Atualize hoje para o Scriptcase 9 e ganhe 35% de desconto! Atualize hoje para o Scriptcase 9 e ganhe 35% de desconto! COMPRAR AGORA!

Autor Tópico: Gerar Formulário de acordo com variável e gerar PDF  (Lida 106 vezes)

reinaldoFDA

• Novato
  • *
    • Email
Gerar Formulário de acordo com variável e gerar PDF
« Online: Julho 16, 2017, 11:43:02 am »
Olá a todos.

Sou engenheiro e não programador. Estou fazendo um controle de projetos e orçamentos para uso particular e da minha equipe.  Já consegui fazer muita coisa, apesar do meu pouco conhecimento em programação já consegui incluir minha equipe em um projeto, dizer onde começa e termina o trabalho de cada um e a equipe tbm pode usar para projetos pessoais e ainda convidar outros membros para participar.

No entanto cheguei ao limite do meu conhecimento e apesar de ver vídeos e exemplos aqui ddo fórum não consegui realizar o que preciso na etapa final.

Eu tenho uma tabela onde fica armazenado o orçamento do projeto, dividido em etapas com período, equipe etc. Preciso que ao dizer no formulário que um projeto custa X e vai durar Y meses de uma funçãoque divida o X(custo) pelo Y(tempo) automaticamente e gerar um PDFReport para cada Y (mês) de duração do projeto com as informações pertinentes da equipe, local de trabalho viagens etc.

O PDF eu já sei como fazer, não sei como dividir automaticamente o X pelo Y e ainda gerar o PDF.

Numa outra situação eu cadastro os membros do projeto num FORM de múltiplos registros. Eu chamo esse form por uma varável do número de membros que aquela equipe terá.  Hoje eu tenho um form para cada situação. EX: Se a equipe tem 20 membros eu tenho um FORM multiplo registro com 20 linhas que a variável chama. Mas se eu preciso de uma equipe de 5, eu tenho que criar o FORM com 5 linhas para chamar, pois não consigo fazer esse FORM abrir com o número de linhas que a variável tem.

sc_redir ( [variavel] ).  Esse código funciona bem.
sc_redir ( "cadastro_equipe", "start", "new", "rows", "$variavel ou [variável]") - é a minha ideia mas não funciona, as linhas viriam de uma variável que funciona no exemplo cima.

No meu terceiro e último problema eu quero dentro do form multiplos registros pegar um registro numa linha específica e alterá-lo (incrementar data, diminuir um valor e outras coisas). Eu já descobri que a variável do scriptcase que numera essas linhas é a $sc_seq_vert (inclusive consegui "apagar" a numeração das linhas do forumlário que essa variável gera e coloquei minha numeração que vem da tabela) mas não sei como dizer pro scriptcase que Na linha 3 a data tem que ter aumento de 10dias. Que na linha 5 o valor tem que descontar X reais (essas alterações são passadas por variáveis tbm).

Uso mySQL e Scriptcase 9.

Lembro a todos que não sou programador, se ao postarem um código, puderem (se puderem) explicar o que ele faz (assis meu aprendo tbm) eu agradeço.

Já agradeço a paciência e ajuda de todos.

Haroldo

• Expert
  • Conhecimento diminui limitações.△TFA△
    • InfinitusWeb Software de Gestãol/Gestão ITIL/Consultoria Scriptcase
Re:Gerar Formulário de acordo com variável e gerar PDF
« Responder #1 Online: Julho 16, 2017, 01:44:11 pm »
CASO 1:
Projeto : Data Inicio, Data Final
Custo Total:

Custo mensal= custo total / (data final - data inicial *** com resultado em meses)

Select round(CustoTotal / ((DATEDIFF(data_final, data_inicial)/30),2) as custo_mensal ...

CASO 2:
Sugestão 1:
Eu criaria uma consulta (já filatrada por projeto) com botão novo que chamasse um formulário único registro para cadastrar o membro, após inclusão recarrega a consulta. No evento onscriptinit:
A)Ler o projeto e pegar o nro máximo de membros
B)ler Count(*) de membros desse projeto, se for < que nro_max_membros mantem botão novo habilitado, caso contrário desabilitar botão novo não permitindo cadastrar mais membros.

Sugestão 2:
Antes de carregar o form grid para incluir os membros do projeto, abrir uma controle para perguntar quantos memobros participarão desse projeto (campo projeto, campo nro _membros) na onvalidate faz os n inserts na tabela membros do projeto (o id do membro estará vazio).
No form grid (desabilitar inclusão de novos registros) apenas edição, onde vai selecionar cada membro para salvar o id.

CASO 3:
Se foi que entendi, eu usaria uma trigger no banco conforme a inserção dos registros iria fazendo os calculos das datas com os dias.
No formulário a data já estaria acertada.

*** Nota, as dicas são baseadas no fato da pouca experiência em programação, sempre usando o padrão do SC. É claro que com experiência em programação dicas melhores podem aparecer, mas eu não  me arriscaria justamente pelo fato da falta de experiência em programação. Inclusivo, o fato de ter indicado que não tinha experiência em programação tornou a resposta ao tópico muito mais objetiva ***

Olá a todos.

Sou engenheiro e não programador. Estou fazendo um controle de projetos e orçamentos para uso particular e da minha equipe.  Já consegui fazer muita coisa, apesar do meu pouco conhecimento em programação já consegui incluir minha equipe em um projeto, dizer onde começa e termina o trabalho de cada um e a equipe tbm pode usar para projetos pessoais e ainda convidar outros membros para participar.

No entanto cheguei ao limite do meu conhecimento e apesar de ver vídeos e exemplos aqui ddo fórum não consegui realizar o que preciso na etapa final.

Eu tenho uma tabela onde fica armazenado o orçamento do projeto, dividido em etapas com período, equipe etc. Preciso que ao dizer no formulário que um projeto custa X e vai durar Y meses de uma funçãoque divida o X(custo) pelo Y(tempo) automaticamente e gerar um PDFReport para cada Y (mês) de duração do projeto com as informações pertinentes da equipe, local de trabalho viagens etc.

O PDF eu já sei como fazer, não sei como dividir automaticamente o X pelo Y e ainda gerar o PDF.

Numa outra situação eu cadastro os membros do projeto num FORM de múltiplos registros. Eu chamo esse form por uma varável do número de membros que aquela equipe terá.  Hoje eu tenho um form para cada situação. EX: Se a equipe tem 20 membros eu tenho um FORM multiplo registro com 20 linhas que a variável chama. Mas se eu preciso de uma equipe de 5, eu tenho que criar o FORM com 5 linhas para chamar, pois não consigo fazer esse FORM abrir com o número de linhas que a variável tem.

sc_redir ( [variavel] ).  Esse código funciona bem.
sc_redir ( "cadastro_equipe", "start", "new", "rows", "$variavel ou [variável]") - é a minha ideia mas não funciona, as linhas viriam de uma variável que funciona no exemplo cima.

No meu terceiro e último problema eu quero dentro do form multiplos registros pegar um registro numa linha específica e alterá-lo (incrementar data, diminuir um valor e outras coisas). Eu já descobri que a variável do scriptcase que numera essas linhas é a $sc_seq_vert (inclusive consegui "apagar" a numeração das linhas do forumlário que essa variável gera e coloquei minha numeração que vem da tabela) mas não sei como dizer pro scriptcase que Na linha 3 a data tem que ter aumento de 10dias. Que na linha 5 o valor tem que descontar X reais (essas alterações são passadas por variáveis tbm).

Uso mySQL e Scriptcase 9.

Lembro a todos que não sou programador, se ao postarem um código, puderem (se puderem) explicar o que ele faz (assis meu aprendo tbm) eu agradeço.

Já agradeço a paciência e ajuda de todos.
« Última modificação: Julho 16, 2017, 01:53:08 pm por Haroldo »

reinaldoFDA

• Novato
  • *
    • Email
« Responder #2 Online: Julho 16, 2017, 04:14:06 pm »
Obrigado Haroldo!

Eu estava assistindo a um vídeo seu onde vc ensina a fazer e imprimir duas vias de um boleto, mas não consegui acompanhar e implementar o que foi ensinado no que estou fazendo.

Sobre suas sugestões: ainda vou fazer a primeira sugestão do caso 1 e vou postando aqui. Idem pro caso 2.

Já fiz o CASO 3 eu fiz num formulário de teste e deu certo. Não fazia ideia do que eram triggers, mas já aprendi e está funcionando num teste simples que fiz. Eu não estou sabendo (ainda, pois estou pesquisando) como colocar pro mySQL receber a variável que contem o valor a ser alterado no campo da tabela. Isso estou fazendo dentro do scriptcase. O que trava é que a maioria das pesquisas no google sobre isso, são pra pessoas que já entendem do assunto, um cara como eu que só quer resolver uma necessidade fica muito perdido. Fora que o scriptcase nem sempre segue um padrão. Hora as aspas funcionam, ora eles é que criam o problema.

Obrigado cara, é legal ver que há outros que dispõe o conhecimento que possuem.

reinaldoFDA

• Novato
  • *
    • Email
« Responder #3 Online: Julho 16, 2017, 05:01:38 pm »
Sobre CASO 2 Sugestão 2:

estou fazendo assim;

INSERT INTO minha_tabela (num) - NUM é o campo que guarda se o membro é o 1 ou 2 ou 3.....
  VALUES ( aqui o valor do campo do controle que define o numero de membros );

não está funcionando. ele sempre guarda o número inteiro. EX: total de membros será de 8, ele não separa do 1 ao 8 ele só guarda o 8.

Haroldo

• Expert
  • Conhecimento diminui limitações.△TFA△
    • InfinitusWeb Software de Gestãol/Gestão ITIL/Consultoria Scriptcase
« Responder #4 Online: Julho 17, 2017, 10:15:40 am »
Pode colocar o código completo aqui?

Sobre CASO 2 Sugestão 2:

estou fazendo assim;

INSERT INTO minha_tabela (num) - NUM é o campo que guarda se o membro é o 1 ou 2 ou 3.....
  VALUES ( aqui o valor do campo do controle que define o numero de membros );

não está funcionando. ele sempre guarda o número inteiro. EX: total de membros será de 8, ele não separa do 1 ao 8 ele só guarda o 8.