Feedback Imprimir

Resumo

Configuração

Configurações gerais do resumo.

Configuração do Resumo

Interface Configuração Resumo.

  • Título: Define um título para o resumo, caso não seja informado o título padrão será “Resumo”. Para que nenhum título seja exibido informe a tag HTML  .
  • Título Quantidade: Título da quantidade de registros.
  • Quantidade de Registros:
  • Não mostrar: Não mostrar o total de registro por quebra.
  • Mostra apenas no resumo: Mostra no resumo o total de registros por quebra.
  • Mostra no resumo e no gráfico: Mostra no resumo o total de registros por quebra e disponibiliza gráfico.
  • Total Horizontal: Exibir total horizontal para resumos do tipo matriz.
  • Total Vertical: Exibir total vertical para resumos do tipo matriz.
  • Posição do ícone do gráfico: Posicionamento do ícone do Gráfico (esquerda ou direita).
  • Posição do ícone do total: Posicionamento do ícone Total (esquerda ou direita).
  • Largura do Resumo: Valor da largura para o resumo.
  • Unidade da Largura do Resumo: Unidade de medida usado para a largura. Automático (valor da largura é ignorado), pixels e porcentagem.
  • Exibir label no SubTotal:
  • Exibir Número da Linha: Exibir o número sequencial do registro no resumo.
  • Exibir o hover nas linhas do resumo: Aplicar o atributo hover, ao passar o cursor do mouse por cima das linhas do resumo.

Configuração do Layout

Podemos definir o layout de visualização do resumo nas diferentes quebras já configuradas.

Interface Configuração Resumo.

  • Campo da quebra: Campos da quebra selecionados na consulta.
  • Posição: Define entre posição do eixo x ou do eixo y.
  • Ordenação: Define a ordenação pelo valor de banco ou pelo valor de exibição.
  • Preencher labels vazios: Define se os labels vazios vão ser preenchidos.
  • Link Grid: Cria um link no campo selecionado.
  • Alinhamento: Define o tipo de alinhamento do layout para centralizado, esquerda ou direita.
  • Formato tabular: Define o resumo com o formato tabular.

Barra de ferramentas

A barra de ferramentas está dividida em duas partes, superior e inferior, de forma que é possível definir quais botões serão exibidos em ambos locais. A seleção dos botões funciona de forma independente.

Podemos também definir quais botões serão exibidos quando a aplicação for acessada por um dispositivo móvel, basta acessar a aba Mobile.

Para mais informações sobre a barra de ferramentas, acesse Aplicações > Consulta > Barra de Ferramentas.

Interface Configuração do Resumo.

Group Label

Clique em adicionar um alinha, para que o group label seja adicionado.

Interface do Group Label do Resumo

Com essa opção, você pode inserir um ou mais títulos para as colunas da sua aplicações.

Caso você tenha campos com exibição dinâmica o Group Label não irá funcionar.

Para mesclar duas ou mais células, clique no ícone posicionado entre elas.

Para adicionar um título, clique no ícone do lápis para adicionar um título.

Edição de propriedades da célula do group label

Título Permite definir o título que será exibido em seu Group Label.
Fonte de texto Permite definir a fonte do título de seu group label.
Tamanho da fonte Permite definir o tamanho da fonte do título de seu group label.
Alinhamento horizontal Permite definir o alinhamento horizontal do título de seu group label. Sendo esquerda, centro ou direita.
Alinhamento vertical Permite definir o alinhamento horizontal do título de seu group label. Sendo meio, baixo ou topo.
Cor de texto Permite definir a cor do texto do título de seu group label.
Cor de fundo Permite definir a cor de fundo do espaço onde o título de seu group label será exibido.

Ordenação

Podemos definir os campos em que desejamos permitir a ordenação, ao executar a aplicação.

Esta configuração deve ser realizada em cada uma das quebras da aplicação.

Interface Ordenação dos campos do Resumo.

  • Campos: Selecione os campos que você deseja permitir a ordenação.
  • Ordenação Inicial: Selecione um campo para ordenação inicial no resumo.
  • Tipo de ordenação: Escolha se a ordenação será ascendente ou descendente.
  • Ordenar a partir da Quebra: Selecione uma das quebras para ordenação inicial.

Limit

Permite limitarmos a quantidade de registros a ser recuperado do SQL e exibidos no resumo.

Esta opção está disponível apenas para as quebras estáticas.

Limit do resumo

  • Campo: Define o campo que será utilizado para realizar o limit.
  • Sumarização: Define a função de sumarização em que o limit será realizado.
  • Tipo de Limit: Define a ordenação que o limit será aplicado, DESC ou ASC.
  • Quantidade: Define a quantidade de registros que serão retornados.

Gráficos

Um dos módulos da aplicação de consulta, são os gráficos, que por sua vez são gerados tomando por base as informações do resumo da consulta.

Os gráficos dos Scriptcase são gerados em HTML5.

Configuração

Na tela de configuração, podemos editar as configurações de todos os gráficos disponíveis.

Interface de Configurações de Gráficos.

Para editar as configurações específicas de cada gráfico, selecione o gráfico que deseja editar.

Para definir os gráficos disponíveis ao executar a aplicação, marque o checkbox ao lado do nome dos gráficos.

Abaixo iremos detalhar as configurações específicas de cada um dos gráficos.

Barras

  • Tamanho da fonte: Define o tamanho da fonte no gráfico. Informe apenas o tamanho da fonte, exemplo: 15.
  • Valor Abreviado: Define se os valores exibidos no gráfico devem ser ou não abreviados.
  • Legenda: Define o posicionamento da legenda dos gráficos.
  • Barra - Orientação: Orientação das barras vertical ou horizontal no gráfico.
  • Barra - Dimensão: Dimensão das Barras (2D ou 3D) no gráfico.
  • Barra - Empilhamento: Empilha as Barras em uma única Barra (Em série).
  • Barra - Agrupamento de séries: Agrupa o gráfico de Barras em série.
  • Barra - Valores ao lado: Exibe os valores ao lado das Barras.
  • Barra - Largura: Pode-se definir a largura entre 20 e 70.
  • Barra - Orientação do valor: Define-se a orientação do gráfico, podendo colocá-lo na vertical.
  • Barra - Posicionamento do valor: Pode-se escolher onde o valor irá se posicionar.

Pizza

  • Tamanho da fonte: Define o tamanho da fonte no gráfico. Informe apenas o tamanho da fonte, exemplo: 15.
  • Valor Abreviado: Define se os valores exibidos no gráfico devem ser ou não abreviados.
  • Legenda: Define o posicionamento da legenda dos gráficos.
  • Pizza - Formato: Formato de Pizza ou Donut.
  • Pizza - Dimensão: Dimensão do gráfico de Pizza.
  • Pizza - Ordenação: Ordenação do gráfico Pizza.
  • Pizza - Formatação de Valores: Formatação dos dados exibidos.

Linha

  • Tamanho da fonte: Define o tamanho da fonte no gráfico. Informe apenas o tamanho da fonte, exemplo: 15.
  • Valor Abreviado: Define se os valores exibidos no gráfico devem ser ou não abreviados.
  • Legenda: Define o posicionamento da legenda dos gráficos.
  • Linha - Forma: Formato da Linha.
  • Linha - Series Group: Linha grouping type.

Area

  • Tamanho da fonte: Define o tamanho da fonte no gráfico. Informe apenas o tamanho da fonte, exemplo: 15.
  • Valor Abreviado: Define se os valores exibidos no gráfico devem ser ou não abreviados.
  • Legenda: Define o posicionamento da legenda dos gráficos.
  • Area - Forma: Formato da área exibida no gráfico.
  • Area - Empilhamento: Empilha as áreas no gráfico.
  • Area - Agrupamento de séries: Agrupa o gráfico em série.

Gauge

  • Tamanho da fonte: Define o tamanho da fonte no gráfico. Informe apenas o tamanho da fonte, exemplo: 15.
  • Valor Abreviado: Define se os valores exibidos no gráfico devem ser ou não abreviados.
  • Legenda: Define o posicionamento da legenda dos gráficos.
  • Gauge - Forma: Formato de exibição do gráfico.

Radar

  • Tamanho da fonte: Define o tamanho da fonte no gráfico. Informe apenas o tamanho da fonte, exemplo: 15.
  • Valor Abreviado: Define se os valores exibidos no gráfico devem ser ou não abreviados.
  • Legenda: Define o posicionamento da legenda dos gráficos.

Funil

  • Tamanho da fonte: Define o tamanho da fonte no gráfico. Informe apenas o tamanho da fonte, exemplo: 15.
  • Valor Abreviado: Define se os valores exibidos no gráfico devem ser ou não abreviados.
  • Legenda: Define o posicionamento da legenda dos gráficos.
  • Funil - Dimensão: Dimensão do Funil (2D ou 3D) no gráfico.

Pirâmide

  • Tamanho da fonte: Define o tamanho da fonte no gráfico. Informe apenas o tamanho da fonte, exemplo: 15.
  • Valor Abreviado: Define se os valores exibidos no gráfico devem ser ou não abreviados.
  • Legenda: Define o posicionamento da legenda dos gráficos. Pirâmide - Dimensão: Dimensão (2D ou 3D) no gráfico. Pirâmide - Formatação de Valores: Formatação dos dados exibidos. Pirâmide - Forma: Formato de exibição do gráfico.

Abaixo seguem as configurações comuns a todos os tipos de gráficos.

Interface de Configurações comuns dos gráficos.

  • Gerar Gráfico: Define a forma como os gráficos serão gerados: analítico, sintético ou ambos os tipos.
    • Gráficos Sintéticos Devem restringir-se ao primeiro grupo pela condição e permitirá que o usuário use os links para ver detalhes do próximo grupo de critérios, aumentando o nível de detalhe.
    • Gráficos Analíticos Surgem com todo o grupo por critérios, criando um gráfico detalhado completo que não permite a vinculação de outros gráficos detalhados.
  • Criar link no gráfico: Permite que os gráficos tenham um link em seus elementos para aplicações de grid detalhada ou gráficos. Os dados mostrados serão relativos ao valor clicado no gráfico.
  • Exibir Valores: Exibe os valores do gráfico gerado.
  • Eixo do gráfico total geral: Opção para exibir o gráfico do total geral como coluna ou linha..
  • Exibir eixo Y com Zero: Forçar exibição do valor zero no eixo Y.
  • Orientação do label no eixo X: Define a orientação dos labels no eixo X para vertical ou horizontal. Caso seja escolhida a opção horizontal e hajam muitos valores a serem exibidos de forma que os mesmos não caibam na escala, a orientação vai ser automaticamente alterada para vertical. Esta opção está disponível apenas para gráficos do tipo: Coluna, linha e área.
  • Largura do Gráfico: Largura em pixels dos gráficos gerados.
  • Altura do Gráfico: Altura em pixels dos gráficos gerados.
  • Ordenação dos valores: Ordena os valores dos gráficos.

Gráficos das Colunas

Podemos definir a exibição dos gráficos de coluna, bem como a label para o gráfico e os eixos. Estas configurações são definidas individualmente, para cada quebra.

Se o usuário configurar mais de um campo, o gráfico analítico só irá gerar com os dois primeiros.

Interface Geração dos Gráficos de Coluna.

Gráficos das Linhas(Totais)

O uso de configuração do gráfico de linha (totalização) só está disponível quando tiver quebra com pelo menos dois campo.

Para configurar essa opção acesse o menu “Quebras” e crie uma quebra estática com alguns campos ou adicione campos à quebra dinâmica.

Interface Geração de Gráficos de Linhas (Totais).

Layout

A ferramenta de temas dos gráficos possibilita a edição completa dos temas do gráfico.

Estes temas podem ser configurados apenas para a aplicação atual, quando alterado na própria aplicação ou para todos os gráficos quando estas configurações são realizadas no editor de temas dos gráficos.

Para mais informações acesse Layout > Temas para os Gráficos.

Campos

Todos os campos adicionados nas totalizações do resumo, na quebra dinâmica ou nas quebras estáticas, serão listados aqui separados pelo nome das quebras.

Configuração Geral

Configurações gerais dos campos totalizados no resumo.

Configurações gerais dos campos do resumo

  • Tipo do Dado: Define o tipo de dado do campo
  • Label: Define a label do campo exibido do resumo.

Formatação dos Valores

Tipo Número

Formatação dos Valores dos campos número

  • Usar configurações regionais: Ao ativa-lo você aplica as configurações regionais para esse campo. Para configura-las você clica no menu Localidades > Configurações Regionais.

  • Cor dos negativos: Neste campo você informa uma cor em hexadecimal. (Exemplo: #000000)

Tipo Decimal

Formatação dos Valores dos campos decimal

  • Usar configurações regionais: Ao ativa-lo você aplica as configurações regionais para esse campo. Para configura-las você clica no menu Localidades > Configurações Regionais.

  • Cor dos negativos: Neste campo você informa uma cor em hexadecimal. (Exemplo: #000000)
  • Casas decimais: Quantidade de casa decimais que o seu campo terá na exibição.monetario
  • Completar Zeros: Permite comprar o valor do campo com zeros

Tipo Moeda

Formatação dos Valores dos campos moeda

  • Usar configurações regionais: Ao ativa-lo você aplica as configurações regionais para esse campo. Para configura-las você clica no menu Localidades > Configurações Regionais.

  • Valor monetário: Ao ativar essa opção a aplicação irá exibir o símbolo monetário de acordo com a configuração regional.
  • Cor dos negativos: Neste campo você informa uma cor em hexadecimal. (Exemplo: #000000)
  • Casas decimais: Quantidade de casa decimais que o seu campo terá na exibição.monetario
  • Completar Zeros: Permite comprar o valor do campo com zeros

Configuração Visual da Totalização nas Quebras

Formatação da label da totalização no resumo

  • Fonte do Texto : Permite definir a fonte utilizada no label da quebra.
  • Tamanho da Fonte : Permite definir o tamanho da fonte utilizada no label da quebra.
  • Cor do Texto : Cor do label na quebra.
  • Cor do Fundo : Cor de fundo da Quebra.
  • Texto Negrito : Permite habilitar ou desabilitar o label da quebra em negrito.
  • Alinhamento do Texto: Define o posicionamento horizontal do texto.
  • Alinhamento Vertical do Texto: Define o posicionamento vertical do texto.

Configuração Visual do Total Geral

Formatação dos valores da totalização no resumo

  • Fonte do Texto : Permite definir a fonte utilizada no label da quebra.
  • Tamanho da Fonte : Permite definir o tamanho da fonte utilizada no label da quebra.
  • Cor do Texto : Cor do label na quebra.
  • Cor do Fundo : Cor de fundo da Quebra.
  • Texto Negrito : Permite habilitar ou desabilitar o label da quebra em negrito.
  • Alinhamento do Texto: Define o posicionamento horizontal do texto.
  • Alinhamento Vertical do Texto: Define o posicionamento vertical do texto.

Layout

Cabeçalho

Nesta configuração poderemos definir as informações que serão exibidas no cabeçalho e rodape do resumo.

Configuração do cabeçalho do resumo

Esta tela pode variar dependendo do formato de cabeçalho escolhido dentro da pasta Visualização.

  • Exibir Cabeçalho: Esta flag determina se o cabeçalho será exibido.
  • Título do resumo: Permite informar um título para ser exibido na aplicação.

  • Variáveis de Rodapé: Os campos variáveis podem ser preenchidos com qualquer um dos tipos exibidos no Combobox, dependendo do tipo será necessário associar um conteúdo ao mesmo. Abaixo descrevemos os tipos existentes:
    • Campo: Quando se escolhe a opção do tipo “Campo”, abrirá um Combobox ao lado com os campos que fazem parte do “Select”. Escolhendo um desses campos, estará associando o valor do campo para exibição no Rodapé.
    • Data : Quando é selecionado o tipo “Data”, será exibido no Rodapé da aplicação a data do sistema no formato dd/mm/aaaa. Existem diversos formatos de exibição utilizando a data e a hora do servidor. O formato poderá ser informado no campo texto que aparece ao lado. Para ter acesso aos formatos existentes clique em Help para o formato das datas e aparecerá uma tela explicativa.
    • Imagem : Quando selecionado o campo tipo imagem, aparece um campo para o preenchimento do nome da imagem existente no servidor. Para localizar as imagens existentes e selecionar uma, clique no ícone “Escolher imagem” e para disponibilizar novas imagens no servidor clique em “Fazer upload de uma imagemUpload de imagens.
    • Valor: Quando selecionado o tipo “Valor”, o conteúdo preenchido no campo texto que aparece ao lado será exibido no Rodapé. Pode ser informado textos e “Variáveis globais”. Ex: “Nome do Funcionário: [v_nome]”.

Rodapé

Configuração do rodapé do resumo

Esta tela pode variar dependendo do formato de Rodapé escolhido dentro da pasta Visualização.

  • Exibir Rodapé: Esta flag determina se o Rodapé será exibido na aplicação.

  • Variáveis de Rodapé: Os campos variáveis podem ser preenchidos com qualquer um dos tipos exibidos no Combobox, dependendo do tipo será necessário associar um conteúdo ao mesmo. Abaixo descrevemos os tipos existentes:

    • Campo: Quando se escolhe a opção do tipo “Campo”, abrirá um Combobox ao lado com os campos que fazem parte do “Select”. Escolhendo um desses campos, estará associando o valor do campo para exibição no Rodapé.
    • Data : Quando é selecionado o tipo “Data”, será exibido no Rodapé da aplicação a data do sistema no formato dd/mm/aaaa. Existem diversos formatos de exibição utilizando a data e a hora do servidor. O formato poderá ser informado no campo texto que aparece ao lado. Para ter acesso aos formatos existentes clique em Help para o formato das datas e aparecerá uma tela explicativa.
    • Imagem : Quando selecionado o campo tipo imagem, aparece um campo para o preenchimento do nome da imagem existente no servidor. Para localizar as imagens existentes e selecionar uma, clique no ícone “Escolher imagem” e para disponibilizar novas imagens no servidor clique em “Fazer upload de uma imagemUpload de imagens.
    • Valor: Quando selecionado o tipo “Valor”, o conteúdo preenchido no campo texto que aparece ao lado será exibido no Rodapé. Pode ser informado textos e “Variáveis globais”. Ex: “Nome do Funcionário: [v_nome]”.

Filtro

Configuração

Tela de configuração do filtro do resumo

  • Exibir quantidade no combo box : Permite exibir a quantidade de registros existentes na tabela ao lado do valor no combo do filtro.

Configurações dos campos do filtro

Para definir os campos que serão utilizados no filtro do resumo, utilize o drag-and-drop para posicionar os campos dentro de Campos do Filtro.

A ordem dos campos, dentro de Campos do Filtro, será a ordem de exibição na aplicação gerada.

Este filtro funciona apenas no resumo da consulta.

Filtro do resumo

Edição dos campos

O mesmo campo pode ser adicionado mais de uma vez ao filtro, estes campos estarão visíveis na aplicação gerada desde que utilize configurações distintas, caso estejam utilizando a mesma configuração apenas um dos campos será exibido.

As configurações de visualização dos campos são realizadas individualmente, e podem ser acessadas ao adicionar o campo no filtro e clique em editar.

Iremos separar a explicação das configurações de exibição dos campos de acordo com os tipos.

Tipos: Texto/Especiais

Interface de configuração para os campos tipo texto e especiais.

Configurações do campo texto.

Escolher Componente

Devemos definir a forma de utilização do campo no filtro. Cada tipo de campo, texte, número e data, posuem opções distintas de configuração.

  • Label do campo para o filtro : Define a label do campo que será exibida no filtro.
  • Tipo de Componente: Define o formato de utilização dos campos no filtro, para campos texto temos o Select Box e o Multiselect box.

Escolher Valores

O campo Valor padrão nos permite definir um valor padrão para o filtro do resumo na carga inicial da aplicação.

Valor padrão do filtro do resumo

Lookup

Nesta aba, poderemos configurar lookup de exibição no campo do filtro. Para mais informações sobre a criação de lookup de exibição, acesse Aplicações > Consulta > Campos > Texto.

Tipos: Data/Hora

Interface de configuração para campos tipo data e date time.

Configurações do campo data e datetime.

Escolher Componente

Devemos definir a forma de utilização do campo no filtro. Cada tipo de campo, texte, número e data, posuem opções distintas de configuração.

  • Label do campo para o filtro : Define a label do campo que será exibida no filtro.
  • Tipo de Componente: Define o formato de utilização dos campos no filtro, para campos date e datetime, teremos as seguintes opções: Intervalo de datas, Período Real, Período Relativo e Período Sazonal.

Escolher Valores - Intervalo de dadas

Para campos tipo datetime, devemos habilitar a opção Incluir Hora para que as horas possam ser incluídas na pesquisa.

Configurações do campo data - Intervalo de dadas.

Escolher Valores - Período Real

Devemos definir o período que será utilizado no filtro. Ao executar a aplicação, teremos um select com as datas exibidas de acordo com o período selecionado.

O campo Valor padrão nos permite definir um valor padrão para o filtro do resumo na carga inicial da aplicação.

Configurações do campo data - Período Real.

Escolher Valores - Período Relativo

Devemos definir quais os períodos disponíveis para a utilização no filtro.

O campo Valor padrão nos permite definir um valor padrão para o filtro do resumo na carga inicial da aplicação.

Outra opção referente apenas ao período relativo, é a possibilidade de criação de condições com períodos relativos customizados diretamente dentro da interface do filtro.

Configurações do campo data - Período Relativo.

Escolher Valores - Período Sazonal

Os valores disponíveis estão separados por abas:

O campo Valor padrão nos permite definir um valor padrão para o filtro do resumo na carga inicial da aplicação.

Configurações do campo data - Período Sazonal

  • Trimestre: Define os trimestres utilizados no filtro.
  • Mês: Define a utilização dos meses do ano.
  • Semana: Define a utilização das semanas do ano.
  • Dia da semana: Define a utilização dos dias da semana.
  • Dia: Define a utilização dos dias do mês.
  • Apenas Hora: Define a utilização das horas do dia (Disponível apenas em campo datetime)

Tipos: Número

Interface de configuração para campos numéricos.

Configurações do campo número.

Escolher Componente

Devemos definir a forma de utilização do campo no filtro. Cada tipo de campo, texte, número e data, posuem opções distintas de configuração.

  • Label do campo para o filtro : Define a label do campo que será exibida no filtro.
  • Escolha a função a ser aplicada: Define a função que será utilizada no filtro para a definição do valor. Por exemplo, ao escolher soma, o intervalo do range será entre o menor resultado da soma e o maior.
    • Valores Reais: Esta opção, define a exibição do valor real do campo, salvo no banco de dados, sem a utilização de nenhuma das funções de agregação. Ao utilizar esta opção, são adicionados mais dois tipos de utilização do filtro, select box e Multiselect box além de habilitar as configurações de lookup para campos numéricos.
  • Tipo de Componente: Define o formato de utilização dos campos no filtro, para campos númericos, temos o Range e ao selecionar Valores Reais serão exibidos Select Box e Multiselect box.

Lookup

Para campos numéricos, esta opção está disponível apenas quando utilizamos a opção Valores Reais e a forma de utilização do campo no filtro for Select box ou Multiselect box.

Nesta aba, poderemos criar um lookup de exibição no campo do filtro. Para mais informações sobre a criação de lookup de exibição, acesse Aplicações > Consulta > Campos > Numero.