Autor Tópico: Erro ao adcionar novos campos na consulta  (Lida 1365 vezes)

Alexandre - FENTECH

• Novato
  • *
    • Email
Erro ao adcionar novos campos na consulta
« Online: Maio 17, 2012, 03:51:53 pm »
Quando adiciono um novo campo a SQL de uma consulta, que já estava pronta, e tento posicionar o campo, tanto na consulta quanto no filtro, ao salvar todos os campos passam para o lado dos que não devem ser exibidos.

Estou utilizando a versão 6.00.0018.

Haroldo

• Expert
  • Conhecimento diminui limitações.△TFA△
    • Infinitus Web Gestão Empresarial/Gestão ITIL/Consultoria Scriptcase
Re:Erro ao adcionar novos campos na consulta
« Responder #1 Online: Maio 17, 2012, 03:59:12 pm »
Esse tipo de procedimento já discutimos aqui diversas vezes.
Nunca deve alterar no nome de uma coluna já existente em uma consulta, sempre que for adicionar uma coluna nova ao select adicione no final.
Se for criar inner join, crie aliás para todos os campos com o nome original da coluna (use a preposição AS).

Carlos Carucce

• Intermediário
« Responder #2 Online: Maio 17, 2012, 04:02:49 pm »
É uma pequena falha da criação expressa Alexandre.

Apenas recrie a consulta utilizando o sql desejado, após isso vc poderá editar, excluir ou adicionar campos sem problema
"Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo: As que conhecem e as que não conhecem os numeros binarios"

Alexandre - FENTECH

• Novato
  • *
    • Email
« Responder #3 Online: Maio 17, 2012, 04:12:52 pm »
SQL antes:
SELECT
    COD_LANCTO,
    DAT_VENCTO,
    TIP_LANCTO,
    NRO_DOC,
    HISTORICO,
    COD_PESSOA,
    RED_PCONTA,
    VLR_LANCTO,
    VLR_PAGO,
    SLD_TITULO
FROM REL_TITULOS
ORDER BY DAT_VENCTO

SQL depois:
SELECT
    COD_LANCTO,
    DAT_VENCTO,
    TIP_LANCTO,
    NRO_DOC,
    HISTORICO,
    COD_PESSOA,
    RED_PCONTA,
    VLR_LANCTO,
    VLR_PAGO,
    SLD_TITULO,
    NRO_NFES

FROM REL_TITULOS
ORDER BY DAT_VENCTO

A consulta já estava publicada, portanto funcionando ao adicionar o campo NRO_NFES na SQL, o problema aconteceu.

Alexandre - FENTECH

• Novato
  • *
    • Email
« Responder #4 Online: Maio 17, 2012, 04:26:35 pm »

Apenas recrie a consulta utilizando o sql desejado, após isso vc poderá editar, excluir ou adicionar campos sem problema

Se toda alteração desse nível em uma consulta, me obrigar a refazer a aplicação, a utilização da ferramenta é inviável. Para mim, da forma que está, isso é um bug sério.

Alexandre - FENTECH

• Novato
  • *
    • Email
« Responder #5 Online: Maio 17, 2012, 04:27:44 pm »
Esse tipo de procedimento já discutimos aqui diversas vezes.
Nunca deve alterar no nome de uma coluna já existente em uma consulta, sempre que for adicionar uma coluna nova ao select adicione no final.
Se for criar inner join, crie aliás para todos os campos com o nome original da coluna (use a preposição AS).

O meu problema não é com a SQL.

Carlos Carucce

• Intermediário
« Responder #6 Online: Maio 18, 2012, 07:30:00 am »
Pois é meu amigo, chame como quiser só que ainda assim é mais facil que sair "caçando" e alterando na mão os campos anteriores.
Isso só acontece pq para o "interpretador" da ferramenta um campo denominado "id" e "tbl.id" são coisas distintas mesmo que apontem para a mesma tabela.

No teu caso vc está só adicionando um novo campo, antes de mais nada de uma olhada se os campos não estão só sendo oculto através do Editar campos.

Se puder dê uma olhada nesse tópico e vai confirmar que quase todos tem esse tipo de problema:
http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=4847.0

Se toda alteração desse nível em uma consulta, me obrigar a refazer a aplicação, a utilização da ferramenta é inviável. Para mim, da forma que está, isso é um bug sério.
« Última modificação: Maio 18, 2012, 07:33:27 am por Carlos Carucce »
"Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo: As que conhecem e as que não conhecem os numeros binarios"

Alexandre - FENTECH

• Novato
  • *
    • Email
« Responder #7 Online: Maio 18, 2012, 07:44:38 am »
Pois é meu amigo, chame como quiser só que ainda assim é mais facil que sair "caçando" e alterando na mão os campos anteriores.
Isso só acontece pq para o "interpretador" da ferramenta um campo denominado "id" e "tbl.id" são coisas distintas mesmo que apontem para a mesma tabela.

No teu caso vc está só adicionando um novo campo, antes de mais nada de uma olhada se os campos não estão só sendo oculto através do Editar campos.

Se puder dê uma olhada nesse tópico e vai confirmar que quase todos tem esse tipo de problema:
http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=4847.0

Os campos somem, e não gera a aplicação, alegando a falta de definir os campos da grade.

O problema que está sendo discutido no tópico que vc me apresentou, é referente a uma query onde o nome dos campos não foram setados usando o 'as' (tabela.campo as campo), assim o scriptcase utiliza o nome completo (tabela.campo), e todas as vezes que a query for alterada os campos são novamente redefinidos, isso ocorre desde a versão 2, pelo menos.  (primeira vesão que eu utilizei)

O que eu estou relatando começou a ocorrer na versão 6.