Autor Tópico: Chat  (Lida 3713 vezes)

Gustavo Gervásio

  • Visitante
Chat
« Online: Novembro 11, 2008, 12:29:04 pm »
Dúvida
Estou tentando desenvolver um tipo de chat, estou usando o script case para isso. Então fiz uma consulta que será a parte que mostra as trocas de mensagens do cliente com a empresa. E o formulário que onde serão enviadas as mensagens, até aí tudo bem.
Então criei uma página html básica, com duas iframes, uma q mostra a consulta, e outra q mostra o formulário.
Porém quero que quando a pessoa clique para salvar a mensagem digitada no formulário, a consulta atualize e mostre a mensagem da pessoa, não sendo necessário apertar F5.
Tem como fazer isso? E qual seria a solução? obrigado

Rodrigo Lins

  • Global Moderator
  • Expert
  • *****
  • Mensagens: 504
    • Overalt I.T
Re: Chat
« Responder #1 Online: Novembro 11, 2008, 01:53:55 pm »
Boa Tarde,

Gustavo, se nesta tela (Consulta e formuário) estiver utilizando a ligação de aplicação, que é criada através da consulta, você pode marcar a opção "Recarregar após..." (nao recordo o texto correto, mas é algo parecido). Esta opção fica na propriedade da ligação, feito isso já irá fazer a recarga sem problema algum.

Outra solução seria, por exemplo, no evento onAfterInsert do formulário utilizar a macro sc_redir para chamar a consulta novamente.

A melhor utilização vai depender um pouco de como é feito a aplicação.

Espero ter ajudado de alguma maneira.

Rodrigo Lins.

Gustavo Gervásio

  • Visitante
Re: Chat
« Responder #2 Online: Novembro 11, 2008, 02:14:49 pm »
Rodrigo, muito obrigado pela resposta.
Como sou novo no script case, onde acho esse macro? e como utilizo ele?
No caso a consulta da um refresh de 10 em 10 segundos, opção que colokei em suas configurações. Fazendo uma ligação por aplicação entre a consulta e o formulário os dois vão da o refresh, e esta não é a minha intenção. Quero um refresh somente na consulta. Para solucionar isso, eu criei uma página html fora do script case com duas frames. Cada frame chamando um link que o script case me gerou. Sendo assim acho que a sua primeira alternativa não vai solucionar meu problema. Estou certo? ou intendi errado?
obrigado

Haroldo

  • Expert
  • *****
  • Mensagens: 6293
  • Conhecimento diminui limitações.△TFA△
    • Infinitus Web Gestão Empresarial/Gestão ITIL/Consultoria Scriptcase
Re: Chat
« Responder #3 Online: Novembro 18, 2008, 06:40:10 pm »
Porque você não cria um campo do tipo label no formulario onde escreve a mensagem, e nele cria um iframe chamando a consulta?
no evento ajax onchange da janela da mensagem, atualize o campo com a mesma string contendo a tag iframe, ou na ação dobotao enviar.
Vai funcionar.