Autor Tópico: Tradução de dados no banco (Idioma)  (Lida 421 vezes)

ricardosenaspbr

• Intermediário
  • Non scholae, sed vitae discimus
Tradução de dados no banco (Idioma)
« Online: Novembro 06, 2014, 02:34:16 pm »
Boa tarde Pessoal, tudo bem?

Bom alguém tem alguma sugestão de como posso recuperar uma informação do banco e traduzir por exemplo para inglês, conforme o idioma selecionado?

Tentei criar no dicionário e depois informar no sql: select {lang..} from tabela, porém não passou o parâmetro.

Muito Obrigado, pela atenção dispensada!

Ricardo Sena

atenciosamente,

Ricardo Sena
Analista de T.I.
V. 8.1
"Non scholae, sed vitae discimus"(Não estudamos para a escola, mas para a vida)

Willian Fernando

• Expert
  • .....
    • Email
Re:Tradução de dados no banco (Idioma)
« Responder #1 Online: Novembro 06, 2014, 02:53:48 pm »
Eu tive a mesma pergunta no inicio, y me respondi por mim mesmo..

Não e possível.

Por exemplo no meu caso tenho um sistema em Espanhol y português.
No banco de dados quando mostro informações que foram inseridas pelo sistema (me refiro a por exemplo Menus que no me caso e dinâmico y esta na base de dados) eu tive que insertar 2 linhas por cada menu 1 linha PT-BR y outra ES..
Na hora de montar o menu eu verifico que idioma o usuário esta usando y paço o parâmetro para o select que monta o menu...

ricardosenaspbr

• Intermediário
« Responder #2 Online: Novembro 06, 2014, 02:56:04 pm »
Eu tive a mesma pergunta no inicio, y me respondi por mim mesmo..

Não e possível.

Por exemplo no meu caso tenho um sistema em Espanhol y português.
No banco de dados quando mostro informações que foram inseridas pelo sistema (me refiro a por exemplo Menus que no me caso e dinâmico y esta na base de dados) eu tive que insertar 2 linhas por cada menu 1 linha PT-BR y outra ES..
Na hora de montar o menu eu verifico que idioma o usuário esta usando y paço o parâmetro para o select que monta o menu...

Justamente não queria fazer isso, mas acredito que por enquanto será a melhor alternativa.
Obrigado!!
atenciosamente,

Ricardo Sena
Analista de T.I.
V. 8.1

Marcio Akira Okamura

• Novato
  • *
    • Email
« Responder #3 Online: Dezembro 27, 2015, 09:52:33 am »
Bom dia.

Hoje ao preparar meu sistema para Português/Inglês vi que a ferramenta do Scriptcase é fantástica para botões, títulos entre outras coisas. Mas, e os dados ? Com certeza parece ser um atrevimento querer "alterar" os dados imputados pelo cliente, correndo o risco de distorcer uma tradução. Mas, que sentido faz eu listar uma tabela o table de Materiais ou Materials, se vai aparecer "cadeira" e não "chair"....

É um desafio que lanço para nós encontrarmos uma solução !

Abraços.

Marcio Okamura

Kleyber

• Expert
    • Email
« Responder #4 Online: Dezembro 27, 2015, 10:52:52 am »
Particularmente não vejo sentido nisso. Quem usa o sistema em inglês, vai inputar os dados em inglês; quem usa em espanhol, a mesma coisa. Então por que tentar "traduzir" os dados?
Kleyber Derick

ITIL® V3 Foundation Certified
Analista de Sistemas
São Luís - Maranhão
www.tkinformidia.net

mendesjunior1

• Intermediário
« Responder #5 Online: Dezembro 27, 2015, 01:11:31 pm »
Concordo com o Kleyber. Em relação aos dados o usuário vai colocar a informação no seu idioma. No tocante ao sistema como itens do menu etc. acho que a solução seria adicionar os idiomas no projeto, menu Projeto-> Propriedades-> Localizações, depois coloca a opção de mudança de idioma no projeto ou conforme o login do usuário. Em seguida inserir a tradução dos ítens que não estão no dicionário de dados menu Localidades-> Idioma das aplicações e colcoa os índices que precisa nas mensagens do projeto e usa esses índices nos locais apropriados, usa o apoio do google translate para traduzir os itens e boa sorte. Acho que é por aí.   

Marcio Akira Okamura

• Novato
  • *
    • Email
« Responder #6 Online: Dezembro 28, 2015, 11:16:29 am »
Bom dia.

Estou fazendo um site com o scriptcase para alguns Municípios, a ideia de ser dessa forma vai me fazer ganhar alguns contratos, a final pode parecer inútil mas, pagando bem que mal tem ? Sendo assim, ainda vou "remar" mais um pouquinho nesse barco ! rs...

Abraços e obrigado pelas opiniões sinceras.

Marcio.
« Última modificação: Dezembro 28, 2015, 11:36:50 am por Marcio Akira Okamura »

ricardosenaspbr

• Intermediário
« Responder #7 Online: Dezembro 28, 2015, 11:18:14 am »
Particularmente não vejo sentido nisso. Quem usa o sistema em inglês, vai inputar os dados em inglês; quem usa em espanhol, a mesma coisa. Então por que tentar "traduzir" os dados?

Perfeito kleyber.... no meu caso era apenas em alguns campos fixos, porém retornados do banco de dados... Exemplo... ATIVO / INATIVO... gostaria que retornar-se traduzido.;.. Mas vou usar a idéia do willian...

Happy new year!!!!
atenciosamente,

Ricardo Sena
Analista de T.I.
V. 8.1

Jean Matos

• Expert
    • Gestão de Construtoras
    • Email
« Responder #8 Online: Dezembro 28, 2015, 11:44:02 am »
Mas entao use lookup manual.... daí vc poderá gravar no banco um valor, mas no resultado do campo traduzir via base de idiomas..
Sc - 6.xxx , 7.xxx e V8
Windows Server 2008 Enterpriser 64 bits
SqlServer 2008 Express 64 bits
Sistema Integrado de Gestão de Construtoras]WaveTOR - Sistema Integrado de Gestão de Construtoras
Teófilo Otoni - MG
(33)8824-2775