Tutorial: Relatório Clientes x Pedido

Neste exemplo será demonstrado como criar um relatório utilizando Subconsultas. Para construir esta aplicação serão utilizadas duas consultas, uma baseada na tabela Customers (consulta mestre) e outra baseada na tabela Orders (consulta detalhe).

Criando a consulta detalhe

1. Crie uma nova aplicação de consulta baseada na tabela Orders.

2. Altere as propriedades Orientation,Table Width and Table Width Unit para Slide, 100 and Percent respectivamente.


3. No menu de aplicação clique no item SQL


4. Adicione a linha abaixo ao SQL da Consulta. O conteudo escrito entre colchetes é uma variavel global, que será utilizada para a passagem de paramentros na ligação entre as duas consultas.

WHERE CustomerID = '[v_customer]'

5. Na barra de ferramentas do ScriptCase clique no botão Generate Source.


Criando a consulta Mestre

6. Crie uma nova aplicação de consulta baseada na tabela Customers

7. Acesse o item do Toolbar do menu da aplicação.


8. Em Top Bar habilite os botões: First, Previous, Next, Last, Rows Limit, PDF e HTML alinhados ao Centro.


9. Ainda no item Toolbar do menu da aplicação acesse a guia de edição Options.


10. Deixe habilitado as propriedades Display Titles e Display Summary


Criando uma ligação de Subconsulta

11. No menu de aplicação acesse a pasta Subgrid. Dentro da pasta Subgrid abra a pasta Fields e clique no item New Field.


12. Na propriedade Quantity informe 1 e clique no botão Next.

13. Nas propriedade Name e Label informe subgrid e Orders respectivamente. Para criar o campo clique no botão Create.

14. Clique no botão Create Link.

15. Selecione a consulta detalhe e clique no botão Next.

16. Neste etapa vamos informar qual será o valor passado para a variavel gloval [v_customer]. Clique no valor Field e escolha o campo CustomerID. Clique no botão salvar para finalizar.

Formatando a Visualização do Relatório utilizando Blocks

17. No menu de aplicação acesse a pasta Layout e clique no item Blocks.


18. Clique sobre o botão Create New Block para criar um novo bloco.


19. Para as propriedades Name e Label informe Business. Clique no botão Create para finalizar.


20. Repita o mesmo processo para criar o bloco Orders.

21. Altere os blocos existentes usando a formatação exibida na imagem abaixo.


Organizando as campos do Relatório entre os Blocks

22. No menu de aplicação clique sobre o item Select Fields.


23. Organize os campos de acordo com a tabela abaixo:

Bloco Campos
General CustomerID
CompanyName
ContactName
ContactTitle
BirthDate
Adress
CityID
RegionID
PostalCode
Country
Phone
Fax
Business CreditLimit
Notes
Orders subgrid

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