Autor Tópico: [Resolvido] Pequeno desabafo....  (Lida 2125 vezes)

jorgepopel

• Expert
    • iCentro Tecnologia e Sistemas
    • Email
[Resolvido] Pequeno desabafo....
« Online: Novembro 05, 2014, 09:35:22 pm »
Gurizada Medonha........
(Pra quem não sabe essa é uma expressão aqui do RS e não é ofensiva. hehehe)

Tenho visto muitas solicitações aqui no fórum onde a resposta é simples demais: dá uma olhada no help.

Então quero dizer, sem parecer muito chato, vamos dar uma pesquisada nos recursos da ferramenta antes de fazer questionamentos ingênuos.

Essa questão de dizer que é iniciante, dai precisa de ajuda, não cola mais.
Todos somos iniciantes, de uma forma ou outra. Com exceção de 4 ou 5, como o Haroldo, o Jailton e o Jovito (que representam os demais) que são dinossauros na ferramenta.

Todos estão dispostos a ajudar, inclusive eu (com meus parcos conhecimentos). Mas tem coisa que uma pequena lida no help, encontra solução, sem contar que aquilo que a gente pesquisa não esquece mais.

Como diz nosso parceiro Alexandre Buhler: "Vamos ensinar a pescar e não a dar o peixe."

Temos tantos problemas para resolver, principalmente com relação a Bugs, que perguntas ingênuas tiram a concentração, pois todos queremos ajudar.
Eu, particularmente, quando vejo uma dúvida extremamente simples, que é só dar uma olhada nas opções disponíveis para encontrar a solução, penso: "Porque o cara não pesquisa antes de perguntar isso?".
Também fui iniciante, tanto na ferramenta quando na programação para web. Aprendi muito com o fórum, mas também não deixei de pesquisar "extra forum".

Que a polêmica se instale....

Um abraço a todos....

Jean Matos

• Expert
    • Gestão de Construtoras
    • Email
Re:[Resolvido] Pequeno desabafo....
« Responder #1 Online: Novembro 05, 2014, 09:50:07 pm »
Concordo..
Eu por exemplo assisti a todos os vídeos disponibilizados pela NM durante os 20 dias de teste da ferramenta... tem vídeo que revejo até hoje após 2 anos de uso da ferramenta.

Consulto o help constantemente...
Fuço o forum todo atrás de respostas antigas..

e só depois faço perguntas....

foi assim que aprendí...

comprei cursos também... estudo no youtube...etc...

Sc - 6.xxx , 7.xxx e V8
Windows Server 2008 Enterpriser 64 bits
SqlServer 2008 Express 64 bits
Sistema Integrado de Gestão de Construtoras]WaveTOR - Sistema Integrado de Gestão de Construtoras
Teófilo Otoni - MG
(33)8824-2775

Kleyber

• Expert
    • Email
« Responder #2 Online: Novembro 06, 2014, 07:31:15 am »
Concordo plenamente.
Kleyber Derick

ITIL® V3 Foundation Certified
Analista de Sistemas
São Luís - Maranhão
www.tkinformidia.net

Willian Fernando

• Expert
  • .....
    • Email
« Responder #3 Online: Novembro 06, 2014, 08:26:38 am »
Apoio...

Jocimar

• Expert
« Responder #4 Online: Novembro 06, 2014, 08:44:49 am »
Concordo, mas não ensine a pescar, ..., pois, ..., depois que aprende, ..., além de ficar o dia inteiro pescando não larga mais da cerveja também! rs
O uso de qualquer ferramenta / linguagem de programação / etc / ..., depende de explorar, pesquisar, ler, ..., e assim por diante.

Att,

Jocimar
Jocimar de Oliveira

Haroldo

• Expert
  • Conhecimento diminui limitações.△TFA△
    • Infinitus Web Gestão Empresarial/Gestão ITIL/Consultoria Scriptcase
« Responder #5 Online: Novembro 06, 2014, 09:22:12 am »
Não me incomodo em ajudar, mostrar o caminho das pedras, eu até entrego as pedras na mão.

Me lembro em 2006, o desespero que eu tinha em tentar resolver algo, que até então para mim hoje é simples. E não tinha o fórum,  e o suporte da NM não supria minhas necessidades.

Eu tento responder, de onde eu estiver, geralmente pelo celular, as vezes sai tudo escrito errado, e com calmo depois corrijo o português.

O que me chateia, é que perdemos tempo em ler, tempo em responder e as vezes passo horas pesquisando um assunto para só para ajudar concretamente alguém.  E depois que você dá a resposta, a pessoa não retorna, simplesmente desaparece.  Nem responde se a solução ajudou ou não. O que me chateia, são aqueles que pendem ajuda, mas não tem humildade, senso de limite. Recebo 30, 40 mensagens privadas, skype, email e até telefonemas por dia, procuro não deixar de responder, mas algumas nem se quer a pessoa tentou postar a duvida no fórum, não se apresenta, e já chega pedindo para eu ajudar no código dela e com urgência, e depois que você ajuda, nem se quer um obrigado. Eu peço para a pessoa postar no fórum a duvida e a solução, mas nem isso.

Tem alguns, que não são programadores, que compraram a licença do SC por achar que o software é magico e faz tudo sozinho. Aí a pessoa me pede para ajudar a desenvolver o projeto dela. Se eu sugiro ele contratar um profissional para desenvolver o sistema, eu estou sendo grosseiro por achar que estou tentando vender meus serviços.

Só esse ano mais de 20 pessoas me ligam solicitando meu aval para comprar a ferramenta e compraram. Eu digo como sempre: Faço tudo que eu preciso. Aí a pessoa/empresa não consegue evoluir na ferramenta, e eu sou o culpado, e ainda sou obrigado a ouvir desaforos.  Sem saber PHP, JavaScript, HTML e SQL vai ser difícil ter bons resultados.

São tantas coisas que me chateiam,  que as vezes penso se vale  a pena continuar aqui. Eu gosto de ensinar, sou apaixonado pela área. E não parei de vez com o forum porque conheci pessoas, que se tornaram amigos, os quais me motivam sempre a continuar.

« Última modificação: Novembro 06, 2014, 09:48:14 am por Haroldo »

Jocimar

• Expert
« Responder #6 Online: Novembro 06, 2014, 09:39:31 am »
Haroldo,

Foi o motivo que brinquei em dizer, não ensine a pescar, pois assim a pessoa vai pegar a cerveja, e aí esqueça, é só pedir mesmo.
Iniciei em 1987, e na época sem internet, cursos ou faculdade na minha região, tive que me virar, estudando livros e mais livros, apostilas de faculdade da federal de Curitiba, e muitos outros.

Então, entendo o fórum e/ou lista de discussão, como o próprio nome diz, debater conhecimento, e não usar para cursos gratuitos.
Só pela mensagem já se conhece o grau de conhecimento, não do SC, mas da área de desenvolvimento de sistemas e afins. Aí é só filtrar!

Att,

Jocimar
Jocimar de Oliveira

Jailton

• Expert
« Responder #7 Online: Novembro 06, 2014, 10:17:50 am »
Não me incomodo em ajudar, mostrar o caminho das pedras, eu até entrego as pedras na mão.

Me lembro em 2006, o desespero que eu tinha em tentar resolver algo, que até então para mim hoje é simples. E não tinha o fórum,  e o suporte da NM não supria minhas necessidades.

Eu tento responder, de onde eu estiver, geralmente pelo celular, as vezes sai tudo escrito errado, e com calmo depois corrijo o português.

O que me chateia, é que perdemos tempo em ler, tempo em responder e as vezes passo horas pesquisando um assunto para só para ajudar concretamente alguém.  E depois que você dá a resposta, a pessoa não retorna, simplesmente desaparece.  Nem responde se a solução ajudou ou não. O que me chateia, são aqueles que pendem ajuda, mas não tem humildade, senso de limite. Recebo 30, 40 mensagens privadas, skype, email e até telefonemas por dia, procuro não deixar de responder, mas algumas nem se quer a pessoa tentou postar a duvida no fórum, não se apresenta, e já chega pedindo para eu ajudar no código dela e com urgência, e depois que você ajuda, nem se quer um obrigado. Eu peço para a pessoa postar no fórum a duvida e a solução, mas nem isso.

Tem alguns, que não são programadores, que compraram a licença do SC por achar que o software é magico e faz tudo sozinho. Aí a pessoa me pede para ajudar a desenvolver o projeto dela. Se eu sugiro ele contratar um profissional para desenvolver o sistema, eu estou sendo grosseiro por achar que estou tentando vender meus serviços.

Só esse ano mais de 20 pessoas me ligam solicitando meu aval para comprar a ferramenta e compraram. Eu digo como sempre: Faço tudo que eu preciso. Aí a pessoa/empresa não consegue evoluir na ferramenta, e eu sou o culpado, e ainda sou obrigado a ouvir desaforos.  Sem saber PHP, JavaScript, HTML e SQL vai ser difícil ter bons resultados.

São tantas coisas que me chateiam,  que as vezes penso se vale  a pena continuar aqui. Eu gosto de ensinar, sou apaixonado pela área. E não parei de vez com o forum porque conheci pessoas, que se tornaram amigos, os quais me motivam sempre a continuar.

Talento ≠ habilidade e  ≠ conhecimento

Vamos separar o que é talento do conhecimento e habilidades.
Habilidades e conhecimento podem ser desenvolvidos e adquiridos, enquanto que o talento não.

Habilidade é o modo como se desempenha algo e pode ser transferidas de uma pessoa para outra. Exemplo: para os contadores existe habilidade com matemática e se um contador iniciante não tiver essa habilidade, pode-se ensinar.
Conhecimento é aquilo que você tem consciência. Pode ser conhecimento factual e conhecimentos que você adquiriu pela experiência.
Vamos aos exemplos:
Para um vendedor, o conhecimento factual são as características e benefícios do seu produto e o conhecimento pela experiência é aquele onde o vendedor sabe os padrões de compras dos seus clientes. Os dois podem ser transferidos para outras pessoas, até mesmo a experiência pode ser ensinada através de treinamentos.
Link: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/voce-e-insubstituivel-qual-o-teu-talento/81338/
O Princípio da Vibração. "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra". Caibalion.

Celso R.

• Expert
« Responder #8 Online: Novembro 06, 2014, 02:31:57 pm »
É colegas. Muitas e muitas vezes fui e ainda sou ajudado nesse fórum. Sem ele o Sc não seria o que é hoje. Esse ele pode-se interpretar no plural onde tem pessoas como vocês que se doam em ensinar.
Realmente tem muitos que não reconhecem o trabalho de vocês.
Não desistam por favor, façam um bom combate e completem sua carreira brilhantemente.
Agradeço a Deus por todos vocês.
Celso R.

marciowilliam

• Intermediário
    • Email
« Responder #9 Online: Novembro 06, 2014, 04:18:29 pm »
Haroldo,

Posto aqui novamente o meu agradecimento, em  especial a vc, nao desmerecendo os demais colegas que me ajudaram.

O que vc escreveu no post é nitido no seu comportamento ( o desejo de ajudar)

Mas uma vez deixo aqui a proposta de vc elaborar um livro de dicas com estes pontos que nem o manual nem os exemplos do
SC abordam ou a abordagem é extremamente superficial.

Como o uso de jquery, adicionar plugins externos, o uso do container ... 

Por favor nao nos abandone.

pessanha

• Expert
    • Email
« Responder #10 Online: Novembro 06, 2014, 06:14:59 pm »
Concordo
e agradeço por todos post aqui no forum.

muito obrigado a todos.

Ilton

• Intermediário
  • A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo.
    • Email
« Responder #11 Online: Novembro 06, 2014, 11:31:18 pm »
Boa Noite a todos,

Eu utilizo a ferramenta desde 2008 e sou novato aqui, mas ja tenho uma certa experiencia, fiz um treinamento junto com Haroldo na Line Brasil, realmente todos aqui no forum tem um objetivo em comum, utilizar o scriptcase.

Entao também concordo com o Haroldo, temos que nos ajudar uns aos outros, e acho tambem que voce Haroldo como outros aqui tem bagagem suficiente para desenvolver um livro (e-book) e vender, com certeza vai vender.

Agradeco a todos que contribuiram e contribui com minhas duvidas, senao teria desistido dessa ferramenta, pois o suporte da Netmake e muito ruim.

Ilton

Jean Matos

• Expert
    • Gestão de Construtoras
    • Email
« Responder #12 Online: Novembro 07, 2014, 08:40:33 am »
Boa Noite a todos,

Eu utilizo a ferramenta desde 2008 e sou novato aqui, mas ja tenho uma certa experiencia, fiz um treinamento junto com Haroldo na Line Brasil, realmente todos aqui no forum tem um objetivo em comum, utilizar o scriptcase.

Entao também concordo com o Haroldo, temos que nos ajudar uns aos outros, e acho tambem que voce Haroldo como outros aqui tem bagagem suficiente para desenvolver um livro (e-book) e vender, com certeza vai vender.

Agradeco a todos que contribuiram e contribui com minhas duvidas, senao teria desistido dessa ferramenta, pois o suporte da Netmake e muito ruim.

Ilton
Ailton, voce está certo. Tomos que ajudar uns aos outros.
Mas o que o Jeorge quis dizer e talvez alguns não entenderam é que os novatos fazem perguntas sem nem mesmo ler o help, ou ver os vídeos e ainda procurar algo no forum... simplesmente perguntam:

"Como faço uma select para retornar o nome do fulano pela id?"  // AÍ  FORÇA A BARRA....

no mais estamos a disposição...
Sc - 6.xxx , 7.xxx e V8
Windows Server 2008 Enterpriser 64 bits
SqlServer 2008 Express 64 bits
Sistema Integrado de Gestão de Construtoras]WaveTOR - Sistema Integrado de Gestão de Construtoras
Teófilo Otoni - MG
(33)8824-2775

jorgepopel

• Expert
    • iCentro Tecnologia e Sistemas
    • Email
« Responder #13 Online: Novembro 10, 2014, 10:20:54 am »
O Jean resumiu o que eu quis dizer.

Não me nego a ajudar a ninguém, mas vamos nos esforçar o mínimo para que possamos ao menos saber o que estamos fazendo.

Eu conheço quase nada da ferramenta  e de PHP, mas pesquiso e em último caso recorro a ajuda.
Mas cada um tem uma forma de ser. Ainda bem, senão seriamos um monte de macaquinhos repetindo as mesmas coisas.
hehehehehehe

wanderley

• Novato
  • *
    • Ária Sistemas de Informática Ltda
    • Email
« Responder #14 Online: Julho 21, 2015, 01:21:55 pm »
Agradeço ao meu amigo Jorge que me iniciou nos segredos do SC.
Valeu Jorge.
Wanderley E Gomes
ariainformatica.com.br