Tutorial: Mestre/Detalhes entre Empregados e Projetos

Neste exemplo criaremos uma aplicação de Mestre Detalhe simples. Para isto serão desenvolvidas três aplicações: uma Consulta listando todos os empregados, um Formulário Único Registro (Mestre) que permitirá a edição dos dados do empregado e um Formulário Grid Editável view (Detalhe) listando os projetos que o empregado selecionado está associado.

Criando o Formulário Detalhe

1. Crie uma nova aplicação de formulário do tipo Grid Editável View baseada na tabela employeeprojects.

Nota:

Caso tenha alguma dúvida de como criar um Formulário, acesse: Criando um novo Formulário

2. No menu de aplicação acesse o item Posicionamento dos Campos .

3. Remova os campos da exibição do formulário, exceto o campo projectid.

4. No menu de aplicação acesse a pasta Campos e clique no campo projectid.

5. Altere a propriedade Tipo do Dado do campo para Select.

6. Acesse a guia de Lookup de Edição.

7. Na propriedade SQL Select Statement insira o código abaixo:

SELECT
    projectid,
    projectname
FROM
    project
ORDER BY
    projectid

8. Altere a propriedade Usar Título/Negação para sim.

9. Na barra de ferramentas do ScriptCase clique no botão Gerar Fonte.

Criando o Formulário de Employees (Mestre).

10. Crie uma nova aplicação de formulário Único Registro baseada na tabela employees.

11. Acesse a aba de Configurações. Na propriedade Largura da Tabela informe o valor 350 e na propriedade Unidade da Largura da Tabela selecione Pixel.

12. No menu de aplicação clique no item Posicionamento dos Campos e remova todos os campos exceto firstname, title e regionid.

13. Iremos atribuir um valor para o campo employeeid. No menu de aplicação clique no item Editar Campos.

14. No campo employeeid selecione a opção Auto Incremento (Automatico).

Criando relacionamento Mestre/Detalhe

15. No menu de aplicação acesse a pasta Mestre/Detalhes e clique no item Novo Mestre/Detalhe

16. Nas propriedades Nome e Label informe projects e clique no botão Criar

17. Selecione o formulário detalhe, criado anteriormente e clique no botão Prosseguir .

18. Na próxima etapa do wizard faça a ligação relacionando os campos EmployeeID dos dois formulários. Para finalizar clique no botão Salvar.

19. Na barra de ferramentas do ScriptCase clique no botão Gerar Fonte.

Criando a Consulta de Empregados

20. Crie uma nova aplicação de Consulta baseada na tabela employees.

Nota:

Em caso de dúvidas sobre a criação de uma Consulta, acesse: Criando uma nova Consulta

21. Nos Módulos da Grid, deixe apenas o módulo de Consulta habilitado.

22. No menu de aplicação, clique no item Posicionamento dos Campos e remova todos os campos exceto EmployeeID e FirstName.

Fazendo ligação entre a consulta e o formulário (Mestre)

23. No menu de aplicação acesse a pasta Ligações entre Aplicações.

24. Clique no botão Ligações entre Aplicações para iniciar o wizard de ligação.

25. Selecione a Ligação do tipo Edição e clique no botão Prosseguir.

26. Selecione o formulário mestre criado nas etapas anteriores e clique em Prosseguir.

27. Atribua ao campo EmployeeID do formulário o campo EmployeeID da Consulta.

28. Propriedades da ligação. Altere as propriedades de acordo com as imagens abaixo:

29. Agora basta clicar no botão “Executar aplicação”.

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