Autor Tópico: Linux vs Windows  (Lida 1928 vezes)

FredKeyster

• Expert
  • DEWENNINMEN
    • Email
Linux vs Windows
« Online: Agosto 05, 2014, 08:11:13 pm »
Olá pessoal! Resolvi postar algo interessante com relação ao ambiente de desenvolvimento onde o SC esta instalado.
Fiz uns teste bem interessante, onde testei as aplicações (Geração, Exportação e Importação de app's e projetos), a mesma aplicação e o mesmo projeto fiz em dois ambientes diferente: Linux e Windows.

Minha conclusão é que no Linux o SC roda bem melhor e bem mais rápido que no Windows. Não sei se os SO tem algo a ver, mas a diferença é muito perceptível. Trabalho com servidores Linux e venho sofrendo um pouco com relação a atualização do Php, Bibliotecas, Mysql, etc... por não ter uma boa experiência na prática dos comandos do terminal (que é bem comum aos usuários do linux). Venho estudando a um bom tempo sobre os mesmos, porém, por se tratar de muito conteúdo (muitos comandos) e pouca prática acabo esquecendo. A melhor maneira de não esquecer é a prática, sendo assim fiz a migração de meu ambiente de produção toda pro linux e me deparei com essa diferença muito considerável.

Apenas uma sugestão, alguém já teve essa experiência com os dois SO ? Sentiu essa diferença no quesito desempenho?

Abraço a todos!
F. A.
Analista de Sistemas

Jailton

• Expert
Re:Linux vs Windows
« Responder #1 Online: Agosto 05, 2014, 08:19:08 pm »
Em termos de Linux gosto de usar Slackware e Centos.
O Princípio da Vibração. "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra". Caibalion.

FredKeyster

• Expert
  • DEWENNINMEN
    • Email
« Responder #2 Online: Agosto 05, 2014, 08:19:59 pm »
Uso o Centos como servidor!
F. A.
Analista de Sistemas

Jailton

• Expert
« Responder #3 Online: Agosto 05, 2014, 08:30:38 pm »
Olá pessoal! Resolvi postar algo interessante com relação ao ambiente de desenvolvimento onde o SC esta instalado.
Fiz uns teste bem interessante, onde testei as aplicações (Geração, Exportação e Importação de app's e projetos), a mesma aplicação e o mesmo projeto fiz em dois ambientes diferente: Linux e Windows.

Minha conclusão é que no Linux o SC roda bem melhor e bem mais rápido que no Windows. Não sei se os SO tem algo a ver, mas a diferença é muito perceptível. Trabalho com servidores Linux e venho sofrendo um pouco com relação a atualização do Php, Bibliotecas, Mysql, etc... por não ter uma boa experiência na prática dos comandos do terminal (que é bem comum aos usuários do linux). Venho estudando a um bom tempo sobre os mesmos, porém, por se tratar de muito conteúdo (muitos comandos) e pouca prática acabo esquecendo. A melhor maneira de não esquecer é a prática, sendo assim fiz a migração de meu ambiente de produção toda pro linux e me deparei com essa diferença muito considerável.

Apenas uma sugestão, alguém já teve essa experiência com os dois SO ? Sentiu essa diferença no quesito desempenho?

Abraço a todos!

Quanto a desempenho, imagine que o PHP + APACHE + MySQL (LAMP) é um TUBARÃO, o LINUX é igual ao OCEANO para o Scriptcase.

E o WINDOWS é um AQUÁRIO.

O Princípio da Vibração. "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra". Caibalion.

Willian Fernando

• Expert
  • .....
    • Email
« Responder #4 Online: Agosto 05, 2014, 09:06:10 pm »
Bom pessoal entrando no tema, eu venho a um bom tempo trabalhando com ambos sistemas operativos.
Linux a grande Linux, muito veloz, si tem algum software que foi feito para ambos S.O podem ter certeza que o Linux da de 10 a 0 em requisito velocidade y desempenho. Agora quando se trata de configurações ai complica para que tem pouco experiencia com Linux.
Em velocidade y desempenho, e só comparar o PHP, Apache, Mysql y muitos outros softs.. entre ambos y vai ver a diferença

Jocimar

• Expert
« Responder #5 Online: Agosto 05, 2014, 09:48:55 pm »
Iniciei com linux em 2004, quando fiz vários cursos na www.elaborata.com.br em Curitiba, na época era com o Conectiva.
Nos anos 2006 quando passou a ser Mandriva, larguei mão.
Utilizei o Debian, red hat, mas há uns 5 anos iniciei com o openSuse e não mudei mais.
Mesmo fazendo muita coisa em linha de comando (conforme os cursos), utilizo muita coisa pela yast2.

A versão 7.1 e 8 do SC está instalando "redondinho" no opensuse.
Nesta último final de semana migrei o SC 7.1 com PHP 5.3.5 para SC 7.1 com PHP 5.4 e depois instalei de forma manual o SC 8, fiz a importação dos projetos, e agora estou revisando todas as aplicações, testando o novo SC 8.

Att,

Jocimar
Jocimar de Oliveira

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
« Responder #6 Online: Agosto 06, 2014, 12:09:33 am »
Bom a diferença não precisa nem dizer que existe e isso se deve mais porque o apache é naturalmente otimizado para ambiente unix e a também pela maneira como o próprio linux lida com a parte de processamento e memória, eu tenho um ambiente rodando 7 clientes com cerca de 6 usuários cada o dia todo em um servidor com 4 gb de ram, 11 cores virtuais de 2 ghz e 100gb de espaço em disco, nesse ambiente rodo o php como fastcgi e mysql em full stack e a memória e cpu não passam de 56%. Pra fazer isso com windows nó mínimo precisaria do dobro de recursos e talvez não conseguiria.

Fato linux nunca será como o windows em termos de facilidade de uso (pra ninguém vir dizer que consegue fazer tudo no linux o que se faz no windows vou só dizer que estou falando de usuário nível iniciante / intermediário) mas o windows em se tratando de servidor web e até em serviços de rede em geral nunca será como o linux.

Propostas diferentes = Ambientes diferentes

Claro que cada caso é um caso! Eu particularmente uso windows no meu notebook e estou muito feliz, rodo meus jogos feliz da vida e trabalho, mas meu ambiente de desenvolvimento é todo online em ambiente linux, bem configurado fico livre de ameaças de infecção por vírus, invasões, corrompimento de dados e um monte de coisas que teria que me preocupar rodando meu ambiente localmente em windows.

Abraço!

Alexandre Pereira Bühler

• Expert
  • Nunca estabeleça um teto para os seus rendimentos.
    • Simão & Bühler Ltda
    • Email
« Responder #7 Online: Agosto 06, 2014, 06:14:01 am »
RWindows é um grande videogame, excelente para jogos, mas que os programadores teimam em usar como ambiente de produção.
Uso Debian e Slackware.
Até como desktop é mais rápido que o RWindows.
Somente não largo o RWindows por que alguns bancos e o governo acham que somente a micosoft existe.
Tenho meu registro no linux counter http://linuxcounter.net/user/397546.html  e incentivo aos que usam Gnu/Linux ajudarem nas estatísticas do linux counter.
Minhas três máquinas em que uso o GNU/Linux também estão registradas lá.
Para o scriptcase recomendo GNU/Linux.
A distribuição não importa desde que esteja atualizada e tunada. Embora ache que para maior compatibilidade o Debian seja melhor.
Somente não desmereço totalmente o Rwindows porque ele tem levado grande parte da população e produção mundial nas costas a algumas décadas (desde 1985).
Mas se você quer performance é hora de repensar seus conceitos sobre GNU/Linux.

--
Alexandre Pereira Bühler
https://www.simaoebuhler.com.br
Hospedagem compartilhada Scriptcase desenvolvimento e produção. Temos servidores dedicados Scriptcase.
Eu RTFM todo dia e você?

flaviomorais

• Avançado
    • Email
« Responder #8 Online: Agosto 06, 2014, 10:14:08 pm »
Não vejo problemas em desenvolver no windows, mas produção não tem como , tem que ser linux, slackware, centos ... e coloco em servidores na nuvem

FredKeyster

• Expert
  • DEWENNINMEN
    • Email
« Responder #9 Online: Agosto 10, 2014, 01:05:42 pm »
Outro teste:

Fiz agora uma "Publicação" de um projeto com 170 aplicações. Os dados que obtive:

Windows, a mesma aplicação: 3 mim e 25 sec.

Linux, a mesma aplicação: 51 segundos.
F. A.
Analista de Sistemas

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
« Responder #10 Online: Agosto 13, 2014, 08:12:47 pm »
RWindows é um grande videogame, excelente para jogos, mas que os programadores teimam em usar como ambiente de produção.
Uso Debian e Slackware.
Até como desktop é mais rápido que o RWindows.
Somente não largo o RWindows por que alguns bancos e o governo acham que somente a micosoft existe.
Tenho meu registro no linux counter http://linuxcounter.net/user/397546.html  e incentivo aos que usam Gnu/Linux ajudarem nas estatísticas do linux counter.
Minhas três máquinas em que uso o GNU/Linux também estão registradas lá.
Para o scriptcase recomendo GNU/Linux.
A distribuição não importa desde que esteja atualizada e tunada. Embora ache que para maior compatibilidade o Debian seja melhor.
Somente não desmereço totalmente o Rwindows porque ele tem levado grande parte da população e produção mundial nas costas a algumas décadas (desde 1985).
Mas se você quer performance é hora de repensar seus conceitos sobre GNU/Linux.

É Alexandre quem sabe um dia eu não tenho condições de ter um computador pra jogos e outro pra desenvolvimento e aí consigo usar o linux, mas enquanto não for essa a realidade continuo aqui com meu Dellzinho I15R SE-4570 com 16GB Ram rodando meus jogos e de quebra fazendo uns projetinhos e ganhando um dinheirinho!!!

Alexandre Pereira Bühler

• Expert
    • Simão & Bühler Ltda
    • Email
« Responder #11 Online: Agosto 13, 2014, 09:15:36 pm »
Meio OFF-TOPIC.
Não é o supra sumo como nosso Rwindows.
Mas entre as dezenas de sites com jogos para GNU/Linux.
Você pode começar com este aqui http://www.penguspy.com que lista alguns jogos com notas dos usuários.
Uma das maiores plataformas para compra e download de jogos finalmente chegou ao Linux. Falo do steam http://www.tecmundo.com.br/steam/37043-linux-como-usar-o-steam.htm
database do steam para linux  http://steamdb.info/linux/
outros links:
http://www.linuxgames.com/
http://www.lgdb.org/ deve listar em torno de 1666 jogos para linux
http://www.gamingonlinux.com/
e etc, etc, etc... hehehehehehe
--
Alexandre Pereira Bühler
Hospedagem compartilhada Scriptcase desenvolvimento e produção. Temos servidores dedicados Scriptcase.
Eu RTFM todo dia e você?

weber

• Expert
    • Email
« Responder #12 Online: Setembro 24, 2014, 10:41:20 pm »
Também utilizo o SC em Linux

Alexandre Pereira Bühler

• Expert
    • Simão & Bühler Ltda
    • Email
« Responder #13 Online: Setembro 24, 2014, 10:58:05 pm »
Eu chutei o balde.
Tirei o ambiente duplo de boot.
Agora somente estou com o Debian jessie (testing).
Quando preciso do Rwindows para meu sócio (aplicações da receita e etc), uso ambiente virtualizado.
Mas nem está fazendo falta, uso umas duas a três vezes por mês.
O desempenho da máquina aumentou e a produtividade com as ferramentas de desenvolvimento também.
Viva liberdade.
--
Alexandre Pereira Bühler
Eu RTFM todo dia e você?

Jocimar

• Expert
« Responder #14 Online: Setembro 25, 2014, 08:53:40 am »
Utilizo apenas linux desde 2004!
Tenho uma estação com windows no micro de minha filha, pois ela gosta de jogos!

Att,

Jocimar
Jocimar de Oliveira