Autor Tópico: [RESOLVIDO] Resumo em consulta sem totalização.  (Lida 74 vezes)

ascslate

• Novato
  • *
    • Email
[RESOLVIDO] Resumo em consulta sem totalização.
« Online: Outubro 16, 2017, 08:42:35 pm »
Caríssimos!

Estou com uma dúvida para elaborar um resumo simples, mas "sem totalização". A consulta se baseia em uma agenda de motoristas em que tenho as datas, o nome dos motoristas e para cada dia a situação do motorista (1-livre ou 2-agendando) . Então quero um resumo que tenha no eixo y o nome dos motoristas, no eixo x as datas (em um intervalo qualquer) e que seja exibido nos campos se o motorista estava agendado ou livre a cada dia... Mas usando o resumo só consigo totalização com uma das funções do SC9 (contar, soma, media, variância, etc.). Eu até consigo exibir o valor (1 ou 2) se utilizar por exemplo a opção mínimo, mas como proceder para que ele seja exiba o lookup com a descrição em cada campo (agendado ou livre) ?
« Última modificação: Outubro 24, 2017, 09:55:04 pm por ascslate »

Haroldo

• Expert
  • Conhecimento diminui limitações.△TFA△
    • InfinitusWeb Software de Gestãol/Gestão ITIL/Consultoria Scriptcase
Re:Resumo em consulta sem totalização.
« Responder #1 Online: Outubro 16, 2017, 08:58:07 pm »
Veja no projeto Samples (instale o projeto em seu SC) Consultas do tipo Pivot

ascslate

• Novato
  • *
    • Email
« Responder #2 Online: Outubro 16, 2017, 08:59:13 pm »
Haroldo! Vou ver agora...
Bom... no modelo Samples - Pivot Table> Ok, entendo perfeitamente o exemplo, mas...  mostrando os dados soma, variação e média. No meu caso eu não quero totalizar. Só preciso exibir para cada dia se o motorista estava Livre (1) ou Agendado (2)...
« Última modificação: Outubro 16, 2017, 09:05:28 pm por ascslate »

Haroldo

• Expert
« Responder #3 Online: Outubro 16, 2017, 09:01:21 pm »
Podemos desenvolver em Report Pdf também.

ascslate

• Novato
  • *
    • Email
« Responder #4 Online: Outubro 16, 2017, 09:19:24 pm »
Para criar em report PDf eu teria de, então,  criar o layout escrevendo o código correto? Pode ser uma total falta de atenção minha, mas não lembro de como criar um lay-out de resumo usando o report pdf sem ter de escrever o código (talvez então, seria mais prático mas não menos difícil, utilizar um "blank")...
Mas me parece estranho já que o SC monta facilmente resumos como pivto tables, entretanto forçando a utilização de uma totalização... seria algo como "group by" ao invés de "sum"....

Haroldo

• Expert
« Responder #5 Online: Outubro 16, 2017, 10:05:39 pm »
Não tem resumo no report pdf como tem em grid, veja se o pivot te ajuda, se não eu te ajudo na construção em report pdf.

Para criar em report PDf eu teria de, então,  criar o layout escrevendo o código correto? Pode ser uma total falta de atenção minha, mas não lembro de como criar um lay-out de resumo usando o report pdf sem ter de escrever o código (talvez então, seria mais prático mas não menos difícil, utilizar um "blank")...
Mas me parece estranho já que o SC monta facilmente resumos como pivto tables, entretanto forçando a utilização de uma totalização... seria algo como "group by" ao invés de "sum"....

ascslate

• Novato
  • *
    • Email
« Responder #6 Online: Outubro 17, 2017, 09:13:57 am »
Haroldo, agradeço desde já por sua atenção!

Bem... tentei de todas as formas usando Resumo/Pivot mas meus conhecimentos não suficientes para exibir o lookup dos campos em vez de soma, meida, minimo, etc.
Você pode me ajudar então com o report PDF? Posso lhe enviar os dados da tabela, se facilitar o processo...
« Última modificação: Outubro 17, 2017, 09:22:44 am por ascslate »

ascslate

• Novato
  • *
    • Email
« Responder #7 Online: Outubro 24, 2017, 09:53:38 pm »
Bom pessoal, juntando dicas do Harolso e um pouco de esforço no SQL, consegui solucionar fazendo o PIVOT diretamente no SQL Server e usando sonculta simples no SC. Sendo assim, caso resolvido.