Autor Tópico: Autenticação com Google+  (Lida 1893 vezes)

samujunior

• Novato
  • *
    • Email
Autenticação com Google+
« Online: Junho 29, 2013, 07:00:15 pm »
Olá,

A documentação do SC sobre autenticação com o Facebook, Twitter e Google+ é muito escassa. Venho tentando fazer autenticar com o Google, mas sem sucesso.

Consegui comunicar com a api do Google, autenticar e voltar para a aplicação. Até aí tudo certo... agora preciso das variáveis que são retornadas deste procedimento para completar o processo. Alguém já conseguiu fazer essa autenticação? Alguma dica?

Bernhard

• Administrator
  • Expert
Re:Autenticação com Google+
« Responder #1 Online: Junho 29, 2013, 07:57:32 pm »
Samujunior,

O Sr. já acessou nossa documentação do google+ no Web Help? downloads.scriptcase.com.br/downloads/v7/manual/pt_br/webhelp/manual_mp/18-Aplicacoes_de_Controle/02-Controle/18-Autenticacao/03-Google.html

att,
Bernhard Bernsmann

samujunior

• Novato
  • *
    • Email
« Responder #2 Online: Junho 29, 2013, 09:25:52 pm »
Bernhard,

Sim, já acessei. A documentação não é conclusiva! Segui todos os passos e, conforme informei, consegui fazer a autenticação, mas... onde busco as variáveis para dar sequência no procedimento?

jacobju

• Novato
  • *
  • Empreendedor, Inovador e Consultor
« Responder #3 Online: Setembro 14, 2015, 05:17:12 pm »
tipo assim, foi uma das melhores perguntas que eu já vi alguem fazer, mas para variar, nenhuma resposta.
Julio Cesar Jacob
Evangelista de TI - MCP/MCSE/LPIC-1&2/CCNA/ANP/XCP/Asterisk Professional
(55 21) 98452-1886
Skype juliocjacob

jacobju

• Novato
  • *
« Responder #4 Online: Setembro 14, 2015, 05:35:54 pm »
pra você que tem esperança de reaproveitar as informações que vem do google, aqui está a url onde tem uma documentação do possivel rertono.

https://developers.google.com/identity/protocols/OAuth2WebServer
Julio Cesar Jacob
(55 21) 98452-1886
Skype juliocjacob

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
« Responder #5 Online: Setembro 14, 2015, 05:40:40 pm »
Concordo que a documentação é fraca mas por conta disso não progredir com o desenvolvimento não se justifica, acho um exagero, pois a parte mais complicada que é a autenticação já foi feita, o retorno é questão de um pouco de esforço em pesquisa.

Me desculpe mas acho que faltou um pouco de iniciativa!

Não quero fazer o papel de advogado do diabo mas já penei muito esperando respostas da NM e então cheguei a conclusão que precisava mudar minha postura e entender o que é escopo da ferramenta e o que não é.

Abraço!

jacobju

• Novato
  • *
« Responder #6 Online: Setembro 14, 2015, 07:38:23 pm »
Não discordo de você Saulo, mas fazer a autenticação pela metade e não oferecer nenhuma informação sobre o restante, era melhor não fazer. A documentação como está leva a erros medonhos porque é uma ponte que não leva a lugar nenhum. Eles tem exemplos funcionando no site do scriptcase, porque não dispobilizam os fontes pra baixar? Iam ajudar mais.
Julio Cesar Jacob
(55 21) 98452-1886
Skype juliocjacob

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
« Responder #7 Online: Setembro 14, 2015, 09:15:44 pm »

jacobju

• Novato
  • *
« Responder #8 Online: Setembro 14, 2015, 09:23:32 pm »
Sim sim, esse todo mundo está careca de ver...mas que não leva a lugar nenhum e ainda omiti os dados que são trocados na autenticação. Por exemplo o token enviado para a sua aplicação pelo google, bastando que você adicione no metodo descrito a linha:

$token=
Código: [Selecionar]
;

Na url de retorno da sua aplicação vai aparecer o token de autorização e você pode usar esse token para conseguir uma série de outras informaçoes.
Julio Cesar Jacob
(55 21) 98452-1886
Skype juliocjacob

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
« Responder #9 Online: Setembro 14, 2015, 11:23:42 pm »
Sinceramente não sei o que mais pode-se esperar de um script desse, você parece ser um cara experiente na área de tecnologia portanto o que vou dizer talvez não aplique a você, mas essa geração de programadores (talvez eu me inclua nela porque trabalho com desenvolvimento a uns 12 anos) esta cada vez mais dependente do ctrl + c e ctrl + v.

Eu as vezes me pergunto o que mais pode-se esperar de uma ferramenta que te entrega 70% do serviço pronto? Eu não sou defensor do SC e muito menos da NM, a ferramenta pode melhorar muito e a NM pode ser mais profissional com certeza, mas o mínimo de experiência é necessária para desenvolver com SC.

Me lembro da V4 que foi a primeira que tive o prazer de trabalhar onde não havia quase nada de documentação específica, na versão 5.1 foi uma vitória quando documentaram várias macrose, e agora temos sistemas prontos, exemplos prontos e funcionais.

Sei lá, com o tempo talvez as empresas apenas tenham que comprar um SC da vida e com ele façam o que precisam e nós programadores e analistas fiquemos de lado porque vejo cada vez mais soluções prontas no mercado e muitas vezes de graça!

Só refletindo um pouco, não me entenda mal!

jacobju

• Novato
  • *
« Responder #10 Online: Setembro 14, 2015, 11:25:51 pm »
Tá bem, tá bem....só sou contra trabalho pela metade.
Julio Cesar Jacob
(55 21) 98452-1886
Skype juliocjacob

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
« Responder #11 Online: Setembro 14, 2015, 11:50:45 pm »
kkkkkkkkkkkkk

jovitomelo

• Global Moderator
  • Expert
    • Simples Assim
    • Email
« Responder #12 Online: Setembro 15, 2015, 06:43:56 pm »
Pessoal, boa noite...

Saulo, prazer enorme vê-lo por aqui, sempre ajudando... É isso aí, parceiro!

Como moderador do grupo fui solicitado a intervir e aqui vai minha sincera opinião.

Não entrarei no mérito, tenho acompanhado o SC de longe, portanto apenas comentarei atitudes.

Neste forum encontra-se de tudo um pouco:

a) Gente que só quer pegar tudo pronto;
b) Gente quer realmente quer aprender fazendo;
c) Gente que está totalmente disponível para prestar ajudas (Exemplo: Saulo);
d) Gente que quer bagunçar;
e) Gente que quer ofender a NM e o SC;
f) Gente que migrou de outras RADs e vem pra cá trazendo todas as desventuras de lá;
g) Gente que só observa;
h) Gente que quer dizer que sabe mais do que todo mundo;
i) Gente que só quer ver o pau comer, entre outros.

Todos esses atores, sem exceção, tem algo de construtivo a ajudar, tanto no aperfeiçoamento da ferramente (SC), quanto no aperfeiçoamento/dicas e truques do desenvolvimento. Cabe ao mais experto buscar o melhor proveito da situação...

Acreditem, até aqui a única coisa que não consegui fazer com o SC foi por limitação da linguagem (PHP) e não por culpa do SC - mas já me estressei muito. As coisas as vezes surgem de uma gambiarra, que daqui a pouco fica melhorzinha, que daqui a pouco é a solução definitiva e até merece ser compartilhada.

Enfim, não acredito que tenha havido desrespeito entre as partes, já vi coisa muito pior por aqui, mas um pouco de civilidade não fará mal a ninguém.

Vamo-que-vamo

Jovito Melo
Maceió - Alagoas

jacobju

• Novato
  • *
« Responder #13 Online: Setembro 15, 2015, 06:52:58 pm »
Perfeito.
Julio Cesar Jacob
(55 21) 98452-1886
Skype juliocjacob

Haroldo

• Expert
  • Conhecimento diminui limitações.△TFA△
    • Infinitus Web Gestão Empresarial/Gestão ITIL/Consultoria Scriptcase
« Responder #14 Online: Setembro 16, 2015, 12:42:10 am »
:)

Sinceramente não sei o que mais pode-se esperar de um script desse, você parece ser um cara experiente na área de tecnologia portanto o que vou dizer talvez não aplique a você, mas essa geração de programadores (talvez eu me inclua nela porque trabalho com desenvolvimento a uns 12 anos) esta cada vez mais dependente do ctrl + c e ctrl + v.

Eu as vezes me pergunto o que mais pode-se esperar de uma ferramenta que te entrega 70% do serviço pronto? Eu não sou defensor do SC e muito menos da NM, a ferramenta pode melhorar muito e a NM pode ser mais profissional com certeza, mas o mínimo de experiência é necessária para desenvolver com SC.

Me lembro da V4 que foi a primeira que tive o prazer de trabalhar onde não havia quase nada de documentação específica, na versão 5.1 foi uma vitória quando documentaram várias macrose, e agora temos sistemas prontos, exemplos prontos e funcionais.

Sei lá, com o tempo talvez as empresas apenas tenham que comprar um SC da vida e com ele façam o que precisam e nós programadores e analistas fiquemos de lado porque vejo cada vez mais soluções prontas no mercado e muitas vezes de graça!

Só refletindo um pouco, não me entenda mal!