Autor Tópico: O que você não gosta no ScriptCase ?  (Lida 5874 vezes)

Régis Matos

• Global Moderator
  • Expert
  • Se a porta não se abrir, construa uma.
    • Email
O que você não gosta no ScriptCase ?
« Online: Março 17, 2014, 09:04:42 pm »
Pessoal, primeiramente quero mencionar que eu uso o scriptcase ah vários anos é posso afirmar que é uma ferramenta que VALE A PENA VS CUSTO BENEFICIO.

Estou abrindo esse tópico com a expectativa da netmake avaliar as CRITICAS CONSTRUTIVA para que possamos termos uma ferramenta ainda melhor. 

O QUE MENOS ME AGRADA NA FERRAMENTA É QUANDO PRECISO CRIAR UM RELATÓRIO PERSONALIZADO EX. Pedido de Compra. no modo FORMATO LIVRE. principalmente quando temos que fazer manutenção no relatório (Acrescentar ou remover campos/Cálculos em eventos e tal).

Me admira, em pleno 2014 e ainda estarmos tão atrasados... POIS O Quick Report que foi criado ah mais de 10 anos atras, da show até hoje...

A PERGUNTA FICA, SERA QUE TEM ALGUMA 9VIDADE EM RELAÇÃO A CRIAÇÃO DE RELATÓRIOS PERSONALIZADOS ?

E VOCÊ QUE ESTÁ LENDO, O QUE VOCÊ NÃO GOSTA NA FERRAMENTA ?

ricardosenaspbr

• Intermediário
  • Non scholae, sed vitae discimus
Re:O que você não gosta no ScriptCase ?
« Responder #1 Online: Março 17, 2014, 10:06:34 pm »
Boa noite!!

Acredito que netmake deveria se preocupar com o design que é gerado pela ferramenta, ainda está muito fraco!

até mais pessoal!!
« Última modificação: Março 18, 2014, 08:38:47 pm por Bernhard »
atenciosamente,

Ricardo Sena
Analista de T.I.
V. 8.1
"Non scholae, sed vitae discimus"(Não estudamos para a escola, mas para a vida)

Kleyber

• Expert
    • Email
« Responder #2 Online: Março 18, 2014, 07:44:46 am »
O que não gosto:

1 - Falta de um design melhor para as telas (grids e forms);
2 - Falta de um gerador de relatórios Estilo Fast Report ou Quick Report;
Kleyber Derick

ITIL® V3 Foundation Certified
Analista de Sistemas
São Luís - Maranhão
www.tkinformidia.net

Leandro Coelho

• Iniciante
  • **
    • Imprime Informática
    • Email
« Responder #3 Online: Março 18, 2014, 09:14:17 am »
Estou usando o SC a pouco tempo e agora cada vez mais, eu gosto, acho bem produtivo, o que eu não gosto e também acho que isso faz parte de DESIGN são as barras de rolagem.
Leandro Coelho
Imprime Informática

Jocimar

• Expert
« Responder #4 Online: Março 18, 2014, 09:28:38 am »
Na questão visual não me importo, o que menos gosto são bug's que são detalhados a NM e não são corrigidos, isto realmente não gosto, pois sou bem metódico para o funcionamento correto, e por mais que detalhemos o problema não há solução!

Att,

Jocimar
Jocimar de Oliveira

Haroldo

• Expert
  • Conhecimento diminui limitações.△TFA△
    • Infinitus Web Gestão Empresarial/Gestão ITIL/Consultoria Scriptcase
« Responder #5 Online: Março 18, 2014, 10:29:18 am »
Eu vejo alguns aspectos que não envolvem só o SC:

1) NM: Suporte-> Precisa de ITIL, transparência, todo cliente mesmo não pagando suporte seria um cliente ITIL pois utiliza o SC. Isso ajudaria muito com a questão dos BUGs e documentação dos mesmos.

2) SC: Ainda não me preocupo com aparência,  mas com falta de funcionalidades.
- UM dicionário de dados funcional: http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php/topic,299.msg801.html#msg801 (notem a data do post)
- O SC poderia ser um gestor de projetos também (para quem trabalha com equipes não precisaria de usar aplicativos externos para gestão das tarefas)
- O gerador de Help eh ruim, não gera impressão PDF
- Repositório de Classes PHP independentes
- Repositório de métodos javascript (com a opção de inserir no header da aplicação gerada)
- Master/detail sem iframe (uma única aplicação)
- Opções de apps especificas para móbiles (menu, grid e controle)
* Fora todas as sugestões que já deixei aqui.

Jean Matos

• Expert
    • Gestão de Construtoras
    • Email
« Responder #6 Online: Março 18, 2014, 10:46:04 am »
Acredito que deveria ter a opção de montar o Layout do mesmo modo que o
dá muita liberdade...
como não sou exper em programação, digo isso porque nao sei fazer um form sequer em html; exploro o SC ao extremo.
consegui fazer coisas que muitas vezes duvido que fui eu mesmo,rs..

percebí que ele tem muito recurso, mas o problema é manipular esses recursos e a documentação pobre.

o layout podemos fazer muita coisa, mas é muito massante.
« Última modificação: Março 21, 2014, 01:03:35 am por Bernhard »
Sc - 6.xxx , 7.xxx e V8
Windows Server 2008 Enterpriser 64 bits
SqlServer 2008 Express 64 bits
Sistema Integrado de Gestão de Construtoras]WaveTOR - Sistema Integrado de Gestão de Construtoras
Teófilo Otoni - MG
(33)8824-2775

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
« Responder #7 Online: Março 18, 2014, 12:16:58 pm »
Acredito que deveria ter a opção de montar o Layout do mesmo modo que ...
dá muita liberdade...
como não sou exper em programação, digo isso porque nao sei fazer um form sequer em html; exploro o SC ao extremo.
consegui fazer coisas que muitas vezes duvido que fui eu mesmo,rs..

percebí que ele tem muito recurso, mas o problema é manipular esses recursos e a documentação pobre.

o layout podemos fazer muita coisa, mas é muito massante.

A mais comparar o ... com o Scriptcase é covardia, o ... é uma aplicação desktop que gera código asp.net, o Scritpcase é uma aplicação php que gera php, html, javascript.
Só essa diferença de plataforma e de conceito já muda totalmente o paradigma e na minha opnião não tem comparação, pra dar a versatilidade que o ... oferece a NM teria que mudar o modelo do Scriptcase pra uma aplicação desktop também.

Agora o só pra comentar é uma big de uma ferramenta nessa versão nova eim!!!!

Pra mim o que mais me incomoda no SC é a questão dos bugs, essa questão que o Haroldo colocou de poder gerenciar efetivamente um projeto seria muito bom.

Eu também sinto falta de poder configurar vários servidores ftp na hora da publicação e escolher em quais eu quero publicar, seria uma ajudinha a mais na hora de atualizar alguma coisa em vários clientes, ter que ficar publicando um cliente por vez é trash..
« Última modificação: Março 21, 2014, 01:05:58 am por Bernhard »

mendesjunior1

• Intermediário
« Responder #8 Online: Março 19, 2014, 05:54:25 am »
Eu ainda aposto no SC, mas há uma corrente aqui na empresa defendendo a aposentadoria do SC e partirmos para o ..., realmente a flexibilidade do ... para criar relatórios e o layout deixam o SC no chão. É literalmente arrastar e soltar. O SC deixa a desejar nos bugs insanos que ninguém explica, no visual bem retrô, se bem que dá pra melhorar muito se dispuser de horas e paciência, mas o que me tira do sério é o report pdf.

Vou até fazer uns testes com o ... que em sua nova versão gold vem com gerador de relatórios da Teleric, depois posto minha impressão. Mas como disse ainda aposto no SC.
« Última modificação: Março 21, 2014, 01:06:06 am por Bernhard »

Kleyber

• Expert
    • Email
« Responder #9 Online: Março 19, 2014, 08:00:29 am »
Eu ainda aposto no SC, mas há uma corrente aqui na empresa defendendo a aposentadoria do SC e partirmos para o ..., realmente a flexibilidade do ... para criar relatórios e o layout deixam o SC no chão. É literalmente arrastar e soltar. O SC deixa a desejar nos bugs insanos que ninguém explica, no visual bem retrô, se bem que dá pra melhorar muito se dispuser de horas e paciência, mas o que me tira do sério é o report pdf.

Vou até fazer uns testes com o ... que em sua nova versão gold vem com gerador de relatórios da Teleric, depois posto minha impressão. Mas como disse ainda aposto no SC.

O ... é uma boa opção, mas se seu servidor WEB for Windows.
« Última modificação: Março 21, 2014, 01:04:58 am por Bernhard »
Kleyber Derick

ITIL® V3 Foundation Certified
Analista de Sistemas
São Luís - Maranhão
www.tkinformidia.net

flyingbrick

• Novato
  • *
  • KISS ( KEEP IT SIMPLE, STUPID )
« Responder #10 Online: Março 19, 2014, 10:56:37 am »
1- Recursos q deveriam funcionar e simplesmente nao funcionam
2- Inexistencia de um Gerador de relatorios DECENTE

Wennys Carlos

• Avançado
    • Email
« Responder #11 Online: Março 19, 2014, 03:58:33 pm »
Tenho a mesma opinião do Haroldo.

Inclusive no que se refere ao visual. Não entendo porque alguns reclamam tanto do visual do SC.

O objetivo do SC não é fazer SITE. É pra SISTEMAS.

Infelizmente nunca vai existir uma ferramenta que faça tudo.

A prioridade da Netmake deve ser em resolver alguns bugs e implementar algumas melhorias no que diz respeito a funcionalidades, não essa questão de visual, senão nada vai pra frente.
Wennys Carlos

Bernhard

• Administrator
  • Expert
« Responder #12 Online: Março 21, 2014, 01:07:05 am »
Pessoal,

Primeiramente gostaria de agradecer o feedback de todos. Estamos acompanhando as dificuldades que vocês sentem com o SC.

Gostaria de pedir a todos que por gentileza não façam referência a ferramentas de terceiro, e que continuem postando suas dificuldades no SC.

att,
Bernhard

FredKeyster

• Expert
  • DEWENNINMEN
    • Email
« Responder #13 Online: Março 21, 2014, 09:48:31 am »
Já eu, particularmente sou bastante chato com relação a Layout, sei que é sistema, mas é sistema WEB. É interessante explorar o que o CSS pode oferecer com relação ao Layout, não precisa ser necessariamente um Bootstrap da vida, mas Grids e Forms mais clean!

O visual é uma das principais chaves e diferenciais no ato de uma apresentação para venda.

Hoje, eu domino bem a questão do Layout pro SC, tenho meus próprios Botões, Menus, Forms e Grids, mas isso me deu um trabalho que não quero mais repetir, nunca! Ai segue a dica para NM em lançar a opção de Salvar ou Exportar Temas, Menus, Botões, etc... depois que customizado. Porque caso acontece algo no ambiente de desenvolvimento. Já era! Mas gosto é gosto e não se discute. Me lembrei do OpemBravo, sistema enorme mas com o layout horrível. Obs ( O .... esta cada versão inovando no layout, essa nova que sai ficou lindo os forms. Pena que é uma ferramenta fechada e pesadíssima, sem falar no "estupro" com relação a aquisição do custo benefício. )

No mais o SC é meu ganha pão! Tenho sistema que foram feitos com Zend e Dojo, e recentemente estou estudando o Adianti Framework. Este último é muito bom! Porém produtivo e fácil com relação a curva de aprendizado igual ao SC não existe.

Respondendo a pergunta, o que não gosto é:
O Layout;
O Suporte da NM pós-venda;
Demora nas correções de Bugs;
Poucas implementações nas versões que vem sendo lançadas;
E o não compromisso da NM com o fórum e seus usuários em relação a tudo que é proposto como melhoria e nada é feito.
F. A.
Analista de Sistemas

Jailton

• Expert
« Responder #14 Online: Maio 30, 2015, 07:52:17 pm »
Só reaquecendo o Tópico o SC 8.1 esta a caminho... vamos ver o que mudou...
O Princípio da Vibração. "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra". Caibalion.