplicação.
- Variáveis de Rodapé : Os campos variáveis podem ser preenchidos com qualquer um dos tipos exibidos no Combobox, dependendo do tipo será necessário associar um conteúdo ao mesmo. Abaixo descrevemos os tipos existentes:
- Campo : Quando se escolhe a opção do tipo “Campo”, abrirá um Combobox ao lado com os campos que fazem parte do “Select”. Escolhendo um desses campos, estará associando o valor do campo para exibição no Rodapé.
- Data : Quando é selecionado o tipo “Data”, será exibido no Rodapé da aplicação a data do sistema no formato dd/mm/aaaa. Existem diversos formatos de exibição utilizando a data e a hora do servidor. O formato poderá ser informado no campo texto que aparece ao lado. Para ter acesso aos formatos existentes clique em e aparecerá uma tela explicativa.
- Imagem : Quando selecionado o campo tipo imagem, aparece um campo para o preenchimento do nome da imagem existente no servidor. Para localizar as imagens existentes e selecionar uma, clique no ícone “Escolher imagem” e para disponibilizar novas imagens no servidor clique em “Fazer upload de uma imagem”.
- Valor : Quando selecionado o tipo “Valor”, o conteúdo preenchido no campo texto que aparece ao lado será exibido no Rodapé. Pode ser informado textos e “Variáveis globais”. Ex: “Nome do Funcionário: [v_nome]”.