Abrir tópico com a navegação

Overview do Gráfico

Essa aplicação foi projetada para criação de gráficos dinâmicos baseados em SQL ou Procedures.

Dentro do Scriptcase Gráficos podem ser criados também dentro da aplicação de consulta, entretanto a aplicação Gráfico possui mais opções de configurações para o usuário final dentro da aplicação gerada. A ideia é aplicar o conceito de Business Inteligence para que os usuários dos gráficos gerados pelo Scriptcase possam ter a liberdade de configurar a visualização dos dados.

As definições de configuração utilizam Drag'n Drop para montagem dos gráficos dinamicos.


DimensÕes:

A dimensão é usada para escolher os campos que compõem a dimensão do gráfico, usadas para agrupar os dados em categorias.

O desenvolvedor pode escolher mais de um campo como uma dimensão, cada novo campo como uma subcategoria do campo anterior.

Para selecionar um campo, clique em seu nome na coluna Campos Disponíveis e arraste-o para a coluna Campos Selecionados.


Figura1: Interface Configuração da Gráfico.


MÉtricas:

As métricas são utilizadas para que o usuário possa visualizar quantitativamente os dados agrupados por dimensões, a partir da Versão 8.1 do Scriptcase é possível escolher mais de uma métrica para criação dos gráficos e visualização dinâmica dos valores dentro da aplicação gerada.

Para selecionar um campo, clique em seu nome na coluna Campos Disponíveis e arraste-o para a coluna Campos selecionados. Além de selecionar os campos que serão utilizados como uma métrica, o desenvolvedor também pode definir a função utilizada no agrupamento de dados.

Quando quantidade de registros é a métrica selecionada, a função de sumarização é desconsiderada. Se você deseja agrupar todos os valores em um, marque a opção “Total Geral”. Esta opção é normalmente usada para gráficos do tipo Gauge.

O checkbox do Valor Inicial é usado para definir o campo padrão, quando não estiver usando um grafico de combinação ou empilhado que usam mais de um campo. Se você escolher mais um campo o Scriptcase define automaticamente um tipo de gráfico de valor múltiplo (Combinação). Para exibição de gráficos de valor único (barra, linha, Spline, Degrau, Área, Pizza, Pirâmide, Funil, Radar e Gauge) você tem que clicar e escolher apenas um campo para aparecer como valor inicial durante a primeira geração.


Figura 2: Interface Configuração da Gráfico.


Filtro

Na aba de filtro o desenvolvedor pode escolher os campos que serão usados como filtros estáticos do gráfico. Os valores de filtro para cada campo selecionado devem ser escolhidos em tempo pelo desenvolvedor dentro desta interface.

Para criar filtros dinâmicos utilizados em tempo de execução pelo usuário final dentro da aplicação, recomendamos configuração através da interface de filtros tradicionais localizado no menu “Filtro”.


Figura 3: Interface Configuração da Gráfico.


Gráfico

Na aba 'Gráfico' o desenvolvedor define as configurações padrão para o gráfico que será gerado, escolhendo o tipo de gráfico padrão, esquema de cores e outros, mais abaixo veja cada uma das opções mais detalhadamente


Figura 4: Interface Configuração da Gráfico.


Atributos: