Autor Tópico: Coisas q nao funcionam no SC-7  (Lida 6402 vezes)

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
Re:Coisas q nao funcionam no SC-7
« Responder #30 Online: Fevereiro 12, 2014, 10:16:45 am »
Pessoal,

Meu pensamento é o seguinte: pra haver um SC sem BUGS, só se a Netmake deixar de lançar novas versões e se concentrar única e exclusivamente em corrigir os bugs existentes, pois toda vez que se lança uma nova versão, vem novos bugs, se juntando aos já existentes.

Minha opinião.
Kleyber aí é que esta o problema, eu concordo plenamente com o Haroldo, quem reclama da NM hj não pegou ela a 5 anos atrás como eu e ele a muito mais tempo. Hoje a gente ainda consegue falar com alguém, antes sem chance.

Outra coisa mesmo que NM se empenhe na solução dos bugs (concordo que existem muitos) ela não conseguiria resolver todos, digo isso pelo seguinte, infelizmente tem gente pegando o SC achando que o sistema é tipo mágico (mais uma vez, não estou dando recado pra ninguém) pessoas que não tem nem o mínimo de conhecimento de ambiente web, e vocês podem pegar no fórum, vou chutar mas não acho que estou sendo exagerado mas 70% das dúvidas e problemas reportados são de configuração de server, conceitos de apps web, dúvidas sobre desempenho, linux, banco, etc..etc.. resumindo falta de googlear por aí e tentar descobrir a solução ou ao menos já vir aqui com alguma coisa na mão, aí como o cara não conhece bem o ambiente web acha que é bug algo que com uma boa pesquisa conseguiria chegar a uma solução.

Então se for pegar o que é realmente bug nas mensagens veremos que não passam de 5% o resto é configuração de ambiente e o mais clássico de todos, falta de conhecimento de desenvolvimento web.

flyingbrick

• Novato
  • *
  • KISS ( KEEP IT SIMPLE, STUPID )
« Responder #31 Online: Fevereiro 12, 2014, 11:26:32 am »
....... vou continuar documentando o que é necessário corregir do SC para depois de estar tudo funcionando, aí sim posso liberar para meus clientes e dormir a noite........

Prezado Jocimar:
Para que este topico nao termine como tantos outros, com td mundo "lavando a alma" e ao final NADA MUDA, faco uma sugestao direta a voce:
Poderiamos criar um site, por ex.: scriptcase-bugs-and-patches.info
Nele, colocariamos uma aplicacao SC que documentasse os bugs:
==============
data da descoberta
tipo de aplic/ recurso afetado
BD afetado
Instalacao PHP/ server / etc  afetado
descricao do bug
Quem  1o. descreveu o bug 
data do report aa NetMake
Solucoes temporarias (gambiarra)
STATUS:  (pendente/ resolvido)
CLASSIFICACAO:  critico (corrompe dados)../ urgente ...
data em q a Netmake resolveu
Versao do SC em q foi resolvido
....
e outros cpos q  podemos criar/alterar depois.

Sei q tem o topico BUGS aqui no SM, mas as vezes o cara tem q ler dezenas de respostas ate chegar ao resultado final (qdo chega).
E, qdo um adm NM diz  "VOU REPORTAR A NOSSA EQUIPE DE DESENV DA NM" , pronto: a coisa cai num buraco negro e nao se consegue saber o q rolou depois.
(A nao ser q  fiquemos chafurdando nos CHANGELOGS......)
Um site assim evitaria que um usuario (nós) ficasse quebrando a cabeca tentando fazer funcionar um recurso q NAO FUNCIONA.
Simplemente usaria o "patch" enqto aguarda a solucao definitiva.
Tambem daria MAIS TRANSPARENCIA aos bugs e ao esforco q a NM tem feito para resolve-los.
....
Faco a sugestao a vc, pq disse q ja tem um historico de bugs na caixinha MAS a sugestao eh EXTENSIVEL a todos os demais do forum.
Infelizmente nao tenho tempo p/ desenv uma aplic SC para isso, mas desde ja me proponho PAGAR O REGISTRO e a HOSPEDAGEM do site (sabemos q o custo eh pequeno).
...
E entao ?
Vc se candidata a fazer o programa e inputar os dados iniciais ????
« Última modificação: Fevereiro 12, 2014, 11:32:04 am por flyingbrick »

Haroldo

• Expert
  • Conhecimento diminui limitações.△TFA△
    • Infinitus Web Gestão Empresarial/Gestão ITIL/Consultoria Scriptcase
« Responder #32 Online: Fevereiro 12, 2014, 11:46:29 am »
Risos. Deja vu.

Jocimar

• Expert
« Responder #33 Online: Fevereiro 12, 2014, 01:11:44 pm »
....... vou continuar documentando o que é necessário corregir do SC para depois de estar tudo funcionando, aí sim posso liberar para meus clientes e dormir a noite........

Prezado Jocimar:
Para que este topico nao termine como tantos outros, com td mundo "lavando a alma" e ao final NADA MUDA, faco uma sugestao direta a voce:
Poderiamos criar um site, por ex.: scriptcase-bugs-and-patches.info
Nele, colocariamos uma aplicacao SC que documentasse os bugs:
==============
data da descoberta
tipo de aplic/ recurso afetado
BD afetado
Instalacao PHP/ server / etc  afetado
descricao do bug
Quem  1o. descreveu o bug 
data do report aa NetMake
Solucoes temporarias (gambiarra)
STATUS:  (pendente/ resolvido)
CLASSIFICACAO:  critico (corrompe dados)../ urgente ...
data em q a Netmake resolveu
Versao do SC em q foi resolvido
....
e outros cpos q  podemos criar/alterar depois.

Sei q tem o topico BUGS aqui no SM, mas as vezes o cara tem q ler dezenas de respostas ate chegar ao resultado final (qdo chega).
E, qdo um adm NM diz  "VOU REPORTAR A NOSSA EQUIPE DE DESENV DA NM" , pronto: a coisa cai num buraco negro e nao se consegue saber o q rolou depois.
(A nao ser q  fiquemos chafurdando nos CHANGELOGS......)
Um site assim evitaria que um usuario (nós) ficasse quebrando a cabeca tentando fazer funcionar um recurso q NAO FUNCIONA.
Simplemente usaria o "patch" enqto aguarda a solucao definitiva.
Tambem daria MAIS TRANSPARENCIA aos bugs e ao esforco q a NM tem feito para resolve-los.
....
Faco a sugestao a vc, pq disse q ja tem um historico de bugs na caixinha MAS a sugestao eh EXTENSIVEL a todos os demais do forum.
Infelizmente nao tenho tempo p/ desenv uma aplic SC para isso, mas desde ja me proponho PAGAR O REGISTRO e a HOSPEDAGEM do site (sabemos q o custo eh pequeno).
...
E entao ?
Vc se candidata a fazer o programa e inputar os dados iniciais ????

flyingbrick,

É como o Haroldo falou na citação seguinte, ele mesmo já sugeriu de usar o sistema que ele criou, e parou por aí.
O Saulo também colocou bem, o que também já foi discutido, poucas são as postagens que são para o SC, bem poucas mesmo.
Acabará por centralizarmos o serviço da NM em separar o o que realmente é BUG, isto demandará muito mais serviço para atender ao Fórum.
Acredito que este tipo de notícia deveria estar no site do SCRIPTCASE, facilitando nossos trabalhos.

Até uns 2 anos atrás trabalhei pelo menos 17 horas / dia, de segunda a segunda, o que, considerando 8:00 hrs/dia, já estaria com 78 anos de idade, mesmo que falte 33 anos. Há quase 7 meses recuperei os parafusos que perdi até então, infelizmente na coluna!
Hoje acabo por me fiscalizar a trabalhar não mais de 9:00 hrs / dia, e neste período fazer meus estudos para as diversas áreas do conhecimento. Acredito que a NM têm pessoal para focar e se esforçar em atender / resolver os bugs@ relatados.
A proposta do SC como comentei é excelente, mas o que cabe a nós é ajudá-los a "lapidar" o SC, vamos usar de nosso conhecimento e conhecer a fundo a ferramente e partir daí colaborar com toda informação no e-mail bugs@ e assim deixá-los resolver.

Que a força bruta seja de nossos esforços em ajudar a lapidar o SC, pois assim teremos sistemas mais equilibrados, maduros, como esperamos!, mas tudo há um tempo, não é o nosso!
Jocimar de Oliveira

Kleyber

• Expert
    • Email
« Responder #34 Online: Fevereiro 12, 2014, 05:40:53 pm »
Pessoal,

Meu pensamento é o seguinte: pra haver um SC sem BUGS, só se a Netmake deixar de lançar novas versões e se concentrar única e exclusivamente em corrigir os bugs existentes, pois toda vez que se lança uma nova versão, vem novos bugs, se juntando aos já existentes.

Minha opinião.
Kleyber aí é que esta o problema, eu concordo plenamente com o Haroldo, quem reclama da NM hj não pegou ela a 5 anos atrás como eu e ele a muito mais tempo. Hoje a gente ainda consegue falar com alguém, antes sem chance.

Outra coisa mesmo que NM se empenhe na solução dos bugs (concordo que existem muitos) ela não conseguiria resolver todos, digo isso pelo seguinte, infelizmente tem gente pegando o SC achando que o sistema é tipo mágico (mais uma vez, não estou dando recado pra ninguém) pessoas que não tem nem o mínimo de conhecimento de ambiente web, e vocês podem pegar no fórum, vou chutar mas não acho que estou sendo exagerado mas 70% das dúvidas e problemas reportados são de configuração de server, conceitos de apps web, dúvidas sobre desempenho, linux, banco, etc..etc.. resumindo falta de googlear por aí e tentar descobrir a solução ou ao menos já vir aqui com alguma coisa na mão, aí como o cara não conhece bem o ambiente web acha que é bug algo que com uma boa pesquisa conseguiria chegar a uma solução.

Então se for pegar o que é realmente bug nas mensagens veremos que não passam de 5% o resto é configuração de ambiente e o mais clássico de todos, falta de conhecimento de desenvolvimento web.

Saulo,

Concordo 100% contigo. Agora o que você disse acaba coincidindo com o que falei, não achas? Toda nova versão do SC agrega novos bugs aos (realmente) já existentes.
Kleyber Derick

ITIL® V3 Foundation Certified
Analista de Sistemas
São Luís - Maranhão
www.tkinformidia.net

Alexandre Pereira Bühler

• Expert
  • Nunca estabeleça um teto para os seus rendimentos.
    • Simão & Bühler Ltda
    • Email
« Responder #35 Online: Fevereiro 12, 2014, 09:52:46 pm »
Desculpe. Mas depois de tanto tempo na lista e com tanto déjà vu (já visto, já discutido, já proposto) "tenho que descontrair".

Estas coisas que vocês reclamam não são bugs. Discordo totalmente de vocês.
Foram apenas novas funcionalidades não documentadas que vocês e nem eu sabem usar. Por que não frequentaram o curso ou não pertencem ao quadro interno da...

Era para ser um segredo, mas... Usuário já viu né. Futuca em tudo que é lugar.
Ai acha essas coisas que somente o pessoal interno sabe usar e fica falando que é bug.
Sugiro a colocação de uma mensagem de aviso pelo pessoal da ...

"Esta macro somente pode ser usada pelo pessoal interno da ....
Se você esbarrou ou fez algo que chama esta macro, saiba que fez toda sua programação errada.
Para ter certeza que irá programar direito. Apague a aplicação que acessou nossa macro interna.
Para isto, use format c: no windows ou mkfs.ext4 /dev/sda1 no Linux.
Depois compre um martelo e tente acessar o conteúdo do disco rígido com ele para ter certeza que apagou tudo.
Se você mesmo abrindo o disco rígido com o martelo não tiver certeza que foi tudo apagado.
Leve seu micro para um campo aberto e compre um galão de gasolina. Despeje tudo dentro do gabinete e coloque fogo.
<-- Cuidado risque o fósforo a distância. -->
Depois pegue o que sobrou do seu micro e comece de novo.
A ... deseja que voce tenha um bom dia de programação."

Obs: Como tem doido para tudo! Por favor não façam o procedimento acima sem a presença de uma adulto responsável com mais de 98 anos.
Eu não me responsabilizo pela perda de dados que ocorra sem a supervisão de um adulto responsável.

PS: Sim, estou sendo sarcástico! E isto não representa a minha opinião sobre ninguém do fórum ou sobre a própria netmake. É somente para descontrair. Então trolls de plantão me deem um descanso.
--
Alexandre Pereira Bühler
https://www.simaoebuhler.com.br
Hospedagem compartilhada Scriptcase desenvolvimento e produção. Temos servidores dedicados Scriptcase.
Eu RTFM todo dia e você?

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
« Responder #36 Online: Fevereiro 12, 2014, 11:07:39 pm »
Pessoal,

Minha opinião.

Saulo,

Concordo 100% contigo. Agora o que você disse acaba coincidindo com o que falei, não achas? Toda nova versão do SC agrega novos bugs aos (realmente) já existentes.
Sim Kleyber com certeza, mas isso é consequência de melhorias ou mesmo modernização de scripts. Por exemplo, a NM implementou o Ajax na navegação das consultas isso é algo simples se fosse um framework voltado para um banco específico, mas imagine um gerador como SC que trabalha com mais de 10 bancos diferentes, o trampo que é fazer uma pequena implementação desta!! Então é inevitável ter bugs, por isso que fazemos nossas migrações aos poucos, testando incansavelmente a nova versão ou update.

flyingbrick

• Novato
  • *
  • KISS ( KEEP IT SIMPLE, STUPID )
« Responder #37 Online: Fevereiro 14, 2014, 12:50:44 pm »
Ta, entao ficamos assim:
1- Nao vamos reclamar do agora pq ha 5 anos era pior  (a proposito...... sera q se nao fosse a suave pressao exercida pelos usuarios, teria melhorado alguma coisa ??   caso a estudar....)

2- Nao vamos incomodar a NM com relatos de bugs pq eh muito dificil integrar toda essa bagaça  (...concordo com a ultima parte).

3- Nao vamos fazer uma centralizacao de informacoes sobre bugs/ solucoes  pq ja foi tentado antes e deu em nada.

Beleza
Peguemos nossas marretas e continuemos a "lapidar a ferramenta"
"NO-PROBLEMO."

ps.: ainda bem q  a "knowledge base" representada pelas duvidas/respostas aki do forum resolve ou contorna 99%  dos perrengues do SC.
Senao.......rsrs

Jocimar

• Expert
« Responder #38 Online: Fevereiro 14, 2014, 12:57:35 pm »
"NO-PROBLEMO."

Realmente acredito nisto, mas temos que usar de nosso conhecimento, pois não queremos estragar nada!, apenas "lapidar"

Att,

Jocimar
Jocimar de Oliveira

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
« Responder #39 Online: Fevereiro 19, 2014, 07:04:05 pm »
Ta, entao ficamos assim:
1- Nao vamos reclamar do agora pq ha 5 anos era pior  (a proposito...... sera q se nao fosse a suave pressao exercida pelos usuarios, teria melhorado alguma coisa ??   caso a estudar....)

2- Nao vamos incomodar a NM com relatos de bugs pq eh muito dificil integrar toda essa bagaça  (...concordo com a ultima parte).

3- Nao vamos fazer uma centralizacao de informacoes sobre bugs/ solucoes  pq ja foi tentado antes e deu em nada.

Beleza
"NO-PROBLEMO."

ps.: ainda bem q  a "knowledge base" representada pelas duvidas/respostas aki do forum resolve ou contorna 99%  dos perrengues do SC.
Senao.......rsrs
KKKKKK é cara não é bem assim, acho que os bugs devem ser sim relatados e as reclamações tem que continuar em prol de melhorar a ferramenta. Mas como disse e vou repetir, a melhor fonte de informações sobre a ferramenta continua sendo esse forum e isso acontece porque tem pessoas como o Haroldo, Jovito, Kleyber, Cleyton Euler, etc..etc..etc (me desculpem se esqueci alguns) mas é preciso que as pessoas abram suas mentes e pesquisem e pensem pró ativamente porque sem exagero a maior parte das mensagens que são chamadas de bugs são na verdade questões extra ferramenta mais relacionadas a ambiente. O  SC é uma ferramenta multiplataforma isso dificulta muito rastrear bugs, aí o fulano vem posta uma mensagem : Bug alguém confirma? e coloca informações minimalistas e espera a resposta. A NM não vai nunca atender casos assim.