Scriptcase 9.10.010 Lançado em ! Veja todas as novidades da versão

Menu

Framework PHP

Primeiro vamos analisar pela terminologia em Inglês: Framework php seria uma estrutura básica subjacente a um sistema, conceito ou texto. O que pode ser a estrutura subjacente de um software? Uma coleção de bibliotecas diferentes juntas para fornecer um conjunto de código geral reutilizável que então pode ser personalizado para um aplicativo específico.

Bom, em sistemas de computação, um framework muitas vezes é uma estrutura em camadas, indicando o tipo de programas que podem ou devem ser construídos e como que eles se inter-relacionam. Algumas estruturas de sistema de computador também incluem programas reais, especificam interfaces de programação ou oferecem ferramentas de programação para usar os frameworks.

No wikipedia encontramos a definição de que framework em desenvolvimento de software é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica. Um framework pode atingir uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação. Ao contrário das bibliotecas, é o framework quem dita o fluxo de controle da aplicação, chamado de Inversão de Controle.

Numa biblioteca de classes, por exemplo, cada classe é única e independente das outras num framework, as dependências/colaborações estão embutidas (wired-in interconnections) com biblioteca, as aplicações criam as colaborações. Um framework impõe um modelo de colaboração (o resultado da análise e design) ao qual você deve se adaptar. Ao receber um framework, o trabalho consiste em prover os pedaços que são específicos para sua aplicação. O framework captura a funcionalidade comum a várias aplicações.

Tirando os termos técnicos e simplificando a explicação, framework é basicamente um monte de bibliotecas, funções, classes e objetos  reutilizáveis que ajudam a poupar tempo. Como Frameworks podemos citar: Laravel, Zend framework, Cakephp, CodeIgniter, Symfone, jQuery, Prototype e etc.

Como exemplo simples de framework “puro” usado pelo Scriptcase temos o “prod” (Ambiente de Produção), que é  uma área administrativa do sistema publicado pelo Scriptcase, onde se define os dados de conexão e outras configurações. Um ambiente de produção inclui um conjunto de bibliotecas comuns usadas pelas aplicações desenvolvidas pelo Scriptcase. Ele inclui recursos como: PDF,  programação, XLS (Excel), banco de dados (Access Layer), processamento de imagem e as bibliotecas de JavaScript. O ambiente de produção do Scriptcase é compatível com as seguintes plataformas: Windows, Linux, IBM I5/OS400, FreeBSD, Solaris e Mac OS.

Por que tantos desenvolvedores usam frameworks? Não há nenhum problema “prós e contras”, eles simplesmente tornam a vida de um programador muito mais fácil!

 

FRAMEWORK PHP

Para quem programa em PHP a utilização de um framework PHP rico em recursos é essencial e representa lucros e ganhos de produtividade. Como a linguagem é basicamente mantida por desenvolvedores, existem diversas opções de frameworks PHP no mercado, cada uma com seus recursos e peculiaridades. Só que o que realmente vai determinar se uma framework é útil ou não é o volume de recursos que ela disponibiliza para que o trabalho do programador seja minimizado. 

Muitas vezes uma framework PHP pode disponibilizar somente métodos e com isso será necessário estudar toda a sua documentação e isso acaba demandando tempo do projeto, esse tempo acaba impactando no volume de horas totais e consequentemente no orçamento do projeto. Quanto maior o número de recursos e componentes prontos que dependam somente de configuração, melhor o framework PHP será.

 Isso porque o tempo é realmente o fator mais relevante, com menos tempo de implementação fica muito mais fácil entregar o projeto, prazos mais rápidos significam maiores aumento dos rendimentos.

O Scriptcase não é um framework PHP, embora possa ser usado como um framework estruturado. No entanto, sendo uma ferramenta RAD e low-code, ele funciona como um gerador de código PHP, a partir de um projeto em seu ambiente de desenvolvimento. Seu ambiente de trabalho é baseado em uma interface Web minimalista e acesso rápido a ferramentas produtivas e é aí que fazemos o desenvolvimento em si (localmente), mas para publicar o sistema (colocá-lo em produção) em um ambiente web (em um servidor) os módulos devem ser gerados (um tipo de compilação) em pastas individuais estruturadas sob uma lógica genérica e própria; que finalmente gera código PHP “normal” que pode ser publicado em qualquer servidor web que basicamente suporte a linguagem PHP e o banco de dados que usamos.

Você ainda tem total autonomia sobre o código fonte gerado, isso representa muito mais liberdade para que você possa trabalhar. Com algumas configurações simples nos componentes você criará telas em poucos minutos, isso significa mais resultados para os seus projetos web!

Quer conhecer mais sobre o Scriptcase low-code? Então baixe já a versão gratuita da nossa ferramenta e comece hoje mesmo a aproveitar todos esses benefícios.

Scriptcase  low-code como Gerador de sistemas PHP

Com sua interface traduzida para 10 idiomas e com configurações regionais compativeis com mais de 120 paises o Scriptcase low-code gerador de código PHP é o unico em sua categoria que roda diretamente no navegador e dessa forma podendo ser instalado em um servidor nas nuvens e desta forma acessado de qualquer lugar com internet.

Tudo criado com o Scriptcase low-code gerador de código PHP funciona de forma independente do Scriptcase, tudo criado por ele é conteúdo PHP e HTLM em qualquer servidor web com suporte a PHP, seja localmente em sua máquina, em um servidor na intranet ou ainda na internet.

Exemplos

Execute rapidamente um exemplo criado com o Scriptcase, seja ele um sistema completo ou uma simples aplicação.

Ver exemplos »

Demo Online

Conheça o Scriptcase utilizando nosso ambiente de demonstração e nossas bases de dados de exemplos.

Inicie uma Demo »

Recursos

Confira os recursos do Scriptcase e veja como economizar tempo entregando aplicações completas para internet ou intranet.

Ver recursos »

O Scriptcase low-code segue o caminho natural do desenvolvimento de sistemas, isso é possível através da criação de aplicações customizáveis, que se interligam para atender as necessidades de desenvolvimento mais complexas, entre elas podemos ressaltar:

- Consultas, que exibem os dados armazenados na base dados. Com alguns cliques podemos transformar dados em relatórios gerenciais avançados, com agrupamentos, somas e cálculos em campos virtuais. Dados que também poderão ser filtrados ou mostrados em forma de Gráficos e Resumos

- Formulário, usado para exibir e manipular a informações, possibilitando a criação de validações, em tempo de execução, escondendo toda a complexidade da comunicação da aplicação com a base dados. A aplicação de formulário se adequa quando acessada de um dispositivo móvel.

- Controle, uma aplicação de programação livre usada para executar processamentos avançados que necessitem de uma interface, como uma tela de login por exemplo. A aplicação Blank também poderá ser usada para requisições mais robustas.

- Menus, aplicações usada para exibir em forma de menu outras aplicações criadas com o Scriptcase, também com responsividade em dispositivos móveis.

Faça o download ou teste online totalmente de graça. Scriptcase low-code, desenvolva uma vez e acesse de qualquer lugar!

Aproveite o Scriptcase hoje.

Aproveite a melhor e mais eficiente ferramenta de desenvolvimento web baseado em banco de dados. Um poderoso gerador PHP para desenvolver sistemas completos de forma segura e rápida, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Teste Online Baixe e Teste por 20 dias