Feedback

Criando um novo projeto

Neste artigo, você aprende como criar um novo projeto no Scriptcase.

Um sistema criado com o Scriptcase sempre deve começar criando um projeto. Um projeto para o Scriptcase é um conjunto de aplicativos com algumas configurações padrão. Durante a criação do projeto, você define algumas opções essenciais como nome e descrição, idiomas nos quais seu projeto pode estar disponível, um modelo de layout para os aplicativos e informa os dados de conexão do sistema de banco de dados nos quais os aplicativos buscam as informações para formar o sistema.

Para iniciar um novo projeto, você pode acessar o menu “Projeto > Novo projeto”.

Tela de criação de Projeto

O processo de criação do projeto possui cinco etapas, que são: Iniciar, Idiomas, Temas, Banco de Dados e Final.

Passos do projeto

Início

Nesta etapa, devemos escolher entre um Projeto em branco, onde temos que criar nossa conexão de banco de dados e cada aplicação do zero, ou uma seleção de nossos Projetos de modelo, que podem servir de template para a criação do seu sistema.

Projeto em Branco

Tela de criação de projeto

NOTA: Para visualizar os projetos de exemplo disponíveis, clique no botão Ver Mais. Veja mais detalhes sobre nossos Projetos de Exemplo e como importá-los aqui.

Após selecionarmos Criar Projeto em Branco, defina um nome para o projeto.

Você também pode definir uma descrição, assim como informações adicionais e uma imagem para representá-lo, no entanto, nenhuma dessas configurações é obrigatórias.

Informações do projeto

Nome do Projeto

Única configuração obrigatória desta etapa, o nome deve conter de 1 a 32 caracteres alfanuméricos e não permite que seja iniciado com um algarismo.

Descrição do Projeto

Campo não obrigatório que nos permite definir uma descrição para o projeto.

A descrição do projeto pode ser visualizada na caixa de diálogo ao posicionarmos o mouse sobre o projeto criado ou na coluna de descrição, ao configurarmos a exibição da Lista de Projetos como Lista.


Coluna Descrição

Quando a visualização está no modo de Lista:

descrição do projeto - Lista

Informações adicionais do projeto

Campo não obrigatório que nos permite outras informações que sejam relevantes para o projeto.

Imagem

Opção não obrigatória que nos permite definir uma imagem para representar nosso projeto.

Todos os campos não obrigatórios desta etapa e demais configurações do projeto pode ser modificadas após a criação do projeto ao acessarmos o opção Propriedades do Projeto.

Banco de Dados

Na criação da conexão, serão listadas todas as conexões disponíveis no Scriptcase. Apenas as bases de dados disponíveis para sua licença ficarão habilitadas. Selecione o banco de dados desejado e prossiga para o próximo passo.

Nota: Caso não se tenha um banco de dados disponível para a criação do projeto, o Scriptcase disponibiliza um banco de dados de exemplo em SQLite já com as tabelas prontas para que o usuário prossiga com a criação do projeto. Para criar esse banco de dados basta clicar no botão Criar banco de dados de exemplo (SQLite).

Selecionando uma conexão

Com o Scriptcase você pode criar e gerenciar projetos e tabelas de banco de dados. Durante esta etapa, você precisará criar ou conectar-se a, pelo menos, um projeto de banco de dados. Nós vamos usar um “Samples”. Após a criação do projeto, você pode usar os recursos Database manager e SQL Builder para gerenciar o projeto de banco de dados e as consultas.

As informações necessárias para criar uma conexão variam de acordo com banco de dados selecionado. No exemplo abaixo, iremos mostrar com conexão MySQL. Para mais informações de como conectar o seu banco de dados clique aqui .

Criação da conexão principal do projeto

  • Nome da conexão : Defina o nome de sua nova conexão.
  • Driver do SGDB : Defina o driver que será utilizado para fazer a conexão com o banco.
  • Servidor do SGDB : Insira o IP do servidor onde está localizado o banco de dados. Se o banco de dados estiver na mesma máquina do Scriptcase informe o IP 127.0.0.1 ou localhost
  • Porta : Defina a porta que será usada na sua conexão. A porta padrão do MySQL é 3306.
  • Usuário : Informe o usuário de acesso ao seu banco de dados.
  • Senha : Informe a senha de acesso ao seu banco de dados.
  • Base de Dados : Clique em “Listar base de dados” e selecione a base de dados desejada.

Todas as conexões disponíveis são listadas de acordo com seu tipo de licença.Acesse nossa loja online e veja as licenças disponíveis.

Se você tiver problemas de conexão, acesse nosso suporte gratuito para obter assistência por chat ou acesso remoto.

Idiomas

Nessa etapa devemos selecionar os idiomas que estarão disponíveis para o projeto. Podemos adicionar mais de um idioma, sendo um padrão, pois o Scriptcase possibilita a criação de um sistema multi-idioma. Permitindo um mesmo idioma com várias configurações regionais diferentes.

Seleção de idiomas na criação do projeto

  • Idioma - Lista os idiomas disponíveis para serem utilizados no projeto. Cada idioma selecionado estará disponível nas aplicações geradas pelo projeto. Recomendamos o uso do Dicionário de Dados para projetos com multi-idiomas.
  • Configurações Regionais - Define à Configuração Regional de acordo com a região do país para o idioma selecionado. Essa configuração servirá para exibição dos formatos de unidade monetária, data, hora, número e direção da escrita.
  • Charset - Define o formato de codificação de caracteres que será utilizado na aplicação. Essa codificação deve ser a mesma utilizada no seu banco de dados. Por padrão, o charset é preenchido de acordo com o idioma, podendo ser alterado após a criação nas propriedades no projeto.
  • Padrão - Define o idioma padrão do projeto. As aplicações do projeto serão executadas e exibidas no idioma padrão, podendo ser alterado individualmente na configuração da aplicação.
  • Excluir - Remove o idioma do projeto. Desta forma o idioma removido não estará mais disponível para o projeto, podendo ser incluído posteriormente.

Para adicionar um novo idioma você deve selecionar o idioma desejado, a configuração regional e depois clicar em “Adicionar”.

Temas

Temas são a apresentação visual de suas aplicações. Na seleção dos temas é possível escolher mais de um tema para o seu projeto. Para criar novos temas e saber mais informações clique em Layout > CSS das Aplicações (Temas)

Definição dos temas do projeto

  • Todos - Lista todos os temas disponíveis para utilização no projeto.
  • Scriptcase - Lista todos os temas padrões do Scriptcase.
  • Público - Lista todos os temas definidos a nível Público.
  • Temas Selecionados - Lista os temas selecionados para utilização no projeto.

NOTA: Para vizuzalizar todos os temas, clique no botão Ver Mais.

Para adicionar um tema ao projeto você só precisa seleciona-lo. Você deve marcar um tema para ser usado como padrão, para isso clique na ícone “padrão” do tema selecionado.


Seu projeto foi criado e configurado com todas as informações básicas. Para acessar o projeto, clique em Criar a primeira aplicação.

Criar aplicações