Autor Tópico: Como está a V6 ?  (Lida 14420 vezes)

rrma

• Global Moderator
  • Expert
  • Quem com porcos se mistura tanto bate até que fura
    • Email
Re:Como está a V6 ?
« Responder #30 Online: Maio 16, 2012, 01:06:39 pm »
Uso SC em média 10 horas por dia, sofrendo com os abortos espontêneos dele, pra mim tá longe de ser estável. Pra fazer uma app ou outra funciona bem, mas pra "tirar sangue" dele ainda falta muito.
Rodrigo Araújo

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
« Responder #31 Online: Maio 16, 2012, 05:08:51 pm »
Eu acho que a maior falha do SC  é a NM não detalhar o funcionamento do sistema, como ele lida com cada evento, o que pode e o que não ser feito. Eu estou batalhando com o SC a quase dois anos e me deparo sempre com dúvidas que me levam a horas de depuração e testes pra chegar em um resultado satisfatório. Aí alguém vai dizer: "Mas pra isso existe o treinamento avançado!", certo ok é verdade porém acho que muitos aqui fizeram o treinamento e continuam enchendo o forum de perguntas.

Acho que se tudo fosse bem explicado, um manual mais técnico, que nos ajude a identificar onde podemos ou não inserir código próprio e o que cada campo é capaz de fazer a evolução de nossos projetos seria bem melhor.

Eu por exemplo nunca tinha me atrevido a utilizar os campos do tipo Label, me surgiu uma necessidade a poucos dias e decidi reinventar a roda, e descobri que os campos Label podem armazenar html, o que me ajudou muito pois transformei um Label em link com todas as informações que eu precisa que o cliente visse apenas colocando o mouse sobre o link. Antes estava usando o campo Help que aprendi com o mestre Haroldo que é possível usa-lo efetivamente em nossos projetos.

Sem falar no fato de que, sempre que alguém posta no forum: "vai sair uma nova release", acho que todo mundo fica apreensivo, será que essa vem pra resolver ou pra zuar mais ainda... !!

Bem essas são minhas impressões, opiniões antigas e muito discutidas aqui nesse forum por todos!!

Até...

belgadata

• Intermediário
    • Email
« Responder #32 Online: Maio 22, 2012, 03:46:39 pm »
Obrigado a todos por alimentarem o tópico e nos manter atentos aos problemas e cobranças por soluções !

Podemos aqui postar fatores positivos da V6 em relação a V5 !

Temos alguma previsão de nova release ?

Abraços !

belgadata

• Intermediário
    • Email
« Responder #33 Online: Maio 22, 2012, 09:02:17 pm »
o que a release 19 corrigiu alem do informado pela NM ?

Abraços !

Alexandre Pereira Bühler

• Expert
  • Nunca estabeleça um teto para os seus rendimentos.
    • Simão & Bühler Ltda
    • Email
« Responder #34 Online: Maio 23, 2012, 03:22:44 am »
Com certeza na versão 6.00.0019 o problema da barra de rolagem dupla no IE não foi resolvido.
Para quem é indeciso é uma beleza passar horas decidindo qual usar....
Para quem é "normal" é apenas um pé no saco.
--
Alexandre Pereira Bühler
https://www.simaoebuhler.com.br
Hospedagem compartilhada Scriptcase desenvolvimento e produção. Temos servidores dedicados Scriptcase.
Eu RTFM todo dia e você?

belgadata

• Intermediário
    • Email
« Responder #35 Online: Maio 31, 2012, 11:33:15 am »
Amigos, alguem tem uma posição de quando sairá uma nova release ?

Esperamos que nesta release sejam resolvidas estas pendencias apontadas até aqui !

Abraços !

Alexandre Pereira Bühler

• Expert
    • Simão & Bühler Ltda
    • Email
« Responder #36 Online: Maio 31, 2012, 02:55:33 pm »
1) Definitivamente a versão 6 e o Firebird tem um caso de incompatibilidade.
A aplicação calendário não funciona.
Testei com aplicações calendário exportadas da versão 5 para 6 e como novas aplicações calendário.
Nem com reza brava ele inseri os dados na tabela calendário.
2) Tenho a licença Tipo: Professional Edition Bronze
Ela me dá direito desde a versão 5 a conectar em qualquer banco "free" mysql, postgresql e firebird.
Agora, às vezes, nas aplicações a conexão é retirada  e colocada a frase ridícula: A Conexão não existe ou foir removida de acordo com o Tipo da Licença.
Tenho de excluir a aplicação e recriar para trabalhar.
3) O SC 6 é mais rápido para fazer as coisas. Mas os problemas com Firebird deixam tudo muito mais lento.
Se colocar o SC 5 e o SC 6 trabalhando lado a lado o SC 5 ganha pois não tenho que ficar recriando as aplicações quando a conexão é retirada.
Estou quase desistindo da versão 6 e acho que não vou renovar o upgrade até que haja uma versão estável da 6.
Vou trabalhar com o SC 5.

--
Alexandre Pereira Bühler
Hospedagem compartilhada Scriptcase desenvolvimento e produção. Temos servidores dedicados Scriptcase.
Eu RTFM todo dia e você?

belgadata

• Intermediário
    • Email
« Responder #37 Online: Maio 31, 2012, 03:25:43 pm »
É amigo Alexandre, a NM tem muito a fazer !

John Lennon , voce tem uma previsão de quando e que contemplará a release 6.20 ?

Abraços !

weber

• Expert
    • Email
« Responder #38 Online: Junho 01, 2012, 02:29:04 am »
Na criação de forms, ele lista os campos não pelo nome, mas com _01, _02, _03;

Isso ocorre muito raramente na criação de algum form... quando aconteceu comigo, for por um processamento múltiplo do SC... ele estava salvando alguma app ou gerando, sei lá... e eu fiquei sem paciência de esperar e fui criar um novo form... e o bicho endoidou o cabeção e fez isso que você mencionou... mas eu apaguei a app, refiz e o problema não mais surgiu...

[]´s

Da última vez que aconteceu eu tinha acabado de gerar todos os fontes. Fui criar um novo form e o SC fez isso, apaguei, criei outro e o erro se repetiu. Tive que fazer logoff pra ele fazer da forma certa.

Sinceramente no SC6 nao aconteceu comigo mas no SC5 sim...
MAs sinceramente tb temos que levar em conta o browser... é muita coisa é muito processamento, se o SC fosse uma IDE RAD, tipo VSStudio, nao sobrecarregaria tanto o browser, detalhe aki so uso mozila para desenvolver, apos testo a aplicação geralmente questão de layout com o IE com o chrome é uma verdadeira M...

weber

• Expert
    • Email
« Responder #39 Online: Junho 01, 2012, 02:32:15 am »
1) Definitivamente a versão 6 e o Firebird tem um caso de incompatibilidade.
A aplicação calendário não funciona.
Testei com aplicações calendário exportadas da versão 5 para 6 e como novas aplicações calendário.
Nem com reza brava ele inseri os dados na tabela calendário.
2) Tenho a licença Tipo: Professional Edition Bronze
Ela me dá direito desde a versão 5 a conectar em qualquer banco "free" mysql, postgresql e firebird.
Agora, às vezes, nas aplicações a conexão é retirada  e colocada a frase ridícula: A Conexão não existe ou foir removida de acordo com o Tipo da Licença.
Tenho de excluir a aplicação e recriar para trabalhar.
3) O SC 6 é mais rápido para fazer as coisas. Mas os problemas com Firebird deixam tudo muito mais lento.
Se colocar o SC 5 e o SC 6 trabalhando lado a lado o SC 5 ganha pois não tenho que ficar recriando as aplicações quando a conexão é retirada.
Estou quase desistindo da versão 6 e acho que não vou renovar o upgrade até que haja uma versão estável da 6.
Vou trabalhar com o SC 5.

Não sei voces mas sinceramente apos sair o SC6 (acho q o pessoal da nm parou com qualquer atualização na sc5) mas a questão que não sei se pq estou com as duas versoes instaladas mas o fato é q o SC5 esta praticamente impossivel de trabalhar.

Quanto ao firebird, o problema é com o firebird, eu utilizo ele apenas para aplicações desktop, tentei antes do SC usar ele com php e so me deu dor de cabeça, e olha q eu sou um defensor do fire..

Alexandre Pereira Bühler

• Expert
    • Simão & Bühler Ltda
    • Email
« Responder #40 Online: Junho 01, 2012, 03:22:14 am »
Weber ,
Com o meu velho bloco de notas, PHPdesigner e até o Delphi for php atual RADPHP fiz muita coisa com PHP e Firebird.
É verdade que algumas versões do PHP tiveram problemas com o Firebird.
Estes foram corrigidos nas releases seguintes do PHP e eu uso a dupla com sucesso.
Posso te dizer que PHP + Firebird trabalham bem! E eu não sou defensor do Firebird. Para mim o banco que vale é o banco que o cliente quer.
O que ocorre é que se pegar as sintaxes que o pessoal usa no SC 6 para trabalhar no Firebird são uma lástima. Criam uma tabela, criam uma trigger para chamar um generator e esquecem de criar o generator.
Eu acho que não precisamos saber tudo, mas pelo menos coloque alguém que saiba nos devidos setores.
Se for criar uma aplicação calendário selecionar a conexão e em tabela escolher criar tabela... Olhe a surpresa que tive:

Criando tabela calendar...
   Ok

CREATE TABLE calendar (
      id SMALLINT,
      title VARCHAR(300) CHARACTER SET NONE COLLATE NONE,
      description VARCHAR(600) CHARACTER SET NONE COLLATE NONE
      start_date TIMESTAMP,
      start_time TIMESTAMP,
      end_date TIMESTAMP,
      end_time TIMESTAMP,
      recurrence CHAR(1) CHARACTER SET NONE COLLATE NONE,
      period CHAR(1) CHARACTER SET NONE COLLATE NONE,
);

SET TERM ^ ;

CREATE TRIGGER BI_calendar_ID FOR calendar
ACTIVE BEFORE INSERT
POSITION 0
AS
BEGIN
  IF (NEW.ID IS NULL) THEN
      NEW.ID = GEN_ID(calendar_ID_GEN, 1);
END^

SET TERM ; ^

Cadê o generator!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O trigger vai virar mandrake e fazer ele aparecer quando for acionado!

Os programadores do Scritpcase podem saber tudo sobre ajax+php+o que quer que for. Mas sobre Firebird está díficil dizer oque eles sabem... Ficamos até a versão 6.00.0012 sem poder usar o Firebird e quando dizem que o SC6  esta pronto para o Firebird surge isto. E olha que isto é so alguma das coisas que notei.

Peço desculpas pelo meu jeito de falar não sou superior a ninguém, e somente um momento de nervosismo.
« Última modificação: Junho 01, 2012, 03:33:37 am por Alexandre Pereira Bühler »
--
Alexandre Pereira Bühler
Eu RTFM todo dia e você?

belgadata

• Intermediário
    • Email
« Responder #41 Online: Junho 04, 2012, 10:23:45 am »
Como está o desenvolvimento de soluções para nossos problemas ?

John Lennon , voce tem uma previsão de quando e que contemplará a release 6.20 ?

Abraços !

belgadata

• Intermediário
    • Email
« Responder #42 Online: Junho 06, 2012, 10:49:30 am »
É a 6.20 saiu, mas, problemas apontados neste tópico não foram resolvidos !

Quem teve outros problemas resolvidos com 6.20 ?

John Lennon , voce tem uma previsão de quando e que contemplará a release 6.21 ?

Abraços !

Alexandre Pereira Bühler

• Expert
    • Simão & Bühler Ltda
    • Email
« Responder #43 Online: Junho 06, 2012, 10:58:06 am »
Eu tive alguns problemas resolvidos.
Agora so falta testar se continuo com aquela remoção de conexões que acontece intermitente, já as barras de scroll duplas ainda persistem em acompanhar o IE.
--
Alexandre Pereira Bühler
Eu RTFM todo dia e você?

weber

• Expert
    • Email
« Responder #44 Online: Junho 09, 2012, 11:53:28 pm »
Eu tive alguns problemas resolvidos.
Agora so falta testar se continuo com aquela remoção de conexões que acontece intermitente, já as barras de scroll duplas ainda persistem em acompanhar o IE.

Amigo eu nao to entendendo quando o pessoal ta falando dessas scroll duplas poderia me explicar exatamente onde acontece, pois ou o meu sc nao apresenta no ie tal problema ou apresenta e eu ja to tao acostumado q nem encaro mais como bug, rsss