Autor Tópico: Uso de duas versões na mesma máquina v5.2.41 e v.6.0.29  (Lida 2307 vezes)

Adesoft

• Avançado
    • Email
Uso de duas versões na mesma máquina v5.2.41 e v.6.0.29
« Online: Agosto 07, 2012, 12:39:04 pm »
Amigos,

Como a NM não vai mais atualizar e nem corrigir mais os bugs da versão v5, estou com algumas necessidades e a versão v6 tem alguma funcões que podem me ajudar nos projetos, o problem é:

Como tenho alguns projetos em produção é possível usar a versão v5.2.41 junto na mesma máquina com a versão v6.0.29?
Estou preocupado com os bugs que ainda vem surgindo, e na versão 5.2.41 já tenho uma experiência e da para contornar os problemas, minha preocupação é atualizar e começar os projetos a apresentar problemas, e os usuários não vão gostar.

Alguém já consegui usar as duas versões? Ou é possível instalar a versão v6 e se precisar retornar para a versão v5?

Alguma dica?

Adeilson de Oliveira
Adeilson de Oliveira
THS do Brasil

Haroldo

• Expert
  • Conhecimento diminui limitações.△TFA△
    • Infinitus Web Gestão Empresarial/Gestão ITIL/Consultoria Scriptcase
Re:Uso de duas versões na mesma máquina v5.2.41 e v.6.0.29
« Responder #1 Online: Agosto 07, 2012, 12:46:00 pm »
em produção sim.
em desenvolvimento a V5 para no php 5.2 e  a V6 exige o php a partir da 5.3 por causa da mudança no Zend Guard, a criptografia do código muda. Na mesma máquina somente com apaches em portas diferentes.

Adesoft

• Avançado
    • Email
« Responder #2 Online: Agosto 07, 2012, 12:54:47 pm »
Bom uma outra idéia seria colocar em uma máquina virtual, o problema é o licenciamento, estou achando uma forma menos traumática, pois vou ser obrigado a migrar devido aos bugs e os novos recursos, tenho a experança da NM corrigir alguns que foram passados da versão v5 para a v6 como na nova versão acho que a experança dela resolver é bem maior.

Haroldo, agora mesmo colocando o apache para executar em portas diferentes a licença da NM permite o registro das duas?

Outra dúvida:

Produção:
O que será necessário para rodar as aplicaçãoes com a versão nova?
1) Preciso atualizar o prod (NM disponiviel para download)
2) O Apache não precisa alterar correto?
Tem mais algum detalhe que na produção após publicar preciso alterar?

Adeilson
Adeilson de Oliveira
THS do Brasil

Haroldo

• Expert
« Responder #3 Online: Agosto 07, 2012, 01:42:55 pm »
para o PHP 5.2 (SC Vs5),  o registro é menos rígido, desde que esteja no mesmo servidor, sim.
para o php 5.3 (SC Vs6), o registro e  muito mais rígido, incluindo inclusive a pasta onde o sc é instalado.

Você pode sim ter as duas versões do sc (5 e 6) na mesma maquina, pois os apaches abrião em portas diferentes, e as versoes dos php de cada um também, sem problemas, desde que tenha o registro de cada versão do SC devidamente liberado.

Em produção, vc pode ter as duas versões sob o PHP 5.3 que funciona ou o PHP 5.2 tabém, e não precisa ter dois apaches em portas diferentes (algo que não faz sentido, não é?)

Mas qual a importância de ter as duas versões na mesma máquina?

Adesoft

• Avançado
    • Email
« Responder #4 Online: Agosto 07, 2012, 01:51:42 pm »
Haroldo,

Meu objetivo e fazer os testes com a migração exemplo:
Pegar uma aplicação converter ela, rodar na versão v6 fazer os testes, se apresentar problemas ou bugs ou mau funcionamento, voltaria o backup dela e usaria na versão 5 reportando o bug.

Preciso que na versão 6 as aplicações possam rodar no minino como estão hoje, e pelo bugs e as atualizações que venho acompanhando se eu tivesse atualizado logo quando saiu teria sérios problemas. Confesso que estou preocupado ainda, mais como não vai ter jeito será necessário a atualização para obter novos recursos e rezar para os bugs serem resolvidos, vou precisar migrar.

Adeilson de Oliveira
Adeilson de Oliveira
THS do Brasil

Haroldo

• Expert
« Responder #5 Online: Agosto 07, 2012, 02:44:35 pm »
Não da para migrar apenas uma aplicação, e também não dá para fazer a conversão inversa (da V6 para V5)

Bem, como eu estou fazendo:

Tenho minha equipe de desenvolvendo trabalhando simultaneamente no SC 5, a produção não pode parar (minha licença é multi-desenvolvedor).

Migrei os projetos da sc5 para sc6, e estamos fazendo os devidos testes, e corrigindo os problemas, algumas aplicações terão que ser refeitas, notei que aplicações desenvolvido desde a v4 e a bastante tempo na v5 geraram mais problemas do que as aplicações desenvolvidas recentemente na v5, essas praticamente não deram problemas, o principal deles é problema de acentuação, todos os passos de correção na v6 estão sendo anotados, e quando apurarmos e corrigirmos 90% dos problemas, vamos parar nosso setor de desenvolvimento, vamos fazer a migração novamente, e executar todas as correções já anotadas, e colocaremos em produção simultaneamente com a V5, ou seja, no login da v6, um radio será adicionado para o usuário acessar a versão atual (V5) e/ou a  nova versão (V6), a v5 não sofrerá mais modificações, só a v6, e depois de um tempo indeterminado v5 em produção sai do ar.

« Última modificação: Agosto 07, 2012, 02:49:54 pm por Haroldo »

Adesoft

• Avançado
    • Email
« Responder #6 Online: Agosto 07, 2012, 03:42:54 pm »
Compreendi!

Acho que vou criar uma maquina virtual com a versão 6, migrar os projetos e fazer os testes, caso aparecer algum problema sério, que não tenha tempo de resolver, vou voltar a máquina vm antiga registrar e continuar com a versão 5. Preciso só ver como vou licenciar e se depois de migrar posso fazer o downgrade da versão para 5, usando uma outra VM.

Agradeço pelo dica, vou tentar elaborar um plano semelhante aqui.

Muito Obrigado

Adeilson de Oliveira
Adeilson de Oliveira
THS do Brasil

weber

• Expert
    • Email
« Responder #7 Online: Agosto 11, 2012, 01:43:53 am »
Compreendi!

Acho que vou criar uma maquina virtual com a versão 6, migrar os projetos e fazer os testes, caso aparecer algum problema sério, que não tenha tempo de resolver, vou voltar a máquina vm antiga registrar e continuar com a versão 5. Preciso só ver como vou licenciar e se depois de migrar posso fazer o downgrade da versão para 5, usando uma outra VM.

Agradeço pelo dica, vou tentar elaborar um plano semelhante aqui.

Muito Obrigado

Adeilson de Oliveira

Não precisa criar a VM eu tenho as duas versoes rodando no mesmo micro estou fazendo assim
importo os projetos do 5 para o 6 (importar = migrar) na sc6 deleto os q nao vou trabalhar agora e vou ajustando tudo q acho na v6 corregido, deleto aquele projeto da v5 e importo novamente e assim vou indo dessa forma projetos que não estão 100% no sc6 ainda rodo com o sc5

Haroldo tb estou tendo o mesmo problema de acentuação do v5 para ov 6

Adesoft

• Avançado
    • Email
« Responder #8 Online: Agosto 11, 2012, 10:43:57 am »
Weber,
Eu vou usar a versão SC6 em uma outra máquina virtual, que fiz agora só para ter o SC, tenho um servidor com a SC5 e terei uma VM com SC6, será que assim seria possível?

Caso não for, teria que fazer na máquina nova os passos abaixo:

Máquina que vai ter a licença do SC
1º Instalar o SC 5
2º Instalar o SC 6
OBS: Vai dar algum conflito nesta hora?
3º Voltar o Backup para a SC5, rodar fazer os teste
Importação
4º Começar a importar os projetos para a versão SCV6 conforme manual disponibilizado pela NM.
OBS: Caso alguém já tenha passado e tem algo a complementar
5º Gerar os fontes após importado,
Dúvida:
Nesta hora caso o projeto não fique bom ou gere problemas o SC5 não parou de funcionar correto?

Para melhorar o ambiente eu uso na v5 o Zend Server Community PHP 5.2, será que ao colocar a versão do Zend com PHP 5.3 a versão 5 vai parar?
Para usar as duas na mesma máquina o Zend não será possível?

Weber, obrigado pela ajuda
Adeilson de Oliveira
Adeilson de Oliveira
THS do Brasil

Haroldo

• Expert
« Responder #9 Online: Agosto 11, 2012, 10:48:26 am »
V5 com php 5.3 não vai rolar.

Não custaria nada a NM encripto-grafar a v5 para rodar com Zend Guard Loader e php 5.3.

« Última modificação: Agosto 11, 2012, 10:50:32 am por Haroldo »