Recursos / Grid Editável

Grid Editável

Grids Editáveis PHP

Em aplicações WEB é fácil encontrar grids sendo utilizadas para exibir uma sequência de dados, isso porque seu formato e layout permitem que facilmente seja feita uma análise massiva de dados. O formato que exibe os registros em linhas e informações por colunas facilita a visualização e tem uma fácil aceitação e assimilação por parte do usuário. Em qualquer linguagem de programação, as grids são utilizadas principalmente em telas de relatórios já que seu formato possibilita que outras funções como agrupadores e totalizadores sejam facilmente implementados. Além disso, o formato otimizado para impressão ajuda ainda mais na padronização das telas. Por esse motivo, as grids acabam se tornando a melhor opção para analizar e comparar dados.

Grids Editáveis estão um passo à frente das grids normais, isso porque elas não apenas mostram dados, mas também permitem que o usuário os edite no próprio relatório. Todo o CRUD (Create, Read, Update and Delete) fica disponível nas Grids Editáveis. Como têm uma visualização amigável, é muito comum que elas sejam usadas para editção de registros em grande escala. Este recurso pode ser usado cada vez que você precisar modificar uma grande quantidade de registros, especialmente em entrada de dados.

Grids Editáveis PHP

Analíse o seguinte cenário, diversas pessoas precisam ter seus respectivos números de telefone alterados, para isso o usuário precisará entrar em um relatório e clicar um a um nos registros cadastrados, entrar nas suas respectivas telas de cadastro e realizar a alteração. O tempo que será gasto nesse caso é muito grande, então para essa situação uma grid com campos editáveis acaba sendo uma ótima solução.

Com as grids editáveis é possível trazer um grande volume de registros e editar os campos na própria grade. Utilizando um modelo inteligente é possível editar diversos registros de uma única vez, isso significa economia de tempo e muito mais agilidade no processo.O grande problema das grids editáveis está no tempo de desenvolvimento, muitas linguagens não disponibilizam maneiras simples de implementá-las e isso acaba sendo um dos empecilhos para que ela seja incluída no projeto.

Temos 3 diferentes tipos de Grids Editáveis no Scriptcase:

  • Múltiplos Registros: Exibe quantos registros você desejar, permitindo ainda que você edite todos os registros ao mesmo tempo, usando um único botão.
  • Grid Editável: Exibe quantos registros você desejar, permitindo ainda que você edite os registros linha à linha. (registro à registro)
  • Grid Editável (View): Exibe quantos registros você desejar, e para editar um registro você precisa abilitar o modo de edição clicando no ícone no canto da linha.

Veja Alguns Exemplos

Com o Scriptcase você pode criar Grids Editáveis rapidamente de maneira muito simples. Usando os recursos nativos da ferramenta, você pode criar-lás em minutos. Umas vez que a base de dados está escolhida, o Scriptcase cria automaticamente toda a estrutura PHP e HTML, métodos e interações para exibição e edição dos dados. O que representa um acréscimo de valor à seu projeto.

Aprenda mais sobre isso e outros recursos do Scriptcase. Baixe agora uma versão grátis da nossa ferramenta e comece hoje à desfrutar todos os seus benefícios.