Autor Tópico: Versão 5.2 - E agora?  (Lida 8560 vezes)

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
Versão 5.2 - E agora?
« Online: Fevereiro 07, 2012, 11:08:53 am »
Acredito que todos estão com essa pergunta na cabeça, A NetMake vai abandonar essa versão com todos os bugs já reportados ou ainda teremos updates?

Pergunto porque não tenho intenção de fazer upgrade neste momento, mas gostaria de ter a versão 5 livre de bugs.

O que vocês acham? Façam suas considerações!

Um abraço a todos!

Cleyton Euler

• Expert
    • Associação de Usuários Scriptcase
    • Email
Re:Versão 5.2 - E agora?
« Responder #1 Online: Fevereiro 07, 2012, 12:19:48 pm »
Também não considero comprar o V6 por enquanto. De novo mesmo tem um editor de css mais amigável, módulo do log e módulo de segurança bem melhor. Contudo, a estrutura das aplicações geradas praticamente não foram alteradas, pelos menos até onde já consegui perceber. O impacto visual das aplicações foi apenas levemente melhorado e eu esperava que a equipe da NM fosse abusar de ajax nas aplicações. Quanto ao desempenho de um projeto finalizado e rodando em produção ainda não testei.

Mantenho projetos em pelo menos dois banco de dados, MySQL e Postgres e dois desenvolvedores simultâneos. Significa que meu investimento começa com 8 mil reais, desconsiderando algum tipo de desconto que eu consiga com o comercial da NM. Até o momento não acho que que este investimento vale a pena.

Pelo atraso na entrega da nova versão eu sinceramente achava que a V6 seria "revolucionária". Antes que me joguem pedra, eu digo atraso porque a NM começou a vender a V6 a pelo menos um ano atrás. Não estou cobrando nada da NM,  certamente a V6 implementou muitas melhorias, mas trouxe BUGs da versão anterior, como o problema com tipo de campo imagem e documento no modo inserção.

Fico por enquanto com a V5 e espero que a NM resolva os BUGs que ela tem.

Associação de Usuários Scriptcase
http://www.auscriptcase.com.br

Consultoria Scriptcase Versão 5
http://www.infinitusweb.com.br

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
« Responder #2 Online: Fevereiro 07, 2012, 03:30:58 pm »
Cleyton eu sou novo no ScriptCase e no relacionamento com NM, portanto pergunto, com toda a sua experiência (incluo na pergunta o Sr Haroldo se o mesmo ver o tópico) acha que a NM vai continuar a implementar correções na V5?

Cleyton Euler

• Expert
    • Email
« Responder #3 Online: Fevereiro 07, 2012, 03:38:57 pm »
Cleyton eu sou novo no ScriptCase e no relacionamento com NM, portanto pergunto, com toda a sua experiência (incluo na pergunta o Sr Haroldo se o mesmo ver o tópico) acha que a NM vai continuar a implementar correções na V5?

Acredito que sim mas não sei com qual velocidade.

Até porque a experiência já ensinou muitos desenvolvedores a não ir logo para a nova versão. Acredito que quem tenha direito a V6 por update vá testa-la em paralelo. Quem não tem vai esperar o feedback para renovar.

Haroldo

• Expert
  • Conhecimento diminui limitações.△TFA△
    • Infinitus Web Gestão Empresarial/Gestão ITIL/Consultoria Scriptcase
« Responder #4 Online: Fevereiro 07, 2012, 04:08:43 pm »
Eu vejo essa questão de forma Jurídica:

Exemplo: Pela Lei do Consumidor, quando você compra um veículo e este sai fora de linha, a montadora é obrigada a manter peças de reposição por 5 anos após a retirada do veículo da linha de produção. Se apoiando em Jurisprudência, a empresa que lhe vende um produto, é obrigada a corrigir seus defeitos mesmo que este não esteja mais em produção por um determinado tempo. Nunca tive contato com um contrato do Fabricante, mas uma simples consulta no procon, pode lhe tirar essa dúvida e mesmo que o contrato do fabricante fira essas leis, elas perdem força diante as leis do Consumidor.
« Última modificação: Fevereiro 07, 2012, 09:32:56 pm por [Infinitus Web 2.0] Haroldo »

Cleyton Euler

• Expert
    • Email
« Responder #5 Online: Fevereiro 07, 2012, 04:51:03 pm »
Com base em sua ponderação que acredito que a NM vá corrigir os bugs da V5 Haroldo.

Mesmo não sabendo se vou ou não ficar na V5 por tanto tempo, é bom documentar os comunicados de bugs via e-mail a partir de agora. Depois a NM não vai poder alegar que não tem mais obrigação de corrigir a V5 por conta que o prazo legal para isso já findou-se.

Quero realmente acreditar que a Netmake não vai deixar-nos na mão em relação a isto.

jovitomelo

• Global Moderator
  • Expert
    • Simples Assim
    • Email
« Responder #6 Online: Fevereiro 07, 2012, 10:03:55 pm »
Haroldo,

Você está certíssimo... e mais, não se trata apenas de ser obrigada a dar suporte por cinco anos... ela é obrigada a corrigir defeitos (bugs) indefinidamente, enquanto existirem. Uma coisa é a manutenção outra é corrigir um ERRO que já saiu de fábrica... nesse caso é life time.

[]´s
Jovito Melo
Maceió - Alagoas

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
« Responder #7 Online: Fevereiro 07, 2012, 10:59:55 pm »
Haroldo,

Você está certíssimo... e mais, não se trata apenas de ser obrigada a dar suporte por cinco anos... ela é obrigada a corrigir defeitos (bugs) indefinidamente, enquanto existirem. Uma coisa é a manutenção outra é corrigir um ERRO que já saiu de fábrica... nesse caso é life time.

[]´s
Infelizmente na teoria é muito bonito mas na pratica nem tanto. Tire como base a resolução de alguns bugs da V5, demoraram meses para serem resolvidos. Se eles alegarem que a V5 já esta livre de bugs acho que será inviável uma briga judicial, o caminho mais curto e mais fácil nem sempre é o mais justo, assim será impossível resistirmos por muito tempo ao upgrade visando correções. É fácil, na epoca que a microsoft lançou o windows millenium a galera teve que conviver muito tempo com aquila porcaria ate lançarem a outra (porcaria) versão. Não estou chamando SC de porcaria, apenas exemplificando como é dificil brigar e provar seus direitos nestes casos.

jovitomelo

• Global Moderator
  • Expert
    • Simples Assim
    • Email
« Responder #8 Online: Fevereiro 07, 2012, 11:24:14 pm »
Saulo,

Não acho nem que é problema de brigar... isso deve ser evitado a todo custo... aqui ninguém é inimigo de ninguém, muito pelo contrário.

O que se está comentando são os direitos/deveres de cada um... quando nós reportamos um bug, estamos ajudando NM na solução dos problemas dela e nosso... o SC é vendido pra diversos países.

Particularmente tenho convivido bem com os bugs do SC... sempre que encontro algum eu procuro soluções alternativas - e tenho encontrado... nunca alterei nenhum código gerado. Então, não serei eu quem vou ficar esperando meses para vir uma solução.... e mais, não acredito que existam RADs/IDEs/etc... livres de erros!

Como boa prática, procuro sempre documentar tudo que eu faço... aplicações, scripts, tudo... inclusive os bugs que tenho encontrado com as alternativas que criei... podem não ser as melhores soluções (e certamente não são) mas só fica documentado aquilo que é melhor para aquele momento. Esse documento eu intitulei de Scriptcase - Completo... ele hoje tem exatamente 279 páginas... se alguém quiser é só pedir que envio por email (pvt), se alguém quiser contribuir com sugestões e alterações, fiquem a vontade...

Forte abraço.

Jovito Melo
Maceió - Alagoas

Cleyton Euler

• Expert
    • Email
« Responder #9 Online: Fevereiro 08, 2012, 08:23:43 am »
Jovito,

Pode me enviar no e-mail cleytoneuler@federalsolutions.com.br

Obrigado.

carlos

• Novato
  • *
    • Email
« Responder #10 Online: Fevereiro 08, 2012, 09:50:55 am »
Calma lá. já tem gente falando em processar a NM? fiquem tranquilos que os bugs ta v5 seram corrigidos, não vamos abandonar a versão antiga.

Estamos desenvolvendo um tipo de aplicação nova baseado no "What you see is what you get" ou o popular "drag and drop" onde o desenvolvedor vai poder montar o posicionamento dos campos como o mesmo quiser, dando total liberdade para montar a aplicação da maneira que o mesmo desejar.

saulobborges

• Expert
    • SGi Sistemas
    • Email
« Responder #11 Online: Fevereiro 08, 2012, 02:35:03 pm »
Saulo,

Não acho nem que é problema de brigar... isso deve ser evitado a todo custo... aqui ninguém é inimigo de ninguém, muito pelo contrário.

O que se está comentando são os direitos/deveres de cada um... quando nós reportamos um bug, estamos ajudando NM na solução dos problemas dela e nosso... o SC é vendido pra diversos países.

Particularmente tenho convivido bem com os bugs do SC... sempre que encontro algum eu procuro soluções alternativas - e tenho encontrado... nunca alterei nenhum código gerado. Então, não serei eu quem vou ficar esperando meses para vir uma solução.... e mais, não acredito que existam RADs/IDEs/etc... livres de erros!

Como boa prática, procuro sempre documentar tudo que eu faço... aplicações, scripts, tudo... inclusive os bugs que tenho encontrado com as alternativas que criei... podem não ser as melhores soluções (e certamente não são) mas só fica documentado aquilo que é melhor para aquele momento. Esse documento eu intitulei de Scriptcase - Completo... ele hoje tem exatamente 279 páginas... se alguém quiser é só pedir que envio por email (pvt), se alguém quiser contribuir com sugestões e alterações, fiquem a vontade...

Forte abraço.

Acho que a expressão brigar foi meio infeliz, eu disse brigar mas mais no sentido de exigir os nossos direitos. Agora brigar, isso a gente faz com amigos e inimigos, só não podemos esquecer do descaso da NM durante todo esse tempo só porque agora saiu a V6.

E assim como você tenho me virado na solução de problemas do SC5, não sou tão organizado quanto você para documentar os problemas, mas pela quantidade de problemas que você diz que encontrou dá pra ter uma base do que estamos discutindo.

Eu simplesmente acho que não vale a pena brigar judicialmente pela correção dos bugs, caso a NM abandone a versão 5.2.

Mas o Carlos acabou de se manifestar, dizendo que não irão abandonar a versão, então vamos esperar as novidades e soluções, aliás poder formatar os formulários como bem entendermos seria realmente excelente!

Cleyton Euler

• Expert
    • Email
« Responder #12 Online: Fevereiro 08, 2012, 03:31:28 pm »
Estamos desenvolvendo um tipo de aplicação nova baseado no "What you see is what you get" ou o popular "drag and drop" onde o desenvolvedor vai poder montar o posicionamento dos campos como o mesmo quiser, dando total liberdade para montar a aplicação da maneira que o mesmo desejar./quote]

Eu juro que esperava que isso estaria na V6.

jovitomelo

• Global Moderator
  • Expert
    • Simples Assim
    • Email
« Responder #13 Online: Fevereiro 08, 2012, 05:42:46 pm »
Estamos desenvolvendo um tipo de aplicação nova baseado no "What you see is what you get" ou o popular "drag and drop" onde o desenvolvedor vai poder montar o posicionamento dos campos como o mesmo quiser, dando total liberdade para montar a aplicação da maneira que o mesmo desejar./quote]

Eu juro que esperava que isso estaria na V6.

Eu tb esperava alguma coisa nesse caminho... mas existe a promessa.... vamo-que-vamo.

[]´s
Jovito Melo
Maceió - Alagoas

Erico Oliveira

• Iniciante
  • **
    • Erico Oliveira
    • Email
« Responder #14 Online: Fevereiro 09, 2012, 05:42:17 pm »
Boa Tarde a todos,

Para os que não me conhecem eu sou Érico Oliveira, da empresa Overalt, Representante do Scriptcase no Nordeste.

Trabalho comercializando o scriptcase a mais de 05 anos, entretanto a aproximadamente 02 anos começamos a utilizar muito o scriptcase para desenvolver aplicações(passei a também ser cliente), uma vez que prestamos consultoria a algumas grandes empresas, realmente as vezes nos deparamos com algumas falhas, entretanto, como citou nosso cliente e amigo Jovito, sempre conseguimos solucionar os problemas de alguma maneira e acontece com qualquer ferramenta RAD.

Não entendo a polêmica levantada no fórum quanto a NM continuar a dar suporte a Versão 5, quem acompanha o produto a bastante tempo, como é o caso de várias pessoas que postaram aqui no fórum, sabem que a NM não deixa de dar suporte a versões anteriores.

Gostaria muito de receber de vocês um documento(ou cópia do ticket aberto) com "todos esses bugs" da V5 que estão pendentes, se algum de nossos colegas do fórum puder ajudar fico agradecido.

Meu contato é: erico@overalt.com.br

Espero poder ajudar

Abraço a todos

Érico Oliveira
Érico Oliveira