Autor Tópico: ODBC linux não encontrado pelo scriptcase  (Lida 878 vezes)

Jailton

• Expert
Re:ODBC linux não encontrado pelo scriptcase
« Responder #15 Online: Junho 13, 2016, 03:12:36 pm »
Para LINUX vai ser difícil configurar o ODBC para o MS ACCESS 2013/2016, tem o da EasySoft, eles praticamente estão dominando o ODBC no LINUX:
Catalogo Geral:
http://www.easysoft.com/products/data_access/index.html

MS ACCESS:
http://www.easysoft.com/products/data_access/odbc-access-driver/index.html#section=tab-1

Semana passada eu tive que fazer justamente ISSO, tem um consultor de uma firma terceirizada que faz Business Intelligence para meu cliente, eles criam tudo no pacote MS-Office são especializados nisso tem centenas de clientes, ai ele tinha que acessar a base para conectar com o MS-ACCESS, e fizemos isso, ele usou o MS-ACCESS somente como Front-End e a base foi Vinculada com o ODBC 32 no Windows 10 64 PRO dele a nossa Base MySQL na Web e ficou bom, o MS-ACCESS tem acesso a toda informação mas os dados ficam disponíveis lá na hospedagem LINUX CENTOS no MySQL pra todo mundo que acessa o sistema do Scriptcase pela Web, com isso matamos 2 coelhos, porque o SC lá na hospedagem tem acesso normal aos dados do MySQL ('MS-ACCESS') e o cliente pode usar o Front-End MS-ACCESS normal para ele o cliente 'ele vai enxergar um sistema MS-ACCESS' mas os dados estão vindo da Web.

Você pode procurar na Internet Inteira, só Post antigos como conectar .mdb até 2007, novos todo mundo recomenda EasySoft, ou vínculo, ou usar um Servidor Windows mesmo na Web.
« Última modificação: Junho 13, 2016, 03:16:14 pm por Jailton »
O Princípio da Vibração. "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra". Caibalion.

Alexandre Pereira Bühler

• Expert
  • Nunca estabeleça um teto para os seus rendimentos.
    • Simão & Bühler Ltda
    • Email
« Responder #16 Online: Junho 13, 2016, 06:41:04 pm »
Deixa fazer um teste aqui!
Crie um banco em access para mim.
Somente um tabela.
Coloque alguns dados e me envie no alexandre@simaoebuhler.com.br.
Irei testar aqui no meu servidor GNU/Linux se está funcionando.
Obrigado
--
Alexandre Pereira Bühler
https://www.simaoebuhler.com.br
Hospedagem compartilhada Scriptcase desenvolvimento e produção. Temos servidores dedicados Scriptcase.
Eu RTFM todo dia e você?

Willian Fernando

• Expert
  • .....
    • Email
« Responder #17 Online: Junho 13, 2016, 06:55:59 pm »
porque não migra o banco para SQLITE..

Ronyan Alves

• Administrator
  • Avançado
« Responder #18 Online: Junho 14, 2016, 09:19:35 am »
Já faz bastante tempo que enviei e-mail para o bugs@netmake.com.br e não tenho resposta.
Preciso colocar a aplicação no ambiente de produção.
É nestas horas que penso realmente em desistir de trabalhar com scriptcase.

O problema não está com o ScriptCase Tadeu.
O problema está com o tipo de base de dados utilizado e o sistema operacional da produção.
O Linux não tem suporte nativo para ACCESS por que a microsoft não disponibilizou nada referente a isto.
É o mesmo caso do SQL Server, foi criado o freetds por um grupo independente, que utiliza uma camada ODBC e algumas bibliotecas para realizar a conexão ao banco.
A microsoft disponibilizou um driver for SQL Server para RedHat faz alguns anos, mas o projeto foi pausado ( se não abandonado ).

Sugiro seguir as indicações do Jailton ou do William para solucionar teu problema.
Eu testei coam uma biblioteca do GitHub em um Debian 8, ms não funciona.
--

Ronyan Alves
Equipe Scriptcase

Jailton

• Expert
« Responder #19 Online: Junho 14, 2016, 11:10:49 am »
Já faz bastante tempo que enviei e-mail para o bugs@netmake.com.br e não tenho resposta.
Preciso colocar a aplicação no ambiente de produção.
É nestas horas que penso realmente em desistir de trabalhar com scriptcase.

O problema não está com o ScriptCase Tadeu.
O problema está com o tipo de base de dados utilizado e o sistema operacional da produção.
O Linux não tem suporte nativo para ACCESS por que a microsoft não disponibilizou nada referente a isto.
É o mesmo caso do SQL Server, foi criado o freetds por um grupo independente, que utiliza uma camada ODBC e algumas bibliotecas para realizar a conexão ao banco.
A microsoft disponibilizou um driver for SQL Server para RedHat faz alguns anos, mas o projeto foi pausado ( se não abandonado ).

Sugiro seguir as indicações do Jailton ou do William para solucionar teu problema.
Eu testei coam uma biblioteca do GitHub em um Debian 8, ms não funciona.

Sugiro também mudar na propaganda do portal, embaixo do logo do MS-Access e MS-SQL, colocar bem pequeno abaixo tipo assim:

Ai evitaria esses 'Equívocos'.
O Princípio da Vibração. "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra". Caibalion.

Ronyan Alves

• Administrator
  • Avançado
« Responder #20 Online: Junho 14, 2016, 11:16:24 am »
Então, recentemente, adicionamos várias extensões de banco ao instalador do Mac e do Linux,
No caso MSSQL Server, estamos trabalhando para adicionar também ao instalador ( do linux ).
Mas , como são varias distribuições, pacotes e versões, tem muita incompatibilidade.
Estamos verificando uma forma de deixar genérico.
--

Ronyan Alves
Equipe Scriptcase

Alexandre Pereira Bühler

• Expert
  • Nunca estabeleça um teto para os seus rendimentos.
    • Simão & Bühler Ltda
    • Email
« Responder #21 Online: Junho 22, 2016, 03:26:23 pm »
Fiz uma pesquisa sozinho.
Com bases criadas no access 2000, 2003 e 2013.
Usando drivers "gratuitos" como o mdbtools há muitos bugs para qualquer uma das versões das bases acima.
Isto é culpa do driver e não do scritpcase.
Logo, tira dimdim do bolso para comprar um driver pago ou usa uma hospedagem Windows Server.
--
Alexandre Pereira Bühler
https://www.simaoebuhler.com.br
Hospedagem compartilhada Scriptcase desenvolvimento e produção. Temos servidores dedicados Scriptcase.
Eu RTFM todo dia e você?