Autor Tópico: Versão 5.2 - E agora?  (Lida 8578 vezes)

jovitomelo

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Re:Versão 5.2 - E agora?
« Responder #15 Online: Fevereiro 09, 2012, 08:55:09 pm »
Boa Tarde a todos,

Para os que não me conhecem eu sou Érico Oliveira, da empresa Overalt, Representante do Scriptcase no Nordeste.

Trabalho comercializando o scriptcase a mais de 05 anos, entretanto a aproximadamente 02 anos começamos a utilizar muito o scriptcase para desenvolver aplicações(passei a também ser cliente), uma vez que prestamos consultoria a algumas grandes empresas, realmente as vezes nos deparamos com algumas falhas, entretanto, como citou nosso cliente e amigo Jovito, sempre conseguimos solucionar os problemas de alguma maneira e acontece com qualquer ferramenta RAD.

Não entendo a polêmica levantada no fórum quanto a NM continuar a dar suporte a Versão 5, quem acompanha o produto a bastante tempo, como é o caso de várias pessoas que postaram aqui no fórum, sabem que a NM não deixa de dar suporte a versões anteriores.

Gostaria muito de receber de vocês um documento(ou cópia do ticket aberto) com "todos esses bugs" da V5 que estão pendentes, se algum de nossos colegas do fórum puder ajudar fico agradecido.

Meu contato é: erico@overalt.com.br

Espero poder ajudar

Abraço a todos

Érico Oliveira

Érico,

Nice to meet you in here...

Existem BUG´s e não são poucos... porém é preciso que os classifiquemos por grau de criticidade...

Existem BUG´s que são corrigidos em um upgrade... dois upgrades depois (por exemplo) eles retornam...  Isso causa muita intranquilidade.

Não acredito que exista menhum FATAL!... e dá pra conviver com os que existem. Pior do que os bugs existentes é a inexistência de algumas funcionalidades (a exemplo do WYSWYG prometido pelo Carlos). Porém o que se reclama muito por aqui, com toda razão, é a não informação por parte da NM com relação a eles. O Bernhard e o Carlos têm se esforçado para contornar alguns problemas... com muita propriedade, diga-se de passagem. O Haroldo, que embora não faça parte da NM (pelo menos eu acho que não), também tem ajudado bastante. Mas ainda não é o comportamento adequado.

Sugestão:

A NM abriria um canal de comunicação direta com os seus clientes - PARA SOLUÇÃO DE BUG´s, não seria suporte, quem tem dúvida vá pro manual ou pague um curso - como eu já paguei.
Então o cliente que acha que descobriu um BUG, postou aqui no forum e ninguém (NM) se pronunciou... mandaria um email pra NM solicitando esse canal. A NM mandaria email pra ele informando que dia tal, hora tal no endereço tal (que poderia ser o endereço de um dos seus representantes comerciais) ele poderia comparecer para esclarecimentos... A NM (ou seu preposto) o ouviria, e se fosse um BUG, se comprometeria a resolver - por que isso ela tem obrigação de fazer...

A coisa seria +- assim.

E que isso sirva não só pra V5 como também pra V6.

Não acho que se deva, nessa altura do campeonato, com versão nova no pedaço, gastar energia documentando nada antigo... embora eu tenha documentado alguma coisa. Em outro tópico, tratando de assunto correlato, informei que tudo que eu faço eu documento desde pequenas soluções para suprir falta de funcionalidades, sugestões (que me interessavam) de outros companheiros aqui do forum, como bugs e as suas soluções alternativas que encontrei... esse documento hoje tem 279 páginas, as quais posso disponibilizar (estou preparando um ftp com essa documentação pra quem quizer)... alguém entendeu que eu teria 279 páginas de bugs documentadas... não é isso!!! Talvez eu não tenha sido bem explícito.

É importante que outros se pronunciem também...

Forte abaraço a todos.
Jovito Melo
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Re:Versão 5.2 - E agora?
« Responder #16 Online: Fevereiro 09, 2012, 09:09:19 pm »
O que você vai fazer com esse documento?
E aqueles que não pagam pelo suporte? nâo podem abrir tickets.
Não me recordo de releases de versões anteriores  com data posterior  ao lançamento de nova release. Você tem guardado os changelogs das versões 3 e 4 para avaliarmos isso?
Nesse documento que nos solicita, quer tickets da V3 e da V4  também?


« Última modificação: Fevereiro 10, 2012, 07:37:36 am por [Infinitus Web 2.0] Haroldo »

Erico Oliveira

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Re:Versão 5.2 - E agora?
« Responder #17 Online: Fevereiro 10, 2012, 08:01:11 pm »
Prezado Jovito

Eu irei conversar pessoalmente com a diretoria da NM a respeito destas questões, como representante COMERCIAL me coloco a disposição para ajudar no que está ao meu alcance.

O que me proponho a fazer (na verdade já faço com alguns clientes) "uma ponte" para quando o usuário detectar realmente um "BUG", ele me enviar e eu me encarregar de apoiá-lo a solucionar o problema.

Os Bugs quase sempre são corrigidos, não estou aqui falando que o SC não tem Bugs ou não existem tickets pendentes, até porque não tenho acesso aos mesmos, entretando estou me disponibilizando a ser uma canal entre cliente e diretoria da NM.

Eu acompanho de perto o suporte, conheço as dificuldades, principalmente para conseguir simular um BUG, muitas vezes nós usuários simulamos 04/05/06 vezes a mesma aplicação para conseguir encontrar a falha.

Na maioria das vezes são coisas muito específicas, mais se pudermos encurtar esse caminho de identificar os mesmos, fica mais fácil solucionar, acho uma excelente idéia essa de abrir um canal de comunicação direta e tenho quase certeza que os outros representantes também podem apoiar os clientes de suas regiões.

Hoje a Overalt atende todos os estados do NE (exceção MA e PI) qualquer cliente da nossa região tem total abertura para falar conosco sempre que necessitar de apoio para solução de BUGS, entretanto o que acontece na maior parte das vezes é que clientes procuram o suporte com problemas relativos a erros de sintaxe de programação.

A maior parte do pessoal que movimenta o fórum (Jovito,Haroldo dentre outros) são usuários que conhecem bem o SC e PROIGRAMAÇÃO, acontece que existem usuários que relatam MUITAS queixas de "Bugs" que na verdade são funcionalidades que o SC ainda não dispõe mais que podem ser facilmente implementadas via código fonte nos eventos.

Desde já agradeço pela atenção de todos e me mais uma vez me coloco a disposição para ajudar no que for preciso.

Abraço a todos

Érico Oliveira
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Re:Versão 5.2 - E agora?
« Responder #18 Online: Fevereiro 10, 2012, 08:27:36 pm »
Érico,


Não quer mais  o documento com os tickets?  Podemos enviar das versões anteriores a 5 também?

Levantou aí se procede o que disse sobre releases de versões anteriores liberadas após o lançamento dá versão seguinte?

Se procede, não deveriam manter o changelog das versões anteriores disponíveis no site?


Cleyton Euler

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Re:Versão 5.2 - E agora?
« Responder #19 Online: Fevereiro 10, 2012, 08:59:46 pm »
As relações da NM com seus clientes são muito obscuras, por assim dizer. rsrsrs

Cobra por suporte mas não tem um contrato de suporte.

Tickets não tem prazo para ser resolvido.

Por telefone, pelo menos quando eu tinha suporte ativo, a solução era: o senhor pode nos enviar o banco e a aplicação?

Bugs não tem prazo para que sejam corrigidos, mesmo que longo.

Pelo menos eu, não recebi nota fiscal e nem assinei contrato algum quando comprei minhas licenças. Mas confesso que isso foi um vacilo meu mesmo. Eu comprei da Line Brasil, que é o representante da NM para Brasília.

O suporte da NM prefere passar horas tentando simular um erro do que tem uma política de acesso remoto ao cliente. Um simples compartilhamento de tela seria suficiente para o suporte VÊ o problema sem precisar tentar simular erro e se concentrar na solução.

Na verdade tem muita coisa errada e a NM nunca veio até nós explicar porque age assim. Fica muda!!! Apareça e diga que tem problemas de suporte, diga o que tem feito para tentar melhorar, nós vamos entender e talvez até ajudar.

Pra mim a única coisa que podemos fazer por enquanto é boicotar a NM. Eu mesmo não compro a V6 e aqui em Brasília eu sempre digo para quem pergunta: Scriptcase é bom, quem não é boa é a Netmake.

A galera de um Ministério aqui estava perguntando sobre aquisição do SC e eu disse que não vale a pena porque a empresa que o desenvolve e o mantém não está nem ai depois da venda. E digo isto para todos que me perguntam.

O engraçado é que toda empresa que desenvolve solução de desenvolvimento gosta de ficar perto da comunidade que usa suas soluções, com a NM é o contrário.
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Re:Versão 5.2 - E agora?
« Responder #20 Online: Fevereiro 13, 2012, 12:48:15 pm »
Não vou estender muito esse assunto, mas pela investigação que eu fiz, quando uma versão é lançada, as anteriores param de sofrer correções, conforme as datas que tenho aqui, posso estar errado, caso alguém tenha uma informação mais real, favor postar aqui.
VersãoÚltima AtualizaçãoReleaseAno Lançamento
12000
207/06/20042.2.2562003
311/05/20073.0.1562006
425/02/20104.0.0372008
522/11/20115.2.0412009

<Tags>Versões, Versão, Releases, Datas, Lançamento, Atualizações, Comparação</tags>
« Última modificação: Fevereiro 13, 2012, 12:58:03 pm por [Infinitus Web 2.0] Haroldo »

Erico Oliveira

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Re:Versão 5.2 - E agora?
« Responder #21 Online: Fevereiro 13, 2012, 07:58:34 pm »
Prezados,

Boa Noite a todos,

Estou no aguardo do documento, meu e-mail é erico@overalt.com.br

Quanto aos bugs de versão anterior podemos fazer o seguinte:

Quem tiver APENAS a versão V3 e nunca tiver usado V4 manda bugs da V3
Quem tiver APENAS a versão v4  e nunca tiver usado V5 manda bug da V4

Vamos diretos aos fatos pessoal, não adianta ficar querendo remoer coisas que já foram consertadas em versões posteriores, O que vou fazer com o documento???

O que me propus desde o início do tópico no fórum, tentar junto com o pessoal da NM solucionar os problemas que existam.

Quanto ao questionamentos do Sr. Cleyton Euler posso observar o seguinte:

Obs.: deixando claro que quem vos fala aqui é Érico Oliveira, membro do fórum,REPRESENTANTE COMERCIAL e principalmente usuário assíduo do Scriptcase e não a NM.

Quanto a política de não acessar a máquina do cliente, a mesma não foi definida pela netmake, mais é prática de mercado, vocês poderiam me informar algum software que já adquiriram e o suporte acessou vossa máquina para instalar,configurar ou dar qualquer tipo de suporte? 

Vocês trabalham com que banco de dados? Por exemplo, Telefonem para o suporte de quem lhes vendeu o banco e solicitem que eles acessem sua máquina e realizem uma configuração qualquer.... Depois podem me falar na boa qual a resposta...

Eu acho que independente da nossa opnião pessoal, quando utilizamos um fórum, deveríamos primeiro ter o mínimo de bom senso, eu sou cliente de várias empresas de tecnologia, quando um usuário precisa de suporte quase sempre não tem uma experiencia boa,pois ele já chega com um "problema grande" e acha que não vai ser resolvido, SEMPRE partimos do pré-suposto que não vão resolver nosso problema, eu já passei por isso diversas vezes, seja com Servidores de R$ 35.000,00, GVT, Epson etc...

Alguém já falou com o suporte da Microsoft sobre o SQL Server? Precisou de suporte ao BD Oracle? Já falou com o suporte da Zend? Da HP? Vm Ware ? RedHat etc? Parece que não....

O Scriptcase pode ter problemas de suporte, assim como qualquer empresa que tenha uma política de venda em massa, entretando eu presencio o pessoal trabalhando diariamente para qualificar e melhorar o nível do atendimento e principalmente, resolvendo a maior parte dos problemas.

A maioria dos membros do fórum são programadores, me digam sinceramente qual o programador que gosta de trabalhar com suporte, a NM além de ter um excelente ambiente de trabalho paga salários acima da média de outras empresas de Recife(PE), ENTRETANDO NÃO É UMA TAREFA FÁCIL, selecionar pessoas com aptidão a trabalhar no suporte,dar treinamento e principalmente mantê-las.

Esquecendo um pouco a NM, quantos de vocês PROGRAMADORES gostariam de trabalhar no SUPORTE atendendo telefone, chat e tickets de uma mega empresa como Apple, Microsoft ou Facebook por exemplo? Acredito que pouquissimos...

Voltando ao Scriptcase, hoje, eu não conheço outro software Brasileiro que tenha clientes em 68 países como é o caso do Scriptcase, e temos um nível de aceitação MUITO BOM fora do país, temos mais de 4.500 licenças vendidas em 02 anos, o mesmo produto é comercilizado aqui no Brasil e elogiado em diversos países do mundo, detalhe, o Scriptcase não tem suporte Chat/Fone lá fora. Temos apenas base de conhecimento formada por Samples,vídeos e tutoriais (como é o caso de outras empresas grandes).

Acontece que Brasileiro (de uma maneira geral) tem preguiça de ler/estudar documentação, é muito mais fácil colocar a culpa no suporte do que ler a documentação que o fabricante disponibiliza, estou falando de uma maneira geral e não em relação ao Scriptcase, posso lhes garantir, tem muito usuário que "ocupa" o suporte com problemas bestas de "erro de programação"  ou "SQL" que seriam facilmente resolvidos com uma simples pesquisa no goolge, entretando o suporte quase sempre tenta ajudar.

Quanto ao RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES, o mesmo é realizado através da cadeia de representantes, a NM não vende SC,não realiza treinamentos nem presta consultoria, quem presta esses serviços SÃO OS REPRESENTANTES. Eu posso lhes garantir que conheço de 80 a 90% dos clientes PJ da Overalt PELO NOME(acredito eu que a recíporca seja verdadeira), e olhem que a Overalt atende uma carteira de aproximadamente 570 clientes.

EU ME COLOQUEI A DISPOSIÇÃO DE TODOS AQUI DO FÓRUM para tentar ajudar e não para escutar chacotas, acredito eu que esteja lidando com profissinais, e PROFISSIONAIS DISCUTEM IDÉIAS E SOLUÇÕES!!!

Reitero que estou a disposição para ajudar os que assim desejarem.


Atenciosamente

Érico Oliveira
« Última modificação: Fevereiro 13, 2012, 08:29:39 pm por Erico Oliveira »
Érico Oliveira

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Re:Versão 5.2 - E agora
« Responder #22 Online: Fevereiro 13, 2012, 08:34:27 pm »
Eu gosto de dar suporte( já são mais que mil), e olha que nem ganho para isso, e também não recebi reclamações até agora.
Falta ITIL no suporte do  Scriptcase. Mas a questão relacionada a este tópico não foi respondida, a V5 continuará tendo as correções de bugs?  Pois como levantei, isso não ocorreu nas versões anteriores, ou teremos que mudar o email de bugs@nm para o do Erico?
« Última modificação: Fevereiro 14, 2012, 10:36:55 am por [Infinitus Web 2.0] Haroldo »

Erico Oliveira

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Re:Versão 5.2 - E agora?
« Responder #23 Online: Fevereiro 13, 2012, 09:36:14 pm »
Prezado Haroldo,

Primeiro gostaria de agradecer pela ajuda aos usuários SC durante todo esse tempo, é disso que a comunidade precisa.

Ainda gostaria de lhe parabenezir pelas certidões ITIL obtidas por você e vossa empresa, pois se você fala que seu suporte é bom e a NM tem de ter ITIL provavelmente sua empresa deve ter algum certificado (ITIL v2 ou v3,CMMI,pmbok ou MPS br)

A questão sobre as correções já foi respondida desde meu primeiro post neste tópico.

Quanto aos BUGS você pode enviar para o e-mail que achar mais conveniente, acontece que, os clientes atendidos na área da Overalt (o que me parece não ser seu caso), se desejarem, podem enviar suas solicitação não atendidas para que eu acompanhe pessoalmente e se possível ajude em algo.

Eu estou aqui buscando ajudar os clientes atendidos pela Overalt e não para discutir processos da NM, entretando acho que o foco aqui não é resolver problema algum e sim gerar polêmica, ainda, pelo que percebo existe "muita fumaça e pouco fogo".

Encerro aqui minha participação neste tópico.

Érico Oliveira
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Re:Versão 5.2 - E agora?
« Responder #24 Online: Fevereiro 14, 2012, 08:52:34 am »
Érico,

Eu entendi desde o começo a sua intenção neste tópico e em momento algum eu falei algo para ofender quem quer que seja, inclusive a Netmake.

Escrevi o que penso, o que sinto, mas isto não significa que eu esteja certo, é apenas a minha opinião.

Sobre acessar a máquina do cliente, eu ponderei sobre a possibilidade de um compartilhamento de tela via skype para que o suporte não perdesse tempo tentando simular um problema e o próprio suporte é quem pediria isso ao usuário. Não levantei a hipótese de a Netmake dar suporte remoto aos seu usuários. Foi uma sugestão apenas.

Sinceramente, tenho contrato de suporte com a Microsoft e a Dell e quando preciso os problemas são resolvidos em até 4 horas. Claro, quando o problema tem a cobertura do suporte. Apple então, é o suporte mais eficiente que conheço, simplesmente porque os caras que atendem sabem o que fazer.

Existem sim muitos usuários que batem na porta do suporte com problemas de programação. Um pouco disso é culpa da própria Netmake que não tem um documento que diz o que o suporte cobre. A pessoa que veio até a minha empresa me vender o Scriptcase me disse que o suporte até ajudava em algum projeto que eu não desse contar de fazer, ou seja, consultoria.

O maior problema da Netmake é a falta de diálogo. Eu nunca vi isso, nunca mesmo. Uma empresa que tem seus processos criticados publicamente não se manifestar, não conversar.

A sua atitude em ajudar é louvável e gostaria de que você continuasse a debater conosco e a nos representar junto a Netmake. É a única pessoa que tem vínculo com a Netmake que se apresentou para nos ajudar.

Isso é apenas a minha opinião e acho que devemos discutir isso a exaustão. Sempre que leio um post eu repenso minhas convicções e o que eu acho errado agora posso achar certos daqui a pouco. É essa a riqueza do debate.

Vou deixar uma outra sugestão, baseado no que já discutimos até agora: A Netmake poderia regionalizar além da venda do SC o suporte. Isto dividiria o "peso" do suporte entre os representantes. Isto é viável?

Um abraço e continue conosco.
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Re:Versão 5.2 - E agora?
« Responder #25 Online: Fevereiro 14, 2012, 12:38:28 pm »
Grande Érico,

Concordo em gênero, número e grau com você... sempre muito ponderado... sinceramente, não poderia esperar outra atitude sua, que não essa. Agora vamos a alguns pontos.

Eu acho o SC uma boa ferramenta e a prova disso é que tenho incentivado alguns amigos a adquirirem uma licença... você é prova disso, uma vez que o pessoal tem comprado na Overalt.

Você fez algumas comparações que merecem comentários afinal, alguém menos experiente pode entender que todo o problema é nosso (inclusive seu) enquanto cliente. Você comparou a NM com GRANDES da indústria de TI e, sem tirar os méritos da NM, a comparação foi absurda mas, mesmo assim, eu lhe pergunto se você é cliente da SKY... se for deve saber que ela faz intervenções in loco. Você sabe que eu tenho um negócio no ramo de TI e hoje contamos com mais de 10K clientes ou seja “política de venda em massa” e sou obrigado (por força de ter que ter um cliente muito satisfeito) a fazer intervenções in-loco 24/7 portanto o importante disso tudo é a satisfação do cliente. Talvez você não conheça nenhum cliente que tenha contrato de manutenção com a Oracle (são muito caros) mas a SEFAZ-AL, da qual eu fui gerente de rede por alguns anos, tem contrato de suporte e quando há necessidade (muito raro por que a base de conhecimentos dela nem se compara com a da NM) é enviado um técnico para solucionar os nossos problemas, que nem sempre são problemas dela.

Você já observou que poucos usuários participam aqui no Fórum com idéias e soluções, comparando-se à quantidade total de clientes da NM, e esse pouco é quem realmente tem contribuído para o sucesso do SC... Talvez você não saiba, mas boa parte das pessoas que adquirem esta ferramenta sofrem uma decepção muito grande num primeiro momento e só voltam a sentir gosto pela coisa quando vêem alguns dos trabalhos que nós (OS CHATOS DE GALOCHA) disponibilizamos para eles. Sabe por que isso? Porque aquilo que a NM acha que tem - uma forte base de conhecimentos, exemplos, etc - pra esse pessoal isso pouco importa... eles querem é sentar com alguém que saiba um pouco mais que eles, quer ver a coisa funcionando, que ver algumas alternativas (que não estão documentadas em canto nenhum), etc, etc... Mas se a NM acha que não precisa disso, ótimo.

Talvez fosse uma boa iniciativa dos representantes comerciais estabelecerem um vínculo maior com seus clientes (SC) promovendo encontros mensais/bimestrais/etc para discutirmos assuntos do nosso interesse... nesses encontros se distribuiriam alguns brindes simbólicos (caneta, chaveiro) pra quem apresentasse uma boa idéia... tenho certeza que esse clima de animosidade não estaria acontecendo. É bem provável até que ninguém fosse, mas a NM não poderia ser acusada de não manter um laço estreito com seus clientes.

Agora, uma coisa que acho estranho é o fato de que nenhum cliente estrangeiro comente nada por aqui... a não ser um português que vez por outra faz alguns comentários (interessantes por sinal)... não acredito, sinceramente, que eles não tenham problema algum com o SC. O manual do SC, embora tenha mais de 2K páginas, peca em alguns aspectos... inclusive tem coisas que nem são mais da V5.

No momento estou concentrado exclusivamente na análise da V6, V5 para mim é coisa do passado.... interrompi, por ora, tudo que estava fazendo na V5. Como você pode ter notado, não existe interesse da minha parte em ficar dispensando tempo e energia em algo que é passado mas, ainda assim, me comprometo a, tão logo esteja convencido de que posso migrar e implementar novas funcionalidades oriundas da V6 às minhas aplicações, ir até a Overalt e passar uma tarde com vocês mostrando todos os problemas da V5 que não foram resolvidos por "falta de tickets"... os quais convivo pacificamente com todos eles... já disse isso aqui.

Finalizando, já fiz alguns comentários aqui forum na sessão BUGs sobre dúvidas encontradas, e até aqui ninguém respondeu nada... talvez você tenha razão o errado sou eu que estou perguntando.

Abraço a todos.
Jovito Melo
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Erico Oliveira

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Re:Versão 5.2 - E agora?
« Responder #26 Online: Fevereiro 15, 2012, 12:10:47 am »
Prezado Jovito,

Você é o tipo de usuário que só faz contribuir para a evolução do Scriptcase, eu sei que quando você fala que o Scriptcase tem um Bug tem 99% de chance de realmente ser, acontece que realmente tem muita gente que não tem o mesmo conhecimento (e interesse em aprender) que vossa pessoa.

Quanto aos serviços de intervenção in-company, temos aqui em Recife 08 clientes que mantem contratos de "consultoria",  para esses clientes que pagam nós vamos na empresa deles, ATÉ HOJE conseguimos resolver 100% dos problemas.

Minha opnião pessoal é que a NM deveria ter uma postura semelhante a da ORACLE, não cobrar pelo suporte, disponibilizar muito tutorial e base de conhecimento (juntamente com o pessoal que movimenta o fórum) e para o cliente que quiser um suporte on-line/presencial que o mesmo pague O PREÇO JUSTO por isso e tenha um atendimento diferenciado, que é o que procuro disponibilizar aos clientes de Recife.

Na minha opnião se a NM cobrasse um valor mensal pelo serviço de suporte e pudesse prestar um serviço melhor seria bom para todo mundo, não estou falando de correção de BUGS, isso é obrigação dela como todos sabem.

Quanto ao pessoal no Fórum não entendo que sejam chatos, acontece que existem pessoas que são extremistas demais, seja conversando sobre religião,política,futebol ou Bugs do SC, o que não é o seu caso.

Ainda, me comprometo a agendar um evento, ainda no primeiro semestre de 2012, e convidar todos os clientes do Nordeste para nos reunirmos e trocar idéias sobre o SC, fica por minha conta o local e os brindes, isso é um compromisso firmado aqui no fórum, precisamos apenas agendar a data e reunir um "córum" mínimo de umas 25/30 empresas/pessoas.

Eu tenho muito interesse tanto em fortalecer a comunidade quanto em contratar pessoas que conheçam SC, hoje eu tenho demanda para contratar no mínimo 04 programadores.

Ainda, afirmo que as portas para você(assim como para os demais clientes) estão abertas aqui na Overalt, seja para receber críticas/sugestões ou apenas para tomar um cafezinho e bater um papo.

Eu sempre acreditei que a humildade é a chave do sucesso, e saber ouvir críticas é um ponto fundamental.

O que estiver ao meu alcançe podem ter certeza que vai ser feito.

Desde já agradeço a atenção de todos que participam de forma construtiva do fórum.

Atc

Érico Oliveira
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Re:Versão 5.2 - E agora?
« Responder #27 Online: Fevereiro 15, 2012, 08:49:15 am »
Érico,

Tenha certeza que você está puxando um movimento super benéfico para todos os envolvidos com Scriptcase. Eu presumo que você tenha contato com outros representantes de outras regiões e proponho que você leve até eles a idéia destes encontros regionais. Mais na frente um pouco podemos mobilizar um encontro nacional, para mim vai ser o maior prazer conhecer toda essa galera pessoalmente.

Sobre a sua sugestão referente a postura de suporte da Netmake, eu concordo e acrescento ainda que a Netmake transfira esse suporte aos seus representantes e fique com o foco na correção de bugs e aprimoramento da ferramenta. Acredito que todos saiam ganhando com isso, o representante, o desenvolvedor e a própria Netmake.

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saulobborges

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Re:Versão 5.2 - E agora?
« Responder #28 Online: Fevereiro 15, 2012, 09:42:07 am »
Érico, como cliente e usuário do SC agradeço sua disponibiliade em querer nos ajudar, mas acho injustas algumas de suas colocações.

1º - Vocês trabalham com que banco de dados? Por exemplo, Telefonem para o suporte de quem lhes vendeu o banco e solicitem que eles acessem sua máquina e realizem uma configuração qualquer.... Depois podem me falar na boa qual a resposta...
R: Em sua maioria acho que 90% dos desenvolvedores utilizam DB´s Open que dispoem de uma comunidade (repetindo COMUNIDADE) que trabalha em prol do desenvolvimento do mesmo, assim sendo todo o suporte de que precisamos esta alí a pucas teclas no caminho, e ainda assim se precisarmos de suporte exclusivo podemos comprar-lo.
Consideração: Participo do forum a cerca de 1 ano e meio e até hoje não vi nenhuma mensagem depreciativa sobre o SC, mas acho que a 10 anos se houve reclamação sobre a política de silêncio da NM. Parece que a NM não encherga a facilidade que seria se ela trabalhasse em prol de fortalecer uma COMUNIDADE em torno do desenvolvimento com SC, esse forum já me tirou dezenas de dúvidas, tenho poucas mensagens de pedidos de ajuda, mas sinceramente o forum fica loge de uma verdadeira comunidade, aqui existe sim uma counidade entre poucos que se ajudam e aqueles que se deixam ajudar.

2º - Eu acho que independente da nossa opnião pessoal, quando utilizamos um fórum, deveríamos primeiro ter o mínimo de bom senso, eu sou cliente de várias empresas de tecnologia, quando um usuário precisa de suporte quase sempre não tem uma experiencia boa,pois ele já chega com um "problema grande" e acha que não vai ser resolvido, SEMPRE partimos do pré-suposto que não vão resolver nosso problema, eu já passei por isso diversas vezes, seja com Servidores de R$ 35.000,00, GVT, Epson etc...
R: Acho que todos aqui até o momento tiveram bom senso, não sei o que pra você é bom senso, mas para mim não tem nada haver com perguntar ou ter dúvidas, a NM talves não tenha bom senso por cobrar por suporte e não ter uma política de suporte.
Eu particularmente quando tenho um problema com qualquer produto que eu compro sinceramente procuro a assistência (leia-se suporte) porque tenho a plena certeza de que serei ajudado, infelizmente a NM (falo em nome de outros aqui, pois com os relatos do forum não tive interesse em buscar o suporte) esta mudando o sentido dessa palavra no cenário de Tecnologia.

3º - O Scriptcase pode ter problemas de suporte, assim como qualquer empresa que tenha uma política de venda em massa, entretando eu presencio o pessoal trabalhando diariamente para qualificar e melhorar o nível do atendimento e principalmente, resolvendo a maior parte dos problemas.
R: Os problemas no suporte não são o foco de todas as reclamações e sim o fato de que estes problemas estão aí a anos e não se vê uma postura comprometida da empresa em resolvelos.

4º - A maioria dos membros do fórum são programadores, me digam sinceramente qual o programador que gosta de trabalhar com suporte, a NM além de ter um excelente ambiente de trabalho paga salários acima da média de outras empresas de Recife(PE), ENTRETANDO NÃO É UMA TAREFA FÁCIL, selecionar pessoas com aptidão a trabalhar no suporte,dar treinamento e principalmente mantê-las.
R: Isso não interessa a nós clientes, meus sistemas são responsabilidade minha, se eu tenho que trabalhar 24/7 pra conseguir honrar com meus compromissos meu cliente não precisa saber, o problema é meu. E por via de regra, programadores são "Suporte", ou pelo menos parte dele.

5º - Esquecendo um pouco a NM, quantos de vocês PROGRAMADORES gostariam de trabalhar no SUPORTE atendendo telefone, chat e tickets de uma mega empresa como Apple, Microsoft ou Facebook por exemplo? Acredito que pouquissimos...
R: Então você adimite que o suporte da NM tem pouco interesse em resolver os problemas porque é uma tarefa chata e desgastante? Acho que isso também não tem muito haver com a discussão, coisa que o Haroldo deixou bem claro.

6º - Voltando ao Scriptcase, hoje, eu não conheço outro software Brasileiro que tenha clientes em 68 países como é o caso do Scriptcase, e temos um nível de aceitação MUITO BOM fora do país, temos mais de 4.500 licenças vendidas em 02 anos, o mesmo produto é comercilizado aqui no Brasil e elogiado em diversos países do mundo, detalhe, o Scriptcase não tem suporte Chat/Fone lá fora. Temos apenas base de conhecimento formada por Samples,vídeos e tutoriais (como é o caso de outras empresas grandes).
R: Você se perdeu mais uma vez, pois o foco não é o produto, são as correções e a proximidade da NM conosco. E a boa aceitação em outros países talves seja deviso ao fato (não sei imagino) de que a NM prioriza a estes clientes, ou é por acaso que boa parte do código gerado pela ferramenta vem em inglês, bem como seus comentários?
A base de conhecimentos da NM é fraca, não estou falando em quantidade de exemplos ou coisa assim, a impressão que tive no meu primeiro contato com a Base de Conhecimento e os videos é de que foram feitos faltando 5 minutos pro horário de almoço, posso estar errado e espero que sim, mas talves esteja faltando um profissional qualificado para produzir o material de suporte.

7º - Acontece que Brasileiro (de uma maneira geral) tem preguiça de ler/estudar documentação, é muito mais fácil colocar a culpa no suporte do que ler a documentação que o fabricante disponibiliza, estou falando de uma maneira geral e não em relação ao Scriptcase, posso lhes garantir, tem muito usuário que "ocupa" o suporte com problemas bestas de "erro de programação"  ou "SQL" que seriam facilmente resolvidos com uma simples pesquisa no goolge, entretando o suporte quase sempre tenta ajudar.
R: Eu falo por mim, já imprimi o manual do SC e li em sua totalidade, sempre o consulto que preciso. O usuário "besta" ou melhor que leva "problemas bestas" ao suporte é refem da falta de informação do que o suporte faz ou deixa de fazer.

8º - EU ME COLOQUEI A DISPOSIÇÃO DE TODOS AQUI DO FÓRUM para tentar ajudar e não para escutar chacotas, acredito eu que esteja lidando com profissinais, e PROFISSIONAIS DISCUTEM IDÉIAS E SOLUÇÕES!!!
R: Chacotas? Não entendi essa sua colocação, falo por mim, a empresa que me vendeu o SC nunca me ligou pra saber se estava tudo correndo bem ou se eu tive alguma dificuldade. Chacota é a política de venda e pós venda da NM e suas afiliadas.
Ofensa é o usuário investir dinheiro em uma ferramenta excelente e não ter apoio por parte do fornecedor, comprar SC é como você ser colocado na cabine de um avião em pleno vôo e a torre de controle falar assim "me diga o que você esta vendo", e você responde, "estou vendo um monte de relógios e botôes, me ajudem", e então a torre responde, "calma estamos consultando o manual e nossos técnicos para lhe passar a instrução, aguarde 48hrs!".
A impressão que dá é que poucos na NM conhecem mesmo a ferramenta!

Resumindo, suas considerações e opniões são suas e as respeito, mas sinceramente não amenizam os problemas de forma alguma, muito pelo contrário você em suas considerações apenas fez o que a NM faz de melhor, dar desculpas por meio de alguns funcionários aqui no forum.
« Última modificação: Fevereiro 15, 2012, 09:45:31 am por saulobborges »

Erico Oliveira

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Re:Versão 5.2 - E agora?
« Responder #29 Online: Fevereiro 16, 2012, 09:16:58 am »
Prezado saulobborges,

Respeito sua opnião e tenho de lher dar razão em vários pontos.

Entretando perceba que lá começo do tópico eu dexei bastante claro que esse é a opnião pessoal de Érico, em momento algum falei em nome da NM.

Eu falei a respeito das minhas percepções, o que vivencio no dia a dia da minha empresa, não estou aqui para defender a NM, este não é o meu papel, eu também sou cliente da NM e sinto na pele alguns dos fatos relatados aqui por vocês.

Acontece que NO MEU PONTO DE VISTA, todos os produtos tem prós e contras, quando citei algumas empresas não quis dizer que o atendimento da NM é pior ou melhor que a delas, eu já falei em citação anterior que o suporte precisa melhorar, isto é um fato.

Hoje a Overalt(emrpesa da qual faço parte) tem alguns diferenciais GRANDES em relação a outras fábricas de software do mercado,são eles:

*Agilidade (sistema na hora que o cliente precisa, da maneira que ele deseja)
*Risco reduzido para o cliente (como os prazos dos projetos são mais curtos  a chance de erros e menor)
*Cumprimento de prazos
*ROI (retorno sobre o investimento em poucos meses)
*Suporte qualificado para atender as novas implementações muito rápido

Sabe o que nos proporciona todo o diferencial citado acima??? O SCRIPTCASE

Hoje a fábrica de software da overalt(cliente do SC como vocês) com uma equipe de 06 desenvolvedores atende uma média de 15 clientes, todos com projetos de médio/grande porte e utiliza o mesmo Scriptcase que vocês.

Acredito que o SC tem muito a evoluir ainda, PRINCIPALMENTE no suporte aos clientes, por este motivo que eu resolvi participar deste tópico, mesmo sabendo que na maioria das vezes que participo dos tópicos o pessoal "me pega como cristo" pois acha que falamos em nome da NM, ou a pedido da NM.

O SC tem pontos positivos e negativos e (no meu entendimento) o pessoal fala como se o SC levasse problemas as empresas ao invés de SOLUÇÃO, foi por isso que citei nossa fábrica de software, tenho certeza que muitos aqui do fórum tem no SC um diferencial competitivo para seu negócio.

Então vamos trabalhar para melhorar nosso diferencial, o que eu(particularmente) acho mais bacana no SC é a evolução da tecnologia, eu como fabrica de software não preciso me preocupar essa evolução.

Hoje posso lhes afirmar, com propriedade de causa, que para ser um DESENVOLVEDOR WEB é muito complicado, primeiro devido ao fato do profissional ter de conhecer uma grande quantidade de linguagens (ex.: PHP(ou Java ou .Net), HTML,Javascript,AJAX,CSS,JQuery,SQL etc)) e segundo devido a VELOCIDADE DE MUDANÇA E LANÇAMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS.

Posso estar errado, mais nunca ouvi ninguém aqui no fórum "comentar" das atualizações de tecnologia que o SC vem sofrendo, todo mundo reclamou (com razão) sobre o atraso na V6, mais pouca gente percebeu que ela está compatível com o PHP 5.3 (NOVA TECNOLOGIA),o Scriptcase foi praticamente feito do zero novamente em PHP 5.3, esse foi o principal motivo do atraso no lançamento da versão.

Do que adiantava a NM liberar a versão 6 em meados de 2011 com o PHP 5.2??? Ela poderia ter feito isto, se pensasse no lado financeiro, entretando a emrpesa está preocupada com a evolução tecnologica da ferramenta e PRINCIPALMENTE dos projetos que já foram desenvolvidos pelos usuários.

Teve gente aqui no fórum falando que achava que a NM não lançou a V6 antes para esperar o up-grade dos usuários vencer ou por questões obscuras....pessoal isso não existe, um gestor de qualquer empresa de tecnologia escutando uma notícia dessas tem vontade de rir, me desculpem...vocês deixariam de lançar uma nova versão do software de vocês para garantir uma manutenção.....
A NM (eu posso falar pois vendo SC no NE) não "sobrevive" de venda de up-grade e SIM de licenças novas, o up-grade é apenas um "complemento" para manter os custos da empresa.

Esse atraso foi muito ruim olhando do lado comercial, entretando tecnicamente FOI ÓTIMO pois estamos preparados para o futuro, muito em breve o SC estará gerando aplicações Mobile.

Desde o primeiro momento em que entrei no tópico deixei claro que não estava falando pela NM, como membro da comunidade, e tendo acesso direto a diretoria da netmake, queria tentar ajudar de alguma forma.


A minha sugestão para ajudar foi, vamos relacionar os problemas e colocar num papel para que eu possa TENTAR solucioná-los junto a diretoria da NM e dar um retorno aqui no fórum, se vocês tiverem outra ideia de como posso ajudar estou aberto a sugestões.

Atenciosamente

Érico Oliveira
Érico Oliveira