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Módulo de Log

O módulo de log registra eventos e atividades no sistema,criando um histórico detalhado de ações realizadas pelos usuário como login, atualizações de dados e outras operações relevantes. Os logs são úteis para monitorar as alterações dos usuários no sistea e contribui em casos de auditoria.

O modulo de log possibilita a criação de vários esquemas de log. Cada aplicação do projeto pode ser vinculada a um esquema de log, que será configurado individualmente.

Cada projeto pode conter um ou vários esquemas de log.

Lista de esquemas

Acesse o menu Módulos > Log e clique em Criar / Editar Módulo de log.

Criando Módulo de Log

NOTA: Caso não exista nenhum esquema criado no projeto, seremos redirecionados para a tela de criação do esquema de log.

Podemos visualizar todos os esquemas existentes no projeto e gerencia-los.

Tela de relacionamento das aplicações usadas no esquema de log

  • Editar Aplicações: Edita o relacionamento das aplicações com os esquemas de log
  • Novo esquema: Cria um novo esquema de log no projeto.
  • Criar Log de Aplicativo: Cria um relatório utilizando a tabela de log usada pelo esquema padrão do projeto.

Criar esquema de Log

Para realizar a criação de um novo esquema de log, clique no botão Novo esquema.

Criação de um novo esquema de log

Serão exibidas as opções baixo:

Tela de listagem dos esquemas de log do projeto

  • Nome: Nome do esquema de log que será criado. Preenchimento obrigatório.
  • Descrição: Descrição do perfil criado.
  • Conexão: Conexão em que a tabela de log será criada. Preenchimento obrigatório.
  • Tabela: Nome da tabela que será criada para armazenar as informações do log. Preenchimento obrigatório.
  • Excluir a tabela caso já exista: Opção para deletar a tabela que possuem o mesmo nome no banco de dados. Para utilizar a tabela existente no banco de dados, deixe esta opção desmarcada.
  • Esquema Padrão: Define o esquema que está sendo criado como o padrão do projeto.
  • Login: Variável global utilizada para armazenar o login do usuário logado no sistema. Esta variável deve ser a mesma da utilizada no modulo de segurança. Por padrão a variável que utilizamos em ambos os módulos é [usr_login].
  • Eventos: Ações que serão armazenadas na tabela de log.
  • Modo de Gravação: Dados dos usuários que serão salvos na tabela de log.

Ao salvar será exibido a tela de confirmação, clique no botão Fechar para salvar esquema para concluir esta etapa.

Teça de criação dos esquemas de log

  • Veja SQL: Possibilita a visualização do SQL utilizado na criação da tabela sc_log.
  • Download SQL: Realiza o download do script de criação da tabela de log.

Após a confirmação seremos redirecionados para uma tela de Aplicações que estão relacionadas ao Log.

Aplicações Relacionadas

Nesta etapa devemos definir qual esquema de log será utilizado em cada aplicação do projeto. A lista de aplicações pode ser filtrada por tipo ou pelo esquema de log utilizado.

No topo você pode aplicar ações para todas as linhas ou poderá selecionar apenas uma ação para cada linha individualmente.

Tela de relacionamento das aplicação ao esquema de log

  • Aplicar esquema - Aplica o esquema selecionado a todas as aplicações listadas.

Filtro

  • Todos os esquemas - Lista as aplicações de acordo com o esquema utilizado.
  • Topo - Lista as aplicações de acordo com o seu tipo.

Relatório de Log

Neste relatório poderemos visualizar todas as informações armazenadas pelo esquema selecionado na criação do relatório.

Criação da aplicação do Relatório de log

  • Esquema - Esquema de log que a aplicação irá basear-se.
  • Nome - Nome da aplicação que será criada.
  • Pasta - Nome da pasta onde a aplicação será armazenada.
  • Tema - Tema utilizado na aplicação gerada.
  • Segurança - Define a utilização de segurança na aplicação.