Autor Tópico: Formulario Customizado  (Lida 256 vezes)

edivaldo

• Intermediário
  • ELM Topografia - Medindo com precisão e qualidade.
    • ELM Topografia
    • Email
Formulario Customizado
« Online: Junho 30, 2016, 08:39:59 am »
Bom dia a todos.
Eu possuo ja um sistema em php para gerar propostas e estou tentando adapta-lo ao Scriptcase, como sou iniciante paira uma duvida sobre formularios. Ja separei em bçocos o que pretendia porem nao consigo fazer o layout, pois parte dos campos de cada bloco teriam que ficar em linhas (horizontal), posto como desejaria para que alguem me desse uma explicação. desde ja agradeço a oportunidade:
Edivaldo Lins Macedo
ELM Serviços de Topografia Ltda.
Rua Nepomuceno 527 - BH/MG
(31) 2515-6515
(31) 999585935

ricardosenaspbr

• Intermediário
  • Non scholae, sed vitae discimus
Re:Formulario Customizado
« Responder #1 Online: Junho 30, 2016, 08:45:06 am »
Amigo...

Eu passei por isso, irá precisar quebrar sua rotina!!
Infelizmente nessa parte o scriptcase é engessado...ou vc vai precisar manjar muito de javascript / bootstrap e outras coisas...

abs, e boa sorte!!
atenciosamente,

Ricardo Sena
Analista de T.I.
V. 8.1
"Non scholae, sed vitae discimus"(Não estudamos para a escola, mas para a vida)

Thyago Brasil

• Expert
  • Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua família
    • www.brasdesign.com.br
    • Email
« Responder #2 Online: Junho 30, 2016, 08:59:55 am »
Pensando no layout, eu criaria um bloco com 5 colunas e desabilitaria as labels no bloco. Pra mostrar as descrições (1ª linha), criaria 5 campos do tipo label.
Thyago Brasil
Desenvolvedor Web
Site: http://www.brasdesign.com.br

SC 5.02/SC 8.1

edivaldo

• Intermediário
    • ELM Topografia
    • Email
« Responder #3 Online: Junho 30, 2016, 09:10:50 am »
Colegas obrigado pela força!
Vou tentar esta ideia de bloco com 5 colunas, so que a barra de titulo seria com campos novos de label?

Edivaldo Lins Macedo
(31) 2515-6515
Edivaldo Lins Macedo
(31) 2515-6515
(31) 999585935

Thyago Brasil

• Expert
    • www.brasdesign.com.br
    • Email
« Responder #4 Online: Junho 30, 2016, 09:13:50 am »
A barra azul, é a descrição que você coloca no bloco. Vc desabilita pra aparecer as labels no bloco mas deixa habilitado pra aparecer o titulo do bloco.

Uma pergunta: Cada campo desse está definido na tabela, ou a quantidade de campos não é definida? Por exemplo: Vc tem 9 campos quantidade na sua tabela, 9 tipo, 9 diarias, etc?
Thyago Brasil
Desenvolvedor Web

SC 5.02/SC 8.1

Jailton

• Expert
« Responder #5 Online: Junho 30, 2016, 10:34:35 am »
Se esses campos estiverem todos na mesma tabela, e não em uma tabela filho para usar grid.

A melhor maneira é a que o Thyago passou, usar blocos, 5 colunas (sem o label) e na primeira linha de cada coluna usar campos virtuais label para simular os títulos das colunas.
O Princípio da Vibração. "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra". Caibalion.

Thyago Brasil

• Expert
    • www.brasdesign.com.br
    • Email
« Responder #6 Online: Junho 30, 2016, 10:59:34 am »
Se esses campos estiverem todos na mesma tabela, e não em uma tabela filho para usar grid.

A melhor maneira é a que o Thyago passou, usar blocos, 5 colunas (sem o label) e na primeira linha de cada coluna usar campos virtuais label para simular os títulos das colunas.

Isso, e vc usaria uma aplicação tipo Controle.
Thyago Brasil
Desenvolvedor Web

SC 5.02/SC 8.1

edivaldo

• Intermediário
    • ELM Topografia
    • Email
« Responder #7 Online: Junho 30, 2016, 11:07:59 am »
A barra azul, é a descrição que você coloca no bloco. Vc desabilita pra aparecer as labels no bloco mas deixa habilitado pra aparecer o titulo do bloco.

Uma pergunta: Cada campo desse está definido na tabela, ou a quantidade de campos não é definida? Por exemplo: Vc tem 9 campos quantidade na sua tabela, 9 tipo, 9 diarias, etc?

Beleza, cada campo deste sao informações, onde por exemplo: 02 auxiliares = quantauxiliares no DB, auxiliar= auxuliar no db, salario= salarioauxiliar no db a partir dai que vou quebrar a cabeça poid no meu sistema estes dados sao antes elementos de variaveis do sistema php, e depois calculase e guarda no campo valorauxiliar... assim com todos, pores estes dadops passam pelo calculo dos encargos sociais, como fgts, vales, ferias, demissao, ate ir para o valkor calculado, e depois tudo é registrado na base de dados. Entendeu?

Grato
Edivaldo Lins Macedo
(31) 2515-6515
(31) 999585935

edivaldo

• Intermediário
    • ELM Topografia
    • Email
« Responder #8 Online: Junho 30, 2016, 11:11:40 am »

Na realidade tenho diversas tabelas no BD, mas se precisar desmembrar sem problema, eu so queria antes poder "disparar" um form para meu sistema php e depois registrar no bd. Porem dentro da política do |Scriptcase, que achei muito boa para gerar sistemas
Edivaldo Lins Macedo
(31) 2515-6515
(31) 999585935

edivaldo

• Intermediário
    • ELM Topografia
    • Email
« Responder #9 Online: Junho 30, 2016, 11:13:19 am »
Amigo...

Eu passei por isso, irá precisar quebrar sua rotina!!
Infelizmente nessa parte o scriptcase é engessado...ou vc vai precisar manjar muito de javascript / bootstrap e outras coisas...

abs, e boa sorte!!

Ricardo
Na realidade nao estou muito preocupado com o layout em si, mas com a estrutura do sistema.
Obrigado pela resposta
Edivaldo Lins Macedo
(31) 2515-6515
(31) 999585935

Jailton

• Expert
« Responder #10 Online: Junho 30, 2016, 11:52:27 am »
Seria mais fácil usar a app formulário, mas teria que estar esses campos todos em uma tabela só, ai depois para criar consultar, atualizar, verificar, ia tudo ficar mais fácil.

Se tiver que usar controle, vai ter que ficar pegando os dados com sc_lookup e sc_exec para gravar depois nas tabelas, que foram usadas.

O SC é muito prático permite de diversas maneiras chegar ao mesmo resultado, mas tem sempre a maneira mais fácil e prática e essa que eu gosto, se for a gente mesmo que
esta modelando e temos 'conhecimento' do funcionamento da ferramenta ai já 'visualizamos' mentalmente como proceder antes na modelagem dos dados, o duro é pegar uma
base já feita e ter que se adequar em cima depois.
« Última modificação: Junho 30, 2016, 11:55:40 am por Jailton »
O Princípio da Vibração. "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra". Caibalion.

edivaldo

• Intermediário
    • ELM Topografia
    • Email
« Responder #11 Online: Junho 30, 2016, 01:09:54 pm »
Seria mais fácil usar a app formulário, mas teria que estar esses campos todos em uma tabela só, ai depois para criar consultar, atualizar, verificar, ia tudo ficar mais fácil.

Se tiver que usar controle, vai ter que ficar pegando os dados com sc_lookup e sc_exec para gravar depois nas tabelas, que foram usadas.

O SC é muito prático permite de diversas maneiras chegar ao mesmo resultado, mas tem sempre a maneira mais fácil e prática e essa que eu gosto, se for a gente mesmo que
esta modelando e temos 'conhecimento' do funcionamento da ferramenta ai já 'visualizamos' mentalmente como proceder antes na modelagem dos dados, o duro é pegar uma

Só uma duvida, deixa eu exemplificar:
Em eu formulário, fora do scriptcasse, trabalhamos da seguinte maneira, supondo:
Campo1= Quantidade
Campo2=Serviço (lavagem de roupa)
Campo3= Total ( Quantidade X Serviço)
Isro tudo é feito no ambiente php com variáveis e posteriormente vai ao banco, pois tem uma operação a ser realizada "dinamicamente" .

No Scriptcase parece que é diferente, para eu ter um formulário tenho que ter uma base de dados, certo?
Então como dar o "vai antes" para o calculo para preencher o campo 3 (Total)?

Grato
Edivaldo Lins Macedo
(31) 2515-6515
(31) 999585935

Thyago Brasil

• Expert
    • www.brasdesign.com.br
    • Email
« Responder #12 Online: Junho 30, 2016, 01:15:11 pm »

Só uma duvida, deixa eu exemplificar:
Em eu formulário, fora do scriptcasse, trabalhamos da seguinte maneira, supondo:
Campo1= Quantidade
Campo2=Serviço (lavagem de roupa)
Campo3= Total ( Quantidade X Serviço)
Isro tudo é feito no ambiente php com variáveis e posteriormente vai ao banco, pois tem uma operação a ser realizada "dinamicamente" .

No Scriptcase parece que é diferente, para eu ter um formulário tenho que ter uma base de dados, certo?
Então como dar o "vai antes" para o calculo para preencher o campo 3 (Total)?

Grato

O controle é um formulário sem ligação direta com o banco de dados. Pra você inserir na(s) tabela(s)  teria que ficar buscando os dados com sc_lookup e gravando nas tabelas usando o sc_exec como disse o Jailton. Mas pra usar, precisa ver o que compensa mais pra você em questão de quanto tempo você vai perder pra fazer no controle e no formulário mesmo.

Quanto ao "vai antes", existe nos formulários o evento Ajax que ao informar o serviço, ele pega o valor deste e calcula com a quantidade pra gerar o total.
Thyago Brasil
Desenvolvedor Web

SC 5.02/SC 8.1

Jailton

• Expert
« Responder #13 Online: Junho 30, 2016, 02:46:18 pm »
Sim como você 'fazia' na unha manual, tinha que fazer  todo esse trabalho braçal no código php/html/javascript, pegar e depois jogar manualmente, nas tabelas, mas no SC não crie
todos esses campos em uma tabela, só depois no SC entra na App formulário único registro e use esta tabela, você vai ver que ele vai puxar tudo para tela ai só ir em layout criar os
blocos e arrastar, é bem mais fácil do que você pensava, e nos cálculos depois você vai usar os Eventos Ajax para faze-los no formulário.

Se você já brincou no MS ACCESS de criar tabelas, e formulários e achou fácil,  no SC é ainda 10x mais prático.

edivaldo

• Intermediário
    • ELM Topografia
    • Email
« Responder #14 Online: Junho 30, 2016, 03:35:58 pm »
Sim como você 'fazia' na unha manual, tinha que fazer  todo esse trabalho braçal no código php/html/javascript, pegar e depois jogar manualmente, nas tabelas, mas no SC não crie
todos esses campos em uma tabela, só depois no SC entra na App formulário único registro e use esta tabela, você vai ver que ele vai puxar tudo para tela ai só ir em layout criar os
blocos e arrastar, é bem mais fácil do que você pensava, e nos cálculos depois você vai usar os Eventos Ajax para faze-los no formulário.

Se você já brincou no MS ACCESS de criar tabelas, e formulários e achou fácil,  no SC é ainda 10x mais prático.
Olha muito obrigado, nao encerramos esta por aqui pois vou de degrau a degrau e gosto muito do desafio, vou ler e reler estas ricas respostas e iniciar o processo, pois como sou iniciante muita coisa que seria simples para mim é desconhecida e com as dicas pesquiso e vou a luta, mais uma vez obrigado mesmo a todos, e se tiverem mais dicas elas sempre serão bem vindas.
Edivaldo Lins Macedo
(31) 2515-6515
(31) 999585935