Autor Tópico: Por que a NetMake não inverte em um gerador de Relatório mas robusto?  (Lida 3330 vezes)

waldemargo_ol

• Intermediário
Tenho enfrentados vários problemas com o gerador de Relatório que se encontra no SC...

Uma Empresa Chamado Maker desenvolveu um gerador de Relatório usando a tecnologia Report Builder para fazer o relatórios profissionais e o mesmo que muito tempo trabalhei no Delphi.

Este criador de Relatório e perfeito para modelagem da criação dos Relatórios sem contar que não precisa ficar definido Y, X que para meu ver perde muito tempo para criar tão feito no SC.

Por favor NetMake crie um gerador de Relatório estilo do Delphi Report Builder...

Haroldo

• Expert
  • Conhecimento diminui limitações.△TFA△
    • Infinitus Web Gestão Empresarial/Gestão ITIL/Consultoria Scriptcase
Re:Por que a NetMake não inverte em um gerador de Relatório mas robusto?
« Responder #1 Online: Junho 29, 2012, 08:55:17 am »
não entendi ter que ficar definindo x e y...
Quer dizer no Report PDF? Consultas quando se tornam complexas requerem programação mais sofisticada, quando são consultas simples, o sc empenha bem seu papel. Mas nada impede de utilizar geradores externos.

Kleyber

• Expert
    • Email
« Responder #2 Online: Junho 29, 2012, 10:42:03 am »
Haroldo,

Agora vc me deixou curioso... eu uso aqui a Fast Report... como eu faria para gerar meus relatórios na Fast, a partir do SC? isto seria um sonho pra mim.
Kleyber Derick

ITIL® V3 Foundation Certified
Analista de Sistemas
São Luís - Maranhão
www.tkinformidia.net

Haroldo

• Expert
« Responder #3 Online: Junho 29, 2012, 11:22:17 am »
se o gerador é web, vc tem que desenvolver pelo gerador e não pelo sc, publicar pelo gerador, ou manualmente, e no sc, vc carrega via iframe, e só isso, não tem outro segredo.

Kleyber

• Expert
    • Email
« Responder #4 Online: Junho 29, 2012, 11:24:38 am »
hummm entendi. valeu.
Kleyber Derick

ITIL® V3 Foundation Certified
Analista de Sistemas
São Luís - Maranhão
www.tkinformidia.net

waldemargo_ol

• Intermediário
« Responder #5 Online: Junho 29, 2012, 02:24:03 pm »
Não estou aqui para criticar e nem para diminuir a opinião de aquém...

Mas sinceramente Infinutus Web você está longe de ver o potencial de uma estrutura de geração de relatório rápida para desenvolvimento web.

Este negocio de ficar x, y para o meu ver perde muito tempo o melhor e arrastar e soltar para ver o resultado na hora.

Preciso incentivar a NetMake de criar tão feito, pois a idéia do php e agilidade e não inventar a roda.

Continua dizendo NetMake cadê um Gerador de Relatório a altura da ferramenta...

Segundo você Infinutus Web “e o gerador é web, vc tem que desenvolver pelo gerador e não pelo sc, publicar pelo gerador, ou manualmente, e no sc, vc carrega via iframe, e só isso, não tem outro segredo”

Prá que ficar plugando outra tecnologia sendo que dentro da ferramenta tão possa existir?

Faço está pergunta a você...

Pois assim quero que a ferramenta não precise plugar nada e ela seja única entre todas as outras

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
« Responder #6 Online: Junho 29, 2012, 03:40:30 pm »
Eu sinceramente nunca utilizei o Pdf Report, realmente acho ele indecente.
Mas a consulta formato livre é perfeita, não vejo problemas em utiliza-la, aliás me sinto muito confortável e traz o efeito on-the-fly.
Na consulta formato livre a limitação é a habilidade do cara em trabalhar com html, o único problema é que não aceita css no caso de exportar para pdf, mas com um editor html inline dá pra fazer miséria com o formato livre.

jovitomelo

• Global Moderator
  • Expert
    • Simples Assim
    • Email
« Responder #7 Online: Junho 29, 2012, 05:45:44 pm »
É pessoal,

Bastou eu dar uma saidinha pra todo mundo ficar abusado por aqui (heheheheh).

Sempre achei que o grande defeito do SC era a geração de relatórios.  O que todos precisam entender é que em desenvolvimento  não existe a concepção de certo ou errado mas sim o resultado final.

Já vi desenvolvedores SC criando relatórios bastante complexos com códigos nativos e MUITO trabalhosos... estão errados?! Não!

Não critico quem ache que a NM deveria implementar algo mais decente, como é o caso do GAS, mas acho que a espera vai ser grande. Aplicações web não dependem de uma única ferramenta para desenvolvê-los, diferentemente das app desktop.

Eu utilizo webservices através do IReport, dá trabalho pra configurar o server mas o resultado, pra mim, é bastante satisfatório.

O que deveríamos fazer é cada um dizer como está resolvendo isso - perder um tempinho explicando detalhadamente como fazer - e deixar cada um tomar a decisão que mais lhe convier aí sim, todos andaremos num bom caminho.

Abraço a todos e deixem de ser abusados.
Jovito Melo
Maceió - Alagoas

pauloper

• Global Moderator
  • Avançado
« Responder #8 Online: Junho 29, 2012, 06:29:03 pm »
Desculpe pessoal, mas não entendo porque tanto "fuzuê".
Eu uso o Report PDF  e gero relatorios complexos e sofisticados com pouco código.

Eu faço assim: Crio a aplicação Repor PDF, Limpo tudo e incluo o meu código e gero
os meus relatórios sem traumas e com muita tranquila.
Tenho Etiquetas, Envelopes, Relatório contábeis e Financeiros, Recibos de Mini Impressoras e tudo no código.
Uso de 20/30 a 40 linhas no máximo que uso em alguns relatórios.

Mas vejo que esta questão é tão batida por aqui que estou pensando em montar um curso de impressão com o SC.
Nome do Curso: Imprimindo Relatório Sofisticados com o SC sem Traumas.  Rsssssssss (Brincadeira).

Att,
Paulo.

Haroldo

• Expert
« Responder #9 Online: Junho 29, 2012, 06:34:14 pm »
Caro waldemargo_ol,

Se você acompanha este fórum em todas suas discussões, deve ter olhado este tópico aqui:

http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=4625.msg22530#msg22530

Não defendo a utilização de relatórios gerados por frameworks externos, apenas dou minha sugestão de como usar a quem pede, e minha sugestão é essa, quer usar externo, crie pelo externo, publique pelo externo e acesso pelo sc via iframe, se tem outra sugestão,  por favor nos ajude, é para isso que serve o fórum.

Para quem já usou Crystal Reports, Agata, e muitos outros, não acho o gerador de consultas do sc o melhor mas faz o que preciso, quando desejo algo mais sofisticado eu coloco a mão na massa tipo:

Consulta HTML:
http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=2495.msg22195#msg22195

e

Report PDF: (Saulo, discordo que Report PDf é indecente, veja o link abaixo, o layout não é imagem de fundo)
http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=4926.msg20708#msg20708

Sou a favor de melhorias sim, mas não só em relatórios, sim em tudo, mas dou prioridades a diminuição dos Bugs.

Para isso existe a democracia, nem todos devem concordar com minha opinião, inclusive já passaram de 2000 tentativas de ajuda aqui (algumas delas respondendo  dúvidas suas  waldemargo_ol, as quais não agradeceu ou retornou como resolvido), pelo menos eu me manifesto de alguma forma.

Agora incentivar o Fabricante do Software? Isso venho fazendo desde 2006, e algumas melhorias aconteceram sim, outras não.

** Ainda vai existir um FrameWork que você só precisa desejar e ele já te dá  código pronto e perfeito, até lá algumas coisas ainda vai ser preciso saber fazer e por a mão na massa para obter o resultado desejado **
« Última modificação: Junho 30, 2012, 01:36:32 pm por Haroldo »

Robert Berbert

• Expert
  • Desenvolver é sempre estar se atualizando.
    • Conesoft
    • Email
« Responder #10 Online: Julho 02, 2012, 09:35:44 am »
Bom eu acho que ai é que está o "futebol" dos programadores, se na vida real futebol não se discute, no mundo da programação a forma de fazer um relatório também não, framework? Nossa lindo e maravilhoso, nível requerido perto de 0, resultado 10, Fast Report, nível requerido 8, resultado 10, Report PDF, nível requerido perto de 10, resultado 10, o resultado não muda.

Agora waldemargo_ol, não tem como você comparar o Maker com o ScriptCase, primeiro que o Maker é outra linguagem, baseado em outras rotinas, com outra plataforma, e custa 10.000 reais uma licença. O ScriptCase é simples, te da quase tudo que você precisa, e ao meu ver é uma pechincha.

Então o negócio é o que um amigo do fórum disse, "Feio é não funcionar."

** PS.: Eu não pagaria 8.000 reais a mais para ter um framework para gerar relatórios. **
-- Design ou programador eis a questão.

douglasba

• Novato
  • *
    • SISDS - WEB
    • Email
« Responder #11 Online: Julho 02, 2012, 09:50:20 am »
Galera eu uso o iReport no PHP com PHPJasperXML.

Primeiro eu crio meu relatório com o iReport e depois eu uso a biblioteca PHPJasperXML, pra gerar o PDF, so tive um pouco de trabalho em modificar a biblioteca pois a mesma quando comecei a usar só tinha conexão com Mysql e uso banco Postgresql, mas fora isso é tranquilo.
Também sou a favor de um gerador melhor na ferramenta ... mas como a ferramenta não depende apenas dos relatórios, eu prefiro que a NM corrija os bugs que irritam bastante, para relatório temos varias possibilidades externas que da pra usar enquanto a NM não melhora o gerador do SC.

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
« Responder #12 Online: Julho 02, 2012, 03:50:11 pm »
Bom eu acho que ai é que está o "futebol" dos programadores, se na vida real futebol não se discute, no mundo da programação a forma de fazer um relatório também não, framework? Nossa lindo e maravilhoso, nível requerido perto de 0, resultado 10, Fast Report, nível requerido 8, resultado 10, Report PDF, nível requerido perto de 10, resultado 10, o resultado não muda.

Agora waldemargo_ol, não tem como você comparar o Maker com o ScriptCase, primeiro que o Maker é outra linguagem, baseado em outras rotinas, com outra plataforma, e custa 10.000 reais uma licença. O ScriptCase é simples, te da quase tudo que você precisa, e ao meu ver é uma pechincha.

Então o negócio é o que um amigo do fórum disse, "Feio é não funcionar."

** PS.: Eu não pagaria 8.000 reais a mais para ter um framework para gerar relatórios. **
Se o Maker fosse R$ 10.000,00 eu tinha comprado..o problema é que a licença dele passa de R$ 25.000,00.
Pra essa discussão foi boa, me desculpa aí Haroldo se fui um pouco exagerado quando disse que o PDF Report era indecente, mas é que eu ja tentei fazer nele algumas coisas e achei que foi mais produtivo gerar um html pelo formato livre.

Eu concordo plenamente com o fato de que a NM poderia investir mais na resolução dos bugs, claro que algumas coisas poderia também ser melhores, mas isso é igual bunda, cada um tem a sua e não gosta que os outros fiquem olhando, criticando ou apontando o dedo (sem maldade, kkkkk), ou seja se fosse feita uma enquete iriam surgir mais de 300 alterações diferentes, porque todos nós pensamos que o que desejamos é a solução dos problemas de todos, e não é assim.

Resumindo, eu estou me dando muito bem com o Formato Livre, ainda mais que é possível aninhar essas consultas e gerar relatórios muito bem feitos.

E tenho dito!!

Alexandre Pereira Bühler

• Expert
  • Nunca estabeleça um teto para os seus rendimentos.
    • Simão & Bühler Ltda
    • Email
« Responder #13 Online: Julho 02, 2012, 05:28:06 pm »
Boa tarde,
Em conversa com Humberto.
Fizemos um teste aqui e colocamos o sample do phpjasperxml para rodar no servidor.
Funcionou Beleza.
Irei deixar para ele criar algo no Ireport e dizer se funciona bem a integração do ireport + phpjasperxml + SC.
Segue link temporário do samples:
http://www.simaoebuhler.com.br/teste/sample1.php
http://www.simaoebuhler.com.br/teste/sample3.php
http://www.simaoebuhler.com.br/teste/sample8.php
Observação: o ireport faz o relatório no estilo visual.
Vejam o vídeo http://jasperforge.org/website/ireportwebsite/IR%20Website/tutorials/podcast_2/podcast_2.html?header=project&target=ireport
« Última modificação: Julho 02, 2012, 05:31:55 pm por Alexandre Pereira Bühler »
--
Alexandre Pereira Bühler
https://www.simaoebuhler.com.br
Hospedagem compartilhada Scriptcase desenvolvimento e produção. Temos servidores dedicados Scriptcase.
Eu RTFM todo dia e você?

Haroldo

• Expert
« Responder #14 Online: Julho 02, 2012, 05:31:49 pm »
Alexandre,

com pdf não dá para comparar, ideal é comparar relatórios complexos em html, pois com pdf podemos desenhar a vontade.