Autor Tópico: VERSÃO 6.00.0017 com Problemas nas Consultas - NETMAKE URGENTE - * RESOLVIDO *  (Lida 3209 vezes)

inosys

• Intermediário
  • Só o Senhor é Deus!
    • Email
Amigos,
Hoje atualizei minha versão do SC para 6.00.0017. Como sempre faço, após uma atualização, gero o código fonte de todas as minhas aplicações.
Para minha surpresa, todas as minhas consultas pararam de funcionar. Fui descobrir que no SQL das consultas onde eu coloco um ALIAS para o campo como por exemplo "Select nom_cli as nome_clientes from clientes", se eu renomear o campo da erro. Se eu tirar o Alias, não da erro.

Estou voltando o Backup da Pasta NetMake e vou continuar meus trabalhos sem atualizar.

Pessoal da NetMake, tá com muitos erros na Consulta da Versão 6.00.0017. Por Favor, liberem ainda hoje uma nova atualização.
« Última modificação: Maio 10, 2012, 05:39:55 pm por Marcos Correia »
Atenciosamente
Watson Passos

John L. Santos

• Bug Tracker Team
  • Administrator
  • Expert
    • Email
Re:VERSÃO 6.00.0017 com Problemas nas Consultas - NETMAKE URGENTE
« Responder #1 Online: Maio 09, 2012, 11:16:35 am »
Bom dia,

Foram realizados os testes localmente com alias no SQL das aplicações consulta, e está funcionando normalmente. Você poderia informar-me com mais detalhes qual o banco de dados que está utilizando? Qual o SQL que está utilizando? Desde já, agradeço o retorno.
John L. Santos
NetMake - Soluções em Informática

inosys

• Intermediário
  • Só o Senhor é Deus!
    • Email
« Responder #2 Online: Maio 09, 2012, 11:26:00 am »
Ólá,
O SQL que executo na versão 6.00.0016 que funciona perfeitamente é esse aqui:

SELECT
    cod_age,
    dat_ini,
    hor_ini,
    dsc_tit,
    dsc_age,
    login,
    (Select seg_users.name from seg_users where seg_users.login = ate_agenda.login) as atendente,
    nom_pes,
    cod_igr,
    ate_tabela.dsc_inf_tab as categoria,
    ate_tabela.cod_tab as cod_categoria,
    Case ate_agenda.flg_fim
    When 'S' Then 'Finalizados'
    When 'N' Then 'Em Andamento'
    End as status
FROM
    ate_agenda, ate_tabela
Where
    ate_agenda.cod_tab_cat_ate = ate_tabela.cod_tab And
    ate_agenda.cod_igr = [cod_igr_con] And
    ate_agenda.login = '[usr_login]' And
    ate_agenda.flg_tip_age = 'A'
Order By
  ate_agenda.dat_ini, ate_agenda.hor_ini

Já na versão 6.00.0017 usando alias (as) não funciona nada mais. Tem mais gente reclamando dessa versão no Forum. Dá um busca pela informação "6.00.0017" na busca e verá mais pessoas reclamando.

Estou utilizando o banco de dados MySQL 5.5.

Já abri um chamado no Suporte.

Voltei para a versão 6.00.0016 e estou trabalhando normalmente. Não vou mais atualizar a versão até que tudo se normalize.

No Mais, se conseguir alguma coisa, nos reporte.

Atenciosamente
Watson Passos

Haroldo

• Expert
  • Conhecimento diminui limitações.△TFA△
    • Infinitus Web Gestão Empresarial/Gestão ITIL/Consultoria Scriptcase
« Responder #3 Online: Maio 09, 2012, 11:35:42 am »
tente tirar a palavra 'as' entre o select e o nome_alias.

porque não usa inner join?

Aconselho a usar alias em todas as tabelas e nos campos das mesmas.

inosys

• Intermediário
  • Só o Senhor é Deus!
    • Email
« Responder #4 Online: Maio 09, 2012, 11:40:18 am »
Oi Haroldo,
Eu já tirei o (as) e funciona para campos simples. No Caso do Meu CASE, se eu tirar o AS não funciona.
O Fato é que tenho um sistemão, grande mesmo. Não tenho condições de varrer o sistema todo tirando o AS entende.
O Pessoal da NetMake tem que dar um jeito. Tenho aqui minha versão 16 funcionando com o AS perfeitamente e mudo pra 17 e da isso.
Eles tem que resolver isso e rápido. Tem mais gente dizendo no forum hoje que suas consultas pararam de funcionar devido a isso, problemas com quebras e tal. Se fosse só essa consulta, eu faria sem problemas, mais são mais de 100. Uso muito esse negócio de renomear.

Sempre funcionou e agora simplesmente parou. As vezes sinto que o SC não é muito confiável. Sempre que posto no suporte meus poucos problemas  dizem pra mim que não está ocorrendo e que não conseguiram simular meu problema, ou seja, fico com o problema (Desabado com o amigo Haroldo).

Mais como sempre, vou aguardando aqui.

Grande abraço amigo.

Atenciosamente
Watson Passos

inosys

• Intermediário
  • Só o Senhor é Deus!
    • Email
« Responder #5 Online: Maio 09, 2012, 11:45:01 am »
Outra pessoa com problema na versão nova de hoje (6.00.0017)

http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=4928.msg20742#msg20742

Parecido com o meu caso.
Atenciosamente
Watson Passos

Haroldo

• Expert
  • Conhecimento diminui limitações.△TFA△
    • Infinitus Web Gestão Empresarial/Gestão ITIL/Consultoria Scriptcase
« Responder #6 Online: Maio 09, 2012, 11:46:19 am »
Verdade, se parou tudo complica mesmo?
Tem que esperar a Netmake se manifestar, e você tentar detalhar o máximo seu ambiente para eles analisarem(Banco de dados, principalmente).

inosys

• Intermediário
  • Só o Senhor é Deus!
    • Email
« Responder #7 Online: Maio 09, 2012, 11:48:17 am »
Isso mesmo Haroldo, estou em contato com eles reportando SQL, Banco de dados e tudo o que eles precisarem.

No mais, obrigado mais uma vez!
Atenciosamente
Watson Passos

jovitomelo

• Global Moderator
  • Expert
    • Simples Assim
    • Email
« Responder #8 Online: Maio 09, 2012, 12:39:43 pm »
Pessoal,

As apps do tipo consulta apresentam instabilidades na formulação das querys e não é coisa recente... utilizo o SC desde a V5 e sempre ocorreram problemas com elas... tanto é assim que vez por outra precisamos estar colocando views onde sabemos que não existe a menor necessidade... este forum está repleto de posts tratando desses assuntos... e isso tem convivido pacificamente por aqui....

Acabei de fazer uns testes exemplificando o que o colega Inosys declarou, vejam o vídeo...

www.trapizonda.com.br/consultas/consultas.html

Existem outros problemas, há poucos dias documentei outro.

www.trapizonda.com.br/media/media.html

Os problemas relacionados acima não vieram com a V6.00.0017, são mais antigos...

Existem outros que ainda não postei... como disse anteriormente existe uma certa passividade nossa em relação a este tipo de app, e eu fui deixando de lado isso, mas vou documentá-las em breve.

[]s 
Jovito Melo
Maceió - Alagoas

inosys

• Intermediário
  • Só o Senhor é Deus!
    • Email
« Responder #9 Online: Maio 09, 2012, 01:11:34 pm »
Jovito, você detalhou bem no seu video o meu problema.
É isso mesmo que estou passando. Agora veja, já pensou se eu tiver que pegar minhas 100 consultas e recriá-las para poder funcionar?
Como pode ver, só funciona se você criar a consulta perfeita de primeira, se precisar ajustar, não funcionar.

Não sei no seu SC, mais aqui na versão 16 eu to renomeando e ta funcionando legal, apenas na 17 que se eu renomear da pau em tudo.

Muito bom seu video. Parabéns!
Atenciosamente
Watson Passos

jovitomelo

• Global Moderator
  • Expert
    • Simples Assim
    • Email
« Responder #10 Online: Maio 09, 2012, 01:24:49 pm »
Inosys,

O problema existe e a NM precisa corrigi-lo URGENTE...

Agora, entendo que não é somente o seu problema, como vc pode observar eu já tinha postado outro... nós não podemos ser passivos se os problemas não estão nos atingindo... todos temos que brigar para solucionar o problema de todos, senão vamos incorrer nisso que estamos passando agora... do nada surge uma bronca e ninguém sabe de onde veio... se todos tivéssemos (inclusive eu) no momento adequado, forçado a NM resolver as broncas, certamente não estaríamos passando por isso agora.

Isso tem ocorrido muito por aqui... "...o problema não me atinge, então não vou nem olhar o post..."... um dia isso se reverte contra a gente, e o problema fica isolado, sem solução.

Vamos documentar de forma adequada, vamos brigar, vamos reclamar, por que pra isso a gente tá pagando... essa briga só fica desigual quando é travada isoladamente.

Abraço a todos.

Jovito Melo
Maceió - Alagoas

inosys

• Intermediário
  • Só o Senhor é Deus!
    • Email
« Responder #11 Online: Maio 09, 2012, 02:31:22 pm »
Concordo com o Jovito,
A Tempos a NetMake não resolve esses problemas das consultas, entra e sai versão e é a mesma coisa.
Eu particularmente estou cansado disso. Estive até pensando em migrar meu sistema para outra plataforma como o Maker, porque pelo amor de Deus, nunca vi isso. Todo mês sai as fornadas de versões, a fornada das 10, depois a do meio dia.

Arruma uma coisa e bagunça outra, pelo amor de Deus Netmake, quem está a frente desse projeto, dessas alterações, demissão Já!
Vou procurar postar e cobrar mais assim como disse o Jovito.
Atenciosamente
Watson Passos

John L. Santos

• Bug Tracker Team
  • Administrator
  • Expert
    • Email
« Responder #12 Online: Maio 09, 2012, 04:59:31 pm »
Olá Watson,

Eu lhe enviei um email com arquivo para ser adicionado na pasta do seu scriptcase, foram feitos os testes e tudo estava funcionando normalmente, aguardo um feedback.
John L. Santos
NetMake - Soluções em Informática

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
« Responder #13 Online: Maio 09, 2012, 05:03:04 pm »
Mais um tópico reclamando da ferramenta e a associação tá lá, esperando a galera pra fazer as coisas acontecerem. O Jovito disse uma coisa muito certa, o pessoal só acorda quando o problema pega eles pelo pé, e se conseguirem contornar o problema aí esquece nem voltam pra dizer se deu certo ou não.

Com o SC você tem 3 opções:

• Aprenda a conviver com os Bugs
  • Participe da Associação e faça sua voz ser ouvida
  • Processe a NM

E você não precisa necessariamente escolher entre as opções, pode usar as três ao mesmo tempo.

Quanto a migrar para o Maker, depende muito da quantidade e valor dos projetos que você tem, cotei a ferramenta e vi três demonstrações, a licença do Maker Ouro Personal sai por cerca de R$ 27.000,00, assim sendo precisa ter bastante projeto pra compensar a facada.

Vamos mexer o doce e colocar a Associação pra funcionar!!!

inosys

• Intermediário
  • Só o Senhor é Deus!
    • Email
« Responder #14 Online: Maio 09, 2012, 05:13:56 pm »
John Lennon,
Estou rodando a versão 16, pois estou no meio de um projeto e atualizar pra 17 foi dor de cabeça.
Você está pedindo para eu atualizar para a 17 e pegar os arquivos que me enviou e atualizar?

Esta atualização é só pra mim? Porque não gera um release para todos?
O que tem nesses arquivos que não podem sair numa release? Seria um teste apenas no meu PC? E se não funcionar? Terei que voltar novamente a pasta toda? Desculpe, mais não posso perder tempo igual perdi hoje cedo. Favor concertar os problemas e liberar na versão 18.

Como tudo estava funcionando normalmente? Veja acima que o colega Jovito postou um vídeo mostrando que não funciona.

Outra coisa, não recebi seu e-mail.

« Última modificação: Maio 09, 2012, 05:16:43 pm por inosys »
Atenciosamente
Watson Passos